Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 30 de junho de 2014

SAMBA DE UMA NOTA SÓ


"Eis aqui este sambinha feito numa nota só.
Outras notas vão entrar, mas a base é uma só."
(…)
Pra quem não quer outras notas, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó
Fica sempre na primeira, fica só na fase
(…)
Já me utilizei de toda a escala e no final não sobrou nada
Não deu em nada"


ASSIM:


16 Junho 2014


- A chanceler alemã, Angela Merkel conversando com o presidente da FIFA, Joseph Blatter, durante a partida entre Alemanha e Portugal, na Arena Fonte Nova, em Salvador 
Alemanha 4 x 0 Portugal


- 23 Junho 2014



Na Arena Amazónia, em Manaus:
 EUA 2 x 2 Portugal 

O resultado praticamente garantiu os norte-americanos na próxima fase da Copa do Mundo e faz Portugal depender de uma combinação imensa de resultados para chegar às oitavas de final do mundial.
Memes:
"Uma das piores seleções deste magnifico mundial… Portugal!"


- 26 Junho 2014 

Portugal vs. Gana. "Entre o sonho (muito) alto e o pesadelo inédito"


Final do encontro em Brasília: 
Portugal 2 x 1 Gana.

Ambas seleções estão fora da Copa do Mundo. 
Portugal vence mas diz adeus ao Mundial do Brasil. Estados Unidos e Alemanha seguem em frente.

Mas acreditar, faz falta… sobretudo quando já quase pouco mais há para manter o ego! E então, porque não?


(O video foi retirado pelo autor ou autores)


A versão portuguesa "Samba de Portugal", realizada por Augusto Fraga e música dos Diabo na Cruz.

Notas do Compositor (Diabo na Cruz)
 «Nesta canção, foi utilizada uma guitarra portuguesa chamada "viola braguesa" e baterias portuguesas (caixas e bombos). Adicionámos baixo indie rock e guitarra, típico da nossa banda, a alguns sons electrónicos provenientes de teclados e samples. Esse tipo de mistura de tradições portuguesas e sons modernos encaixa-se bem na música e nas vibrações de um estádio de futebol."


É... A penalidade abriu a porta para o triunfo que estava a ser dificil, o
chamado empurrãosinho que é preciso dar para desbloquear uma situação que nada convinha!

Há sempre dois tipos de jogos… o de bastidores, dos interesses capitalistas e o de campo, onde os jogadores são meras mercadorias.


"O torneio já tem um vencedor - a própria FIFA. A entidade estima que irá receber pelo menos 4 bilhões de dólares em patrocínios e direitos de transmissão dos jogos – isso dá mais ou menos 8 bilhões e 800 milhões de reais! Esses valores foram divulgados pelo, nem mais nem menos, secretário-geral da FIFA".
«A isenção fiscal foi uma das promessas feitas pelo governo federal durante a candidatura para sediar o evento. O que o Lula fez dando seu precioso país para esse bando de malandros da FIFA? Seu governo concedeu isenção fiscal à entidade, autorizou a venda de bebida alcoólica no estádio. Um presidente forte não faria isso…"Jerome Valcke

- “Um jogo cada vez mais sujo”. Nem todo mundo sabe reagir a uma ordem do tipo “vc não vai jogar nada hoje, entendeu? eles tem que ganhar”...
Morris kachani, jornalista britânico, em A máfia dos desportos e o capitalismo global”, no qual procura relatar os bastidores do poder e os impactos da mercantilização do futebol à luz das grandes corporações que o patrocinam.

E o Goldman Sachs - O Banco que Dirige o Mundo - projecta o Brasil como campeão do mundo...





Imagens

sexta-feira, 27 de junho de 2014

«LUA DE MEL EM LISBOA»



A Lua dos poetas 

Bêbada branqueia
Como pela areia
Nas ruas da feira,
Da feira deserta,
Na noite já cheia
De sombra entreaberta.
A lua branqueia
Nas ruas da feira
Deserta e incerta…
Fernando Pessoa


E a de Miguel Claro no último dia 13 de Junho.
Simplesmente… bela! 

Fotografias tiradas a 13 de Junho por Miguel Claro - A sua sexta fotografia  a ser destacada pela NASA

Aos 36 anos, o astro fotógrafo viu uma foto sua ser destacada pela NASA pela sexta vez.  
Apesar de ter sido tirada a 13 de Junho, só a 21 do mesmo mês o site Astronomy Picture of the Day (APOD), o mais prestigiado de astronomia e fotografia do mundo, ligado à respetiva agência espacial norte-americana, considerou o trabalho como “foto do dia”

Todos os dias, o portal é atualizado por dois astrónomos profissionais, Jerry Bonnell e Robert Nemiroff, que selecionam uma imagem com relevo científico e fotográfico entre os astrónomos de observatórios profissionais, fotógrafos ou astrónomos amadores de todo o mundo, para a destacar com um texto científico explicativo a acompanhar.

Clicar AQUI para aceder ao site oficial de Miguel Claro e ver a sequência completa captada pelo fotógrafo e AQUI para visitar a página da APOD onde a fotografia portuguesa foi destacada.


Num cenário especial, com o Cristo-Rei a servir de pano de fundo em primeiro plano, não para tirar retratos a turistas ou casais de namorados mas para obter, num lapso de tempo, uma sequência de fotografias em que as cores invulgares e as proporções grandes da Lua cheia se tornam evidentes, a câmara fotográfica acompanhou o percurso da lua a cada minuto, durante cerca de uma hora.

O resultado consiste na soma dos retratos e capta a chamada “lua de mel” (honey moon”), que corresponde à fase em que a última lua cheia antes do solstício de verão (dia 21 de junho, o mais longo do ano, chamado "perigeu") está mais próxima da terra - o Sol percorre o seu maior arco no céu do Hemisfério Norte.

O local e o momento para fazer a fotografia foram estudados previamente.
«O gradiente de cores, desde um tom mais avermelhado ao início da noite, até aos tons de ouro de uma Lua redondinha à medida que a noite se alongava, desenhou uma linha oblíqua perfeita no céu.

Esta Lua de Mel em Lisboa, assim designada por causa da sua cor, foi captada por Miguel Claro numa rua em Algés, a cerca de seis quilómetros de distância do objeto alvo, o Cristo-Rei, que está a 128 metros do chão, local que lhe permitiu registar com a sua máquina fotográfica a imensidão desse momento.

“A lua é 400 vezes mais pequena que o sol e está 400 vezes mais perto de nós. Está no infinito e, perante a minha câmara, vai ter sempre o mesmo diâmetro aparente. O mesmo não acontece com os objetos da terra, razão pela qual tive de me afastar o mais possível do Cristo-Rei de modo a criar a ilusão de uma lua de grandes proporções”, explica, ao Observador.

O fenómeno, resultante da soma de todas as cores, é provocado pela dispersão da luz branca do Sol quando atravessa a atmosfera do nosso planeta.
Em contacto com as moléculas dos gases que compõem o ar - oxigénio, nitrogénio e hidrogénio - algumas cores como o violeta, o azul e o verde, podem dispersar-se e ficar imperfectíveis. Isto acontece quando a Lua está mais próxima do horizonte – ao amanhecer ou ao anoitecer. A luz penetra a parte da atmosfera mais próxima do chão e atravessa uma camada mais densa de ar, onde perde grande parte das suas cores azul e verde. A mistura do muito amarelo, laranja e vermelho, as cores que sobram, é que dá origem ao tom amarelado.

Miguel descreve o momento assim:
 “Ela começou com um tom mais avermelhado. E, à medida que se foi afastando do horizonte, a luz já foi chegando [à Lua] de forma um bocadinho mais directa deixando de estar sob a influência da turbulência atmosférica que existe próxima da linha do horizonte. Conforme foi subindo, ganhou aquela tonalidade dourada.”

A boa notícia ia sendo anunciada anteriormente…



12 junho 2014

Avião iluminado pelo sol poente na frente de uma lua cheia depois de descolar do aeroporto de Sidney, na Austrália. Nos primeiro minutos desta sexta-feira (13), as pessoas que estiverem na parte leste da América do Norte vão assistir a um fenómeno conhecido como lua de mel, que é a coincidência da fase de lua cheia com o período (chamado perigeu) em que ela está mais próxima da Terra - a 362.065 km de distância.

E porque acho a Astronomia fascinante, embora a minha sabedoria em Física não tenha sido muito aprofundada - apenas me limitei a espreitar algumas constelações e um ou dois planetas através de um par de binóculos sem que nunca tenha contribuído, como simples amadora que gostaria de ser, para qualquer descoberta ou observação de fenómenos transitórios - deixo mais este apontamento

Cometas ao longo da História

«O telescópio Spitzer, da Nasa (agência espacial dos EUA), flagra uma rara supernova Ia. Denominada N103B, o corpo celeste situa-se na Grande Nuvem de Magalhães, a 160 mil anos luz de distância da via Láctea. Diferentemente das enormes explosões que caracterizam as supernovas - corpos celestes que surgem quando uma estrela com mais de 10 massas solares chega ao fim -, são menos intensas. Elas resultam da explosão de uma anã branca - corpo celeste que surge após a morte de uma estrela que não possui massa suficiente para explodir em supernova. Por causa da sua caracterísitica inusitada, em que uma explosão ocorre quando uma estrela morre, "alimenta-se" de uma estrela anciã…»


Imagens

segunda-feira, 23 de junho de 2014

O VERÃO EM CLAQUETES



Dia 21 de Junho, sábado às 11:51, começou o Verão. E trouxe aguaceiros fracos, vento moderado, temperaturas até 26 graus.
É o dia em que no hemisfério norte se assinala o solstício de verão - o instante no qual o Sol está mais afastado do Equador (21,22 ou 23 de Junho) ou solstício de inverno (22 ou 23 de Dezembro)
Parece que nos próximos dias ainda vai haver um pequeno agravamento das condições meteorológicas, voltando as temperaturas a subir a partir de quarta-feira.



COSMOLOGIA



Concepção artística da galáxia Via Láctea 
Galaxia milky way, vista no solstício de Verão



LAVANDA (alfazema)




Durante a primavera e sobretudo no verão, o chão da Provence fica enfeitado de um lilás azulado intenso, a lavanda, que exala um delicado aroma envolvendo toda a atmosfera.
Com ela se fazem perfumes, produtos para fins terapêuticos e mel.
flor vive em montanhas de 800 a 1500 metros de altitude Um hectare de lavanda plantada rende cerca de 20 a 25 kg de óleo.


TEMPERATURAS ELEVADAS




Cientistas dizem que há 75% de possibilidades de o Verão deste ano bater recordes e de se assistir a um fenómeno El Niño. O mês de Janeiro já foi o terceiro Janeiro mais quente desde 1931 e choveu 50% acima do normal, segundo alguns especialistas
Em Portugal continental, a temperatura média do ar no ano 2013 foi cerca de 0.14 °C superioras ao valor médio de 1971-2000. O ano passado foi considerado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) como o sexto mais quente de sempre e Portugal sofreu duas ondas de calor. Os dados revelados apontam para um 2014 ainda mais quente.



PEDRA de STONEHNGE


 

A imagem acima foi registada pelo fotógrafo inglês Max Alexander, no dia do solstício de Junho de 2008, em Stonehenge, na Grã-Bretanha. É um original nascer do Sol sobre as misteriosas pedras ali colocadas há mais de 4.500 anos.
Vale a pena verificar que mesmo levando-se em conta a precessão dos equinócios ao longo de milhares de anos até hoje, no dia 21 de junho, o Sol continua a nascer em perfeito alinhamento sobre a pedra principal de Stonehenge, demostrando a enorme precisão percebida pelos seus construtores, 3.500 anos A.C. Fonte: Apolo11




TAPEÇARIA"Triunfo de Verão"

A tapeçaria conhecida como Triunfo de Verão foi criada em Bruges (capital da província da Flandres Ocidental, na região flamenga da Bélgica) por volta de 1538.
Atualmente, encontra-se no Museu Nacional Bayerisches.
A tapeçaria é famosa (ou infame), entre os teóricos da conspiração, porque mostra claramente uma série de objetos OVNI nos céus. 
Embora a sua presença seja desconcertante, alguns especulam que podem ter sido acrescentados à tapeçaria (retrata a ascensão de um governante vitorioso ao poder), a fim de associar os OVNIs ao governante como um símbolo de intervenção divina.
Os belgas do século 16 reconhecem os discos voadores e relacionam-nos mentalmente com divindades, porquê?



FESTIVAIS de VERÃO 
Com tanta variedade musical no país, o difícil é escolher.
Alguns ao acaso:



Os Placebo regressam a Portugal com duas datas para apresentar o sétimo álbum, “Loud Like Love”.
Dia 3 de Novembro a banda de  Brian Molko apresenta-se no Coliseu do Porto e no dia seguinte no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.



Incluído no roteiro dos maiores festivais de “World Music” da Europa, o Festival Med tem lugar no centro histórico de Loulé nos dias 25, 26, 27 e 28 de Junho





O Super Bock Porto Sunday Sessions está de volta. Nesta terceira edição irá animar a cidade do Porto nas tardes de domingo e até ao pôr-do-sol com 13 concertos e 13 dj's , com entrada gratuita.




CONCERTOS





A cantora norte-americana Anastácia actuará dia 23 de Outubro no Campo Pequeno onde apresentará também o seu sexto álbum de originais, "Resurrection. "Stupid Little Things" já passa nas rádios mas foi com "Im Outta Love" que a cantora de voz grave e emotiva se deu a conhecer ao público.





FÉRIAS

O Verão é a altura ideal para férias em qualquer destino europeu, altura em que o tempo convida a longas tardes à beira-mar e a todo o tipo de actividades ligadas à Praia e ao Mar.
Destaco entre muitas outras excelentes de Portugal, as praias de Lagos, conhecida como a costa de oiro, pelo tom dourado das arribas, areias abrigadas e grutas fantásticas



Praia da Luz oferece boas oportunidades para visitas de barco, prática de windsurf, kitesurf, vela e mergulho assim como equipamentos de apoio à disposição dos veraneantes.




CORES




Será difícil escolher a peça ideal neste verão. As cores fortes aparecem como a tendência mais in  por todo o lado: vestidos, saias, t-shirts, calções, calças, sapatos e acessórios!
Apostar num look colorido de cores berrantes como o amarelo, vermelho, cor de laranja, azulão, verde e cor-de-rosa, é adornar o ego.


MENUS



Os primeiros tempos do Verão são sinónimo de grande variedade de produtos nas lotas e mercados e, por consequência, nas cozinhas É tempo de repensar as cartas e menus nesta época valorizando as opções mais ligeiras e mais frescas - saladas frias, sandes de atum ou frango, massas leves e muitos líquidos.


MUNDIAL de FUTEBOL




Os grandes do futebol europeu continuam atentos aos talentos nos relvados nacionais. Apesar de tudo, os compradores ainda estão muito contidos. Os grandes negócios irão acontecer depois do Mundial. A maior competição de selecções pode fazer disparar o valor de alguns ou baixar a cotação de outros. Até 31 de Agosto muitos milhões vão mudar de clube.


INCÊNDIOS



Infelizmente, para não variar...
Segundo dados da Autoridade Nacional de Proteção Civil,já foram registados mais de 3.500 incêndios desde Janeiro até hoje em mato, campos agrícolas e povoamento florestal, com especial incidência nos distritos do Porto, Aveiro, Braga e Beja.



OS SEM-ABRIGO



Como em todas as outras estações...
Vários proprietários de estabelecimentos comerciais da Rua Rodrigues Sampaio, paralela à Avenida da Liberdade, em Lisboa, criticaram à Lusa a existência de sem-abrigo na rua, dizendo que provocam insegurança, sujidade, além do «mau aspeto» que dão à zona.
O caso suscitou a crítica da conselheira comercial da Embaixada da Áustria, Astrid Pummer, que disse ser agora «uma das zonas menos seguras na cidade».
Questionado pela Lusa, o presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, esclareceu que houve uma reunião donde resultou um plano especial de limpeza e prevenção do local a reforçar no verão. Reconheceu, contudo, que a Junta não tem «capacidade legal para obrigar as pessoas a sair dali».



"ALBERTO CAEIRO"



XXII - Num Dia de Verão

      









      Como quem num dia de Verão abre a porta de casa  
     E espreita para o calor dos campos com a cara toda,
     Às vezes, de repente, bate-me a Natureza de chapa
     Na cara dos meus sentidos,
     E eu fico confuso, perturbado, querendo perceber
     Não sei bem como nem o quê...
     Mas quem me mandou a mim querer perceber?
     Quem me disse que havia que perceber?
     Quando o Verão me passa pela cara
     A mão leve e quente da sua brisa,
     Só tenho que sentir agrado porque é brisa
     Ou que sentir desagrado porque é quente,
     E de qualquer maneira que eu o sinta,
     Assim, porque assim o sinto, é que é meu dever senti-lo.    


 Imagens