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quinta-feira, 31 de maio de 2012

FLORES...


E assim, vou repetindo o tema - paisagens com belos jardins, terra vestida de verde, linguagem de sinais, sensação de paz, tranquilidade, bem-estar.
A magia das flores torna o mundo mais colorido e na Primavera, ao vestirem a melhor roupa parecem um desfile de moda. Inspiram poetas, artistas, apreciadores de tons e texturas.

Através da história e das diferentes culturas, a flor teve sempre um lugar nas sociedades humanas quer pela sua delicada beleza quer pela sua alegoria. De facto, há mais de 5.000 anos que são cultivadas espécies, arte que se transformou numa indústria em expansão, a floricultura.

Estão presentes nos versos dos poemas, na cura de doenças, nos dias das pessoas amáveis, no simbolismo secreto ou religioso, nos diferentes significados associados à flor, nos nomes de pessoas, lugares…
Das flores saem as melhores essências dos raros perfumes que sublimam o ego de muitas melancolias.

Gosto de flores nos jardins, nos campos, nos vestidos, em “explosão” ou isoladas. Até de malmequeres. 
Não gosto de flores como presente - murcham depressa e ficam tristes; delas, apenas o gesto subsiste.

Escolho algumas como entretenimento:

De beleza perfeita, a linda Camélia
Apaixonado deixa o Girassol.
E amizade plena faz com Bromélia
O Gerânio, suspenso ao sol


Com desdém, o Cravo amarelo
Vaidoso exibe a sedutora Rosa
Enquanto que o Tango singelo
Segurança quer na Mimosa


Margarida o nome emprestou
Jacinto e Saudade também.
A Malva “gargantas” curou
Maracujá à paixão disse amem




Auto-suficiente, o Narciso, 
Seja branco ou amarelo,
Junto ao lago bem diviso,
Inclinado se acha belo



Copo-de-leite, adónis fatal
É deslumbrante, distinto!
Mas mágico veneno letal
Introduz no incauto faminto



De branco ou de rosa vestida
A Flor de cerejeira/ “ Japão”
Quando das árvores caída
Lindos tapetes faz no chão



Lírio dos Vales/do Brejo
Das lágrimas de Maria nasceu
Ou do sangue que S. Jorge
Numa batalha perdeu


"As flores não falam
Simplesmente exalam"


Imagens Google

quinta-feira, 24 de maio de 2012

COMBOIOS




Jorge Palma é um apaixonado pelo comboio e diz:

 “O comboio tem uma carga poética como nenhum outro meio de transporte; toda a gente gosta do som de um comboio à distância…O comboio é inspirador porque a paisagem está sempre a mudar”

Foi um romantismo idêntico ao dele que me conduziu ao tema de que me apetece tagarelar
Refiro-me sim, ao “conjunto de vagões ou carruagens engatadas umas nas outras e puxadas por locomotivas” do“ tempo em que os comboios tinham alma”.

A história mais recente fala da primeira viagem em comboio a vapor, em Fevereiro de 1804. 

Até então, os animais eram os meios de viagem e de transporte mais importantes. Só a partir daquela data é que passou a ser possível transportar grandes cargas mais rapidamente entre distâncias maiores.


 "Horse railway"                                         Tração animal na Austrália

Em 1769, Nicholas Cugnot, engenheiro militar francês, construiu em Paris, uma máquina a vapor para o transporte de munições. E o 1º acidente automobilístico da história aconteceu em 1771 com um carro movido por esta máquina, contra um muro de tijolos.

  Máquina a vapor de Nicholas Cugnot 

Richard Trevithick, engenheiro inglês, depois de várias tentativas fracassadas, inventou a locomotiva a vapor em 1804, associando duas invenções que tinham sido feitas anteriormente: os carris de ferro fundido, utlizados nas minas e um motor a vapor já com alguma potência. Colocou o motor nos carris e conseguiu mover a sua locomotiva a vapor, puxando 5 vagões com 10 toneladas de carga e 70 passageiros à velocidade de 8 Km/h, substituindo assim os cavalos que puxavam carros pesados de uma siderurgia para um canal


Trevithicks Dampfwagon, 1ª locomotiva a vapor - 1804

No entanto, o passo gigante para o desenvolvimento da locomotiva e por consequência do comboio, seria dado por George Stephenson, mecânico inglês nas minas de Killingworth que construiu a sua primeira locomotiva a que chamou Blucher, em 1814. Destinava-se ao transporte dos materiais da mina, puxando uma carga de 30 toneladas a 6 Km/h.
Locomotiva Blucher, 1814

Foi o "Pai dos Caminhos de Ferro britânicos" - com a sua primeira locomotiva ficou estabelecido um padrão adotado mundialmente

Em 1819 criou uma limha férria de oito milhas em Sunderland e em 1825, foi inaugurada a 1ª linha férrea pública do mundo.

Quatro anos mais tarde, , foi chamado a construir a linha férrea entre Liverpool e Manchester utilizando a nova locomotiva, batizada de Rocket, que tinha uma caldeira tubular inventada pelo engenheiro francês Marc Seguin e atingia a velocidade de 30 Km/h

     Stephenson`s rocket, a locomotiva da era industrial

Rota  Liverpool - Manchester, a primeira linha férrea, no verdadeiro sentido da palavra, 1naugurada em 1930

Com o desenvolvimento do motor a vapor foi possível dar início à expansão dos principais caminhos-de-ferro, de grande importância durante a Revolução Industrial.
As primeiras linhas férreas foram construídas na Inglaterra, Estado Unidos, Alemanha e Bélgica.

Toda a cartografia teve que ser alterada e os transportes terrestres sofreram um aumento significativo


A NÍVEL NACIONAL

A inauguração da primeira linha férrea foi só em 28 de Outubro de 1856, de Lisboa ao Carregado, com Dom Pedro V a bordo. 
O comboio era formado por duas locomotivas, “Coimbra” e “Portugal” e 16 carruagens

Fontes Pereira de Melo

1ª linha ferroviária , 1856                         "Inauguração" de  Roque Gameiro  

Viria portanto a ser na 2ª metade do séc. XIX que Portugal começou a modernizar-se com o contributo de Fontes Pereira de Melo, ministro das Obras Públicas, deixando de certo modo de estar isolado devido às más estradas e transportes antiquados, sob a supervisão de uma Companhia inglesa.
A recuperação das convulsões políticas e guerras civis ainda estava por fazer, tornando-se difícil ao País acompanhar a evolução em curso.

Quanto à inauguração da Linha não quero deixar de transcrever uma passagem do livro de memórias da Marquesa de Rio Maior (à data ainda criança) e que vem publicada em ”Viajando no Tempo…”, embora bem conhecida:

“Finalmente, avistámos ao longe um fumozinho branco, na frente de uma fita escura que lembrava uma serpente a avançar devagarinho. Era o comboio? Quando se aproximou, vimos que trazia menos carruagens do que supúnhamos. O comboio parou por um momento na estação, de onde se ergueram girândolas estrondosas de foguetes (...).Só no dia seguinte ouvimos o meu pai contar as várias peripécias dessa jornada de inauguração. A máquina (...) não tinha força para puxar todas as carruagens que lhe atrelaram; e fora-as largando pelo caminho. Creio que se o Carregado fosse mais longe e a manter-se uma tal proporção, chegava lá a máquina sozinha ou parte dela. (...) Meu pai passou para a carruagem real, na qual chegou ao Carregado, onde assistiu aos festejos e comeu lautamente, porque o banquete era farto ".

Com esta inauguração, a máquina a vapor substituiu as faluas do Tejo e, gradualmente, os serviços regulares das carreiras da mala-posta.

Navegação no Tejo                                            Mala-Posta

A primeira carreira regular da Mala-Posta em Portugal confere ao Carregado o lugar da mais importante estação de apoio aos serviços regulares desta carreira entre Lisboa e Caldas da Rainha, que funcionou diariamente entre 1758 e 1855 


                   
Máquina do comboio de Dom Manuel II

Depois, com o avanço da tecnologia, os comboios eléctricos movidos a diesel substituíram os comboios a vapor.

E na década de 60 surgiu o comboio de alta velocidade, tornando este tipo de transporte cada vez mais rápido e acessível.

Alfa Pendular, na Estação do Oriente

COMBOIOS da LINHA da BEIRA ALTA






Em 3 de Agosto de 1882 foi inaugurada a Linha da Beira Alta, entre a Figueira da Foz e Vilar Formoso.







“A concessão da Linha da Beira Alta foi atribuída à Société Financiére de Paris, pelo contrato de 3.08.1878 (Pampilhosa à Fronteira e Ramal de Coimbra).
Esta fundou uma sociedade anónima, a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses da Beira Alta, cujos Estatutos foram aprovados pelo alvará de 08.01.1879
Em 03.09.1879 foi aprovado o novo contrato com a Companhia da Beira Alta, para construção e exploração do CF de Pampilhosa à Figueira da Foz -

Contrato entre o Governo e o “Sindicato Portuense” para a construção da linha férrea de Salamanca a Barca d’Alva e Salamanca a Vilar Formoso.”


Esta ligação foi discutida pela 1ª vez numa proposta parlamentar em 1874, dada a importância da rede ferroviária portuguesa, dos pontos de vista nacional e internacional.
Depois de feitas e recusadas várias propostas, no concurso aberto pela Lei de 23 de março de 1878, foi então lavrado um contrato no dia 3 de Agosto do mesmo ano, com a Société Financiére de Paris que fundou a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses da Beira Alta para construir e explorar a Linha.
Fês o troço entre Vilar Formoso e Pampilhosa mas desde o princípio que queria também prolongá-la até à Figueira da Foz devido ao seu porto marítimo. Porem, surgiram conflitos com a Companhia Real cabendo à Companhia da Beira Alta ligar a Figueira da Foz a Vilar Formoso no ano de 1882.

A sua abertura ajudou ao progresso de toda a região por onde passava. E a Figueira da Foz passou a cidade, atraindo os beirões para as praias.

Linha da Beira Alta                                      Estação da Figueira da Foz

 Estação de Vilar Formoso
Primeiro percurso turístico na Beira Alta

Entre os anos de 1895 e 1900, o Sud Express foi realizado pela Linha da Beira Alta


Sud Express: O 1º Sud Express entre Lisboa e Paris,1896 


“O sal, que antes era transportado em carros puxados por mulas durante vários dias e em pequena quantidade, passou a vir em tempo, assim como o peixe fresco para abastecer os comerciantes da região da raia
Vilar Formoso tornou-se a principal fronteira seca do país e porta de ligação com a Europa. O Sud-Express, comboio de luxo para a época, inaugurado em Julho de 1895 com carruagens-cama e restaurante, veio facilitar e tornar muito confortáveis as deslocações a Lisboa e a Paris.
A única estação da linha da Beira Alta no concelho do Sabugal era e é a Cerdeira Para lá, transportavam-se semanalmente batatas e outros produtos, em carros de bois vindos do Soito e de outros lugares vizinhos.
Durante dezenas de anos o Sud-Express chegava de Lisboa a Vilar Formoso por volta das 20 horas, a uma velocidade média de 80 Km/hora, puxado ainda por uma máquina a vapor.
Paravam também em Vilar Formoso, o comboio-correio e o chamado ‘Trama» com paragem em todas as estações e apeadeiros.
Nas estações passou a haver telégrafo e o de Vilar Formoso, desde os finais do Século XIX a princípios do XX funcionava das 7 horas às 17 horas.
Alugavam-se mantas de viagem e almofadas e junto das estações havia diligências e trens de aluguer, puxados por cavalos para levar os passageiros às povoações vizinhas da linha.
A história de Vilar Formoso enriqueceu extraordinariamente com o caminho-de-ferro e é um desafio e uma surpresa para os historiadores”
Nos últimos 30 anos, tem-se assistido ao encerramento da quase totalidade das linhas de via reduzida e encerramento de apeadeiros e estações, outrora de grande movimento e substituídas por camionagem
Nem as potencialidades turísticas de muitos desses trajetos e povoações, foram aproveitadas”.
Publicado em «Terras entre Côa e Raia»

                                                                                      Interior do Allen- anos 60

CERDEIRA


Sobre ela dizia Joaquim Manuel Correia*, em 1946:
“É situada esta pitoresca e mimosa povoação na margem esquerda do rio Noemi, sobre o qual se lança uma comprida e antiquíssima ponte, de 5 arcos, solidamente construída de dura cantaria granítica, a qual liga a antiga povoação ao bairro moderno, edificado depois da construção da linha férrea da Beira Alta, aumentando de ano para ano e estendendo-se desde a estação até ao viaduto e dali subindo pela estrada que liga esta freguesia às Termas do Cró (1945) …
 A construção da linha férrea levou o progresso e riqueza à Cerdeira, que vai crescendo e progredindo consideravelmente, sendo já uma das mais importantes povoações do concelho.
Tem muitos estabelecimentos comerciais, farmácia (já teve duas), e escola para os dois sexos, instalada em um bom e vasto edifício, que foi mandado construir pelo Exmo. Sr. Dr. José Diniz da Fonseca e arrendado pela Empresa Construtora da referida linha, que o melhorou, dando no fim 40 libras e só depois disso foi apropriado para as escolas.
No bairro novo existem já bons estabelecimentos, perto da estação do caminho-de-ferro, que é uma das de maior movimento, servindo grande número de povoações dos concelhos do Sabugal e Almeida e algumas do da Guarda. No mesmo bairro há várias tabernas e casas de pasto.
É para a estação da Cerdeira que os lavradores da margem direita do Côa, na raia de Espanha, e muitos da margem direita pertencentes ao concelho do Sabugal, transportam o centeio, o feijão, o trigo, o milho e sobretudo a castanha e batata, que ali embarcam para diferentes pontos do país”

Quase no fim do percurso da linha da Beira Alta, fica a terra onde nasci e que, quando era garotinha, pensava que vivia numa grande “Vila” rodeada de aldeias e lugares.

Viam-se sempre pessoas a chegar ou a partir.
Vinham de terras próximas e distantes para frequentar a escola Primária e Secundária; consultar o médico no Posto de Saúde; comprar medicamentos na Farmácia Nave (já desaparecida) e na de S. Miguel; apanhar o COMBOIO para Vilar Formoso, Espanha, Guarda ou outros destinos; trazer os produtos cultivados a fim de serem comercializados e guardados nos vários armazéns da R. da Estação 

Outros vinham telefonar, enviar e receber encomendas aos CTT; ceifar, malhar, vindimar e pisar as uvas; deixar os filhos pequenos na Creche sob orientação (na altura) das Irmãs dos Servos de Jesus; alugar táxis; comprar ou arranjar relógios, à mercearia, serralharia, padaria, ao “comércio” de venda de tecidos, linhas, etc.

Havia sacerdote residente, pescaria de pequenos robalos no rio Noemi e trabalho para os que o procuravam junto das pessoas mais abastadas.
No intervalo dos negócios “beber um copo” com os amigos e saber das "notícias" do Jornal, era frequente.

E havia o Chefe da Estação que habitava o 1º andar e vendia muitos bilhetes. Os comboios tinham carruagens de 1ª, 2ª e 3ª classe (nesta, as galinhas em cestos, faziam parte dos passageiros). 
As amizades, nas frequentes viagens para Lisboa depois das férias, também aconteciam.

Um dos meus (nossos) lugares preferidos no verão para estudar, era na relva da margem do rio junto ao muro do Colégio, para ver passar os comboios cheios de turistas acenando as mãos do outro lado ou para contar os vagons de mercadorias.

Olhando para trás, acho que tinha mesmo motivos para considerar a Aldeia que o comboio ajudou a desenvolver, uma “grande Vila”.

Hoje nem sequer é mais uma grande aldeia comunitária porque os habitantes são poucos e quase todos forasteiros; ao quererem modernizá-la, estão destruindo o valoroso património de muitos séculos.

"O comboio vai a subir a serra
Parece que vai, mas não vai cair 
Sempre a assubiar vai de terra em terra
Como a perguntar onde eu quero ir"

Imagens Google

quinta-feira, 17 de maio de 2012

SOLILÓQUIO II


Há dias ocorreu-me fazer um monólogo acerca da minha obsessiva objecção sobre as diversas narrativas da História de Portugal face aos sucessivos comportamentos que a Nação, Pátria, Povo tem tido ao longo dos séculos.
Penso ter encontrado uma espécie de “bíblia” de investigação - pesquisa contínua - sobre o assunto.

Para os interessados que ainda desconheçam e queiram consultar temas como os que no fim destaco, fica a fonte:
Carlos.fontes@sapo.pt
Lusotopia - Folhas de História
Lusotopia.blogspot.pt
E mais…

Diz-se por ex., na “Linha Editorial” de  “A Lusotopia” que ela é um sonho difícil de concretizar mas que é também uma ambição legítima de todos os que acreditam em Portugal e, sobretudo dos que acreditam que Portugal tem hipóteses e soluções para alterar o RUMO dos acontecimentos.

Desde o Pioneirismo português em navegações e estudos náuticos à Emigração portuguesa no Mundo em toda a sua extensão e implicações ou à cosmovisão dos portugueses em lusotopia (cronológica e pormenorizada nos vários séculos), este blog é elucidativo e desperta a curiosidade:

Ao longo de quase seis (6) séculos muitos milhões de portugueses espalharam-se por todo o mundo…”; “No século XVI é o primeiro Estado global do mundo…” ; “Os cartógrafos enchiam os mapas do mundo com os símbolos de Portugal”;

“…tinha que deixar marcas profundas na cultura do povo…”

“O «destino» dos portugueses é agora bem terreno e depende em grande parte daquilo que eles próprios fizerem pelo País onde vivem. Terminou a época do «milagres» e dos «destinos providências».”

 Cristóvão Colombo, português?


.  


Portugueses Vitimas da Inquisição Espanhola
(1479 -1834)


O objetivo dos inquisidores era sempre o mesmo: combater a presença portuguesa na Espanha e seus domínios, apoderando-se dos seus bens. Milhares de famílias foram destroçadas e espoliadas

 Olivença: O Etnocídio Perfeito

                     Músicas que correram o Mundo

                                                                                  



 Uma Viagem pelo Mundo em Português-João Garcia no Tibete

   Imagens Google