Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

GERAÇÃO MILLENNIALS



A geração Millennials, um tema em cuja recolha de dados participei para um caso de estudo curricular, relacionado com a tendência “Turismo Lazer - Geração Millennials, faz parte dum tempo de outra dimensão.

Quer por curiosidade quer por ter deslindado os meandros desconhecidos duma conjuntura conhecida, valeu a busca. 


Quem são? 

Segundo os americanos William Strauss e Neil Howe, a geração Millennials / Geração Y / geração do milénio / geração da Internet, pertence à faixa etária entre os anos de 1982 e 2002. São filhos da Geração X (1961 e 1981), netos dos Baby Boomer (1943-60) e da Geração Silenciosa (1925-1942), descendentes da Geração Grandiosa (entre o final da Belle Époque - 1901/ 1914 - e o início do período entre guerras - 1914/ 1924), da Geração Perdida (1883-1900) e outros, em cadeia, de gerações definíveis que remontam há séculos. Têm continuidade na Geração Z (por volta da década de 2000) e na recém - chegada Geração Alfha (depois de 2010). 

Desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade económica. Os pais, por não quererem repetir a falta de protecção das gerações anteriores, encheram-nos de ofertas, atenções e actividades, fomentando-lhes a auto-estima. 
Habituados a conseguir o que querem, não se sujeitam a tarefas subalternas de início de carreira e lutam por salários ambiciosos desde muito cedo. É comum trocarem de emprego com frequência em busca de oportunidades que ofereçam mais desafios e crescimento profissional. Há pesquisas que indicam os jovens a trocar 8 vezes de emprego e 4 vezes de área de actuação em 25 anos de carreira - não criam relacionamentos sustentáveis com pessoas e empresas nem sabem ouvir. 

São Jovens aventureiros e procuram Novas Experiências. É uma geração que acredita num equilíbrio entre trabalho e lazer, organizando a vida nesse sentido. Querem aventura, destinos remotos, novas actividades. Encaram as viagens como um estilo de vida e não como um acontecimento anual de férias.





Porque a tecnologia ainda não era muito avançada na época em que nasceram, usam-na como consumistas compulsivos e os smartphones (telefones inteligentes), servem para montes de  finalidades.

De instinto ambicioso, muitas vezes tornam-se individualistas. Preocupam-se com o meio ambiente e as causas sociais.

Enquanto grupo crescente, te-se tornado o público-alvo das ofertas de novos serviços e na difusão de novas tecnologias.Os Millennials vão empurrar as empresas para a inovação. É que 1/5 destas pessoas já são chefes de equipe, o que demonstra uma grande capacidade e espírito de liderança.

Tendo por base o resultado de algumas entrevistas, 59% têm transporte particular e 63% usam transporte público pelo menos uma vez por mês; 69%, têm formação do ensino médio ou superior e 67% trabalham, fazem estágio ou são freelancer. Cerca de 75% não confia nos parlamentares do país e 59% não confia na Justiça. À volta de 78% são solteiros e 54% não tiveram filhos.
"Os jovens têm um milhão de ideias, mas tropeçam ao colocá-las em prática, por isso, mais do que criatividade, é preciso ter atitude. Não deixar que problemas pessoais façam com que o jovem perca a produtividade" Bruno Perin


Para um enquadramento, a sequência das várias etapas e mais algumas linhas acerca das gerações seguintes, embora esta classificação não seja a única: 
Geração Perdida (1883-1900)
Geração Grandiosa (1900 a 1924)
Geração Silenciosa (1925-1942)
Geração Baby Boomer  (1943-60)
Geração X (1961 e 1981)
Geração Y (1982 a 2002)
Geração Z  (por volta de 2000 a 2010)
Geração Alpha  (2010 a...)


A geração Z já nasceu numa era completamente digitalizada. Já não fazem nenhuma distinção entre o que é o mundo online e o que é o mundo offline.

Na opinião de Dado Schneider,” os jovens não se submetem à condições de trabalho que não os satisfaçam. Mas não são arrogantes; eles apenas sabem o que querem. Diferentemente da Geração X que aceita as normas de trabalho e da Geração Y que finge que aceita, eles são bons argumentadores. E, como bastante maduros e assertivos, vão ser os chefes da geração Y em poucos anos".
Com as mães no mercado de trabalho, falta-lhes quem determine as regras.
Confundem os limites morais. Os sucessivos escândalos não punidos é que estão a tornar-se uma regra. Roubar, por ex., faz parte do "normal"...
Mais da metade dos jovens entrevistados já fez sexo e apenas usam protecção para evitar a gravidez; o vírus VIH não é tão preocupante. Em todas as classes sociais, trabalho e profissão deixaram de ser prioridades



A Geração Alpha acabou de chegar...


Geração tecnológica/crianças alpha/nascidos a partir de 2010


A maioria dos políticos, chefias e professores ainda é da Geração X...

"Num futuro breve todos serão nativos digitais; estaremos na Era do Homo Sapiens digital. Por outro lado, todos os desafios para as próximas gerações serão à escala global e cada vez mais competitivos. A literacia digital avançada será vantagem diferenciadora. 
Como se deve adaptar a escola e a sociedade a estas mudanças? 
Como resolver os conflitos - que sempre existiram - entre gerações, na sociedade, empresas e escola?" 



domingo, 3 de janeiro de 2016

2016, 12 MESES /12 ARCO-ÍRIS



- Olá, sou o 2016!



- Olá!
Até mais nunca ano velho…
Tu que já foste amanhã, cheio de dias longos violentos ou mansos, doze meses de encontros e desencontros, angústias e esperanças, para os que te recordam com saudade e para os que te querem distante, é tempo de despedida.
Deixa o ano novo trazer novidades boas - aquelas que nem se esperam...
- Vês o arco-íris?
- Onde?
e novo: não existem brancos, não existem amarelos, não existem negros, somos todos arco-íris. (Ulisses Tavares)
Lá em cima! Sempre na frente. 
Não se encontra olhando para baixo…
Surge depois de uma tempestade ou forte chuvada, quando o Sol irrompe por entre as nuvens
E olhando ainda mais para cima pode descortinar-se um segundo arco-íris!


Quando vemos um arco-íris, o que realmente estamos a observar é o resultado da refracção e reflexão da luz solar em diferentes gotas de água que se encontram a alturas diferentes, o que permite que os diferentes raios que saem em ângulos diferentes possam ser visualizados simultaneamente pelo mesmo observador.
Em certas condições podem observar-se dois arco-íris ao mesmo tempo. Descrevemos o trajecto do raio de luz solar através de uma gota de água. Mas nem toda a energia do raio sai da gota, após este ter sido reflectido. Uma “parte” do raio pode sofrer uma segunda reflexão no ponto C e atravessar de novo a gota emergindo dela num outro ângulo.
O arco-íris que normalmente se observa é designado por primário e é o resultado de uma única reflexão do feixe de luz solar no interior da gota. O outro arco-íris é designado por secundário e surge devido à ocorrência de duas reflexões internas, o que faz com que os “raios vermelhos”, por exemplo, saiam da gota com um ângulo de 50º em vez de 42º.
Isto ocasiona um segundo arco-íris, no qual as cores estão invertidas relativamente ao primeiro como se de uma imagem espelhada do primeiro se tratasse.
Devido ao maior percurso do raio de luz dentro da gota, a intensidade deste é comparativamente menor, o que justifica que seja de difícil visualização e passe muitas vezes desapercebido.
Fonte: Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva 


Magia de cores



No condado de Wiltshire, em Inglaterra, um raro fenómeno atmosférico de um arco-íris invertido «em forma de sorriso».




Os surfistas aproveitam o vento e as ondas do mar para praticar um dos desportos mais espectaculares do mundo, mais ainda quando há um arco-íris no meio
Arco-Íris nas nuvens - em vez de se formarem nas gotas de chuva, formam-se nas gotículas de nuvens e ar húmido. São muito maiores que os normais


Arco-íris em forma de sorriso ou invertido


Um arco-íris Lunar (ou arco-íris branco) ocorre devido à refracção da luz lunar sobre una nuvem ou neblina nocturna. São relativamente ténues, devido à escassa quantidade de luz que vem da Lua  


Faixa Escura de Alexander - Tecnicamente não é um arco-íris, mas está associado com o arco-íris primário e secundário. A luz reflectida no arco-íris primário clareia o céu dentro do arco e a luz duplamente reflectida do arco-íris secundário clareia o céu fora dele. Parece que o céu está mais escuro entre os dois arco-íris

Arco-Íris Supranumerário, também conhecidos como arco-íris empilhados, ocorrem raramente e consistem em vários arco-íris mais fracos dentro do arco-íris primário e às vezes também fora do arco secundário.


Os arco-íris vermelhos, também chamados de monocromáticos, formam-se após uma chuva, durante o pôr-do-sol ou o nascer-do-sol, quando as cores de ondas mais compridas (vermelho e amarelo) se tornam mais densas do que as cores de ondas curtas.

Arco-Íris Gémeo - Muito mais raro do que os arcos-íris duplos, é formado por dois arcos que parecem sair da mesma base.


Arco-íris reflectido e de reflexão -Só se formam sobre a água. Um arco-íris reflectido é o mais comum e surge quando a luz é reflectida pelas gotas de chuva e é novamente reflectida pela água antes de chegar aos nossos olhos. Um arco-íris de reflexão é o que surge quando a luz e reflecte na água antes de ser deflectida pelas gotículas de água. 


O arco-íris roda-com-raios, forma-se quando nuvens mais escuras impedem que a luz chegue aos nossos olhos. As gotas que estão na sombra não permitem que se vejam as cores do arco-íris. Se as nuvens se estão movendo rapidamente, o arco-íris parece que gira.


Arco-íris completo captado sobre Cottesloe Beach (Austrália), por um helicóptero entre um Sol poente e um aguaceiro. Vê-se também um segundo arco-íris, mais ténue e de co res invertidas.

Um ano, doze meses e um arco-íris para cada mês. 
Se no final do arco-íris não houver pote de ouro, ainda há o arco-íris...
E “ (…) Não há momento tempestivo que não se abale ao sorriso das cores."
Aline Lopes


Imagens Google