Número total de visualizações de páginas

sábado, 10 de dezembro de 2016

TIC-TAC! TIC-TAC...



Tic-Tac! Tic-Tac!
Este é o som do relógio 
Cadenciado e triste
Que indiscreto, analógio
Em passar o tempo insiste.

Tic-Tac! Tic-Tac!
O silêncio assim ignora
Na sombra da noite escura
Tanto perto da aurora
Como em qualquer postura
'.

Tic-tac! Tic-tac!

“Sem tic-tac, as sombras marcam as horas em silêncio”. Joaquim Nogueira
E por ser um som inofensivo, nem todas as pessoas se apercebem igualmente dele - é essencial ter bom ouvido, ouvir bem...

Há quanto tempo soará o tic-tac nos relógios?


infografico_relogio1


Acredita-se que o tempo começou a ser medido há cerca de 6.000 anos. Primitivamente, apenas havia conhecimento do dia e da noite. Depois, passaram a ser observados os movimentos do sol, da lua e das marés. E verificou-se que a sombra variava de acordo com a posição do sol. As horas eram contadas com o auxílio de uma vara que, ao projectar a sombra no chão, assinalava os diferentes horários. Nasceu assim o relógio de sol (Gnómom).

Dois relógios de sol em Sagres,  que datam do século XV. O menor tem numeração romana e o maior utiliza apenas as linhas no chão como referência.


Usou-se o "relógio de fogo" (nos castelos e palácios da Europa), o "relógio de Cera" (sobretudo em cerimónias religiosas), os "relógios de azeite", o "monge-relógio" (nos conventos) e o "relógio de água"/Clepsidra, muito utilizado nos tribunais greco-romanos para limitar o tempo de fala dos advogados. Mais tarde, no século VIII, aparece a ampulheta de areia fina e passa a ser preferida às clepsidras na medição de um espaço de tempo, visto a areia ser um material mais estável.

 "Relógio de Fogo"; "Relógio de Cera"  


 "Relógio de Azeite"; Clepsidra (Relógio de Água)

Ampulhetas (Relógios de Areia)

No século XVI, através de conhecimentos combinados de geografia, astronomia, matemática e mecânica (época das descobertas), o relógio foi calibrado e passou a dar horas verdadeiras.

A medição mecânica do tempo teve origem nas ordens religiosas para regular a duração da oração e de culto e os primeiros relógios mecânicos apenas faziam soar o tempo sem o mostrar.

Com a descoberta do Foliot, primeiro escapamento relativamente confiável aplicado nos relógios mecânicos, os aperfeiçoamentos na construção sucederam-se de tal modo que, rapidamente, os grandes relógios se foram substituindo por outros mais pequenos - relógios de parede, relógios de mesa e primeiro relógio de bolso.

"Por volta de 1504Peter Henlein, na cidade de Nuremberga, fabricou o primeiro relógio de bolso, denominado pela forma, tamanho e procedência, de Ovo de Nuremberga.
Era todo de ferro, com corda para quantas horas e precursor da "Mola Espiral", utilizando-se do pêlo de porco; constituía-se de um indicador e de um complexo mecanismo para badalar". Wikipédia


Em exposição no Museu de Stuttgart na Alemanha

"A aplicação do pêndulo fez reduzir um erro diário de 15 minutos para 10 segundos. Mais tarde o mecanismo de pesos foi substituído por uma cinta de aço que tinha a mesma função mas que permitia a redução do tamanho das máquinas , até que se chegou ao relógio de bolso, onde não há pêndulo, ou melhor, há um balanceiro que o substitui e que provoca o conhecido tic-tac..."

Para os apaixonados pelo tema:

Esquema de o escapamento/ regulador constante que cadencia o movimento da roda de escape 
http://www.relogiosdepulso.net/mecanicos/funcionamento-dos-relogios-mecanicos



Imagens e pesquisa Google

Sem comentários:

Enviar um comentário