Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 15 de março de 2017

TEM ESPORAS E NÃO É CAVALEIRO



A estrada deserta, ladeada de uma beleza austera e fascinante, é só nossa. Há um silêncio no ar, interrompido apenas pelo barulho das rodas do carro.
Em frente, onde o céu parece tocar a terra, o largo horizonte rendilhado por pequenas elevações e copas de pinheiros, escondia um pinhal ancestral. Porque pode até já nem ter pinheiros - os incêndios, os “desvios”, as muitas lareiras da aldeia ...


O horizonte estende-se até onde alcança o olhar, símbolo do indefinido, do mistério, do mundo a descobrir, objecto de luz das lentes da máquina fotográfica.

Clic!



Bem lá no alto, antes de chegar ao habitual reduto cerdeirense, vê-se a antiga freguesia da Miuzela, local de gente que pertencia/era da grande tribo dos zoelas ou zelas do norte de Portugal e de Espanha.
Tem mercado mensal no 2.º Sábado de cada mês. Espero encontrar por lá um cesto em verga para lenha.



O relógio da torre faz soar as cinco da tarde. Abro a porta da varanda e sento-me num pequeno banco a desfrutar um inesperado calor solar. 
Houve um tempo em que achei aquele espaço suficientemente grande para fazer os “trabalhos de casa” da 3.ª classe, ao lado da prima M. !

- Olá, D. Tresinha. Então está por cá?
- É. De vez em quando venho arejar a casa (e as ideias). Novidades?
- Nenhumas. Crianças não nascem mais e os velhos, como vão morrendo, são poucos. Lembra-se da Sra M. E., ali do canto? E da Dra L. N.?
- Lembro-me muito bem. O que lhes aconteceu?
- Já as levaram para um Lar. É assim…
Até logo. Já cá volto. Vou ali fechar a nossa casa (Igreja).

E por momentos o eco do silêncio passou a preencher um vazio tranquilo.

CururuCururu

É um canto alegre!

"À meia-noite se levanta o francês,
sabe das horas e não sabe do mês,
tem esporas e não é cavaleiro,
tem serra e não é carpinteiro,
tem picão e não é pedreiro,
cava no chão e não acha dinheiro."


           

Porque canta o galo?
Porque canta a esta hora?
Porque canta sempre ao amanhecer?

Segundo um estudo, realizado por Tsuyoshi Shimmura e Takashi Yoshimura, da Universidade de Nagóia, publicado na revista americana "Current Biology", o canto do galo ao amanhecer "é controlado pelo ritmo circadiano" (uma espécie de relógio biológico). Regula a actividade de cada um dos galos segundo um ritmo próprio e define ainda quando é o momento oportuno para cantar.

Continuando a seguir a investigação ,Tsuyoshi Shimmura explica:
"A vocalização inata é comum à maior parte dos animais e cada espécie vocaliza de forma diferente. Essa  característica é regulada por um gene, cujo mecanismo se desconhece ainda. A equipa usou o canto do galo como modelo, por ter uma forma de vocalização inata" .
“Quando se juntam galos que não se conhecem, começam uma luta entre si”. “Depois de serem identificados os mais fortes, o combate diminui, continuando por vezes os melhor posicionados na hierarquia a provocar os outros com bicadas.”

Um novo estudo publicado na revista Scientific Reports mostra que o ciclo circadiano, diferente para cada galo, é submetido à hierarquia social e depende sempre do ritmo do galo líder - é ele que marca o passo do coro de vozes que se lhe seguem.
“Se o galo no topo da hierarquia for retirado do grupo, o que está em segundo lugar comporta-se como se fosse o primeiro”.

“Pensa-se que o canto do galo é também um modo de demarcação de território”. “Na experiência verificou-se que quando um galo era mantido sozinho, a frequência do canto ia decrescendo gradualmente até que deixava finalmente de cantar.”


Os investigadores japoneses verificaram ainda que os galos subordinados apresentavam uma frequência de canto voluntário inferior à dos dominantes, mas mudou quando se aplicaram estímulos externos. O efeito de estímulos luminosos e sonoros (o canto de outros galos) alterou o comportamento dos subordinados, que passaram a cantar como os seus superiores na hierarquia.
Anteriormente, outros cientistas teriam concluído que o canto do galo líder suprimia por completo o dos subordinados.

Durante o dia cantam para se imporem perante galos que cantam noutros lugares, a qualquer distância, chegando a  formar um coro de vários galos cantantes.

Foi uma fracção de tarde calma, soalheira e toada em linguagem de galo.
Esperamos que a noite, na sequência, seja menos rude do que a anterior.

Sem comentários:

Enviar um comentário