Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

A BELEZA E O CAOS


Viver com o Parque Florestal de Monsanto ao lado, não pode deixar de ser considerado um privilégio, pois é o maior parque florestal urbano da Europa,  chamado “pulmão de Lisboa”. 
Situado em pleno coração da cidade, com 900 hectares de superfície, ocupa 1/8 da sua área total e, além de oferecer grandes potencialidades para o lazer (trilhos para a prática de BTT,  parques infantis, campos de futebol e de basquetebol, um parque de skate e vários parques de merendas), esta enorme mancha verde, interessante também pela variedade vegetal e animal, proporciona uma vista panorâmica muito atractiva sobre a cidade e o Tejo.

Diz-se que parece uma versão de Hampstead Heath de Londres, um parque também enorme procurado, igualmente, como área de lazer, pelos moradores do Norte da cidade, com uma colina donde se pode ver The City e os vários prédios famosos como o The Gherkin, The Shard e St. Paul's Cathedral. 

Verdade? Não conheço.


Imagens de Hampstead Heath 

A Serra de Monsanto é habitada desde tempos pré-históricos e a floresta original terá começado a ser destruída quando a cidade de Lisboa iniciou o seu desenvolvimento.
O Parque mantém em vigor um Plano de Gestão Florestal, elaborado em 2010 e aprovado pela Autoridade Florestal Nacional em 2012, onde estão caracterizados todos os aspectos geográficos assim como os programas e critérios de intervenção. 
Fonte: Câmara Municipal de Lisboa

Porém, não foi a proximidade nem o lazer que agora me despertaram o interesse para falar de Monsanto. 

Fica, todavia, um documentário excelente sobre, apenas, a biodiversidade que ocorre no Parque Florestal de Monsanto com o "intuito pedagógico e de sensibilização ambiental"


Enquanto esperava pela minha vez no dentista, deparei-me com a história contada na primeira pessoa por Rui Miguel Abreu, numa crónica publicada na revista “Blitz” em 2013, sobre o Restaurante Panorâmico de Monsanto, edifício abandonado que, durante muitos anos, foi a “jóia da cidade”, um dos mais luxuosos da capital. 
E, rapidamente, a memória foi preenchendo as já várias lacunas da não mais vivida experiência nos anos 60, quando o restaurante foi importante em Lisboa.

Com um formato circular, situado no Alto da Serafina, a 205 metros de altitude, tinha sete mil metros quadrados de superfície, acesso subterrâneo para o que outrora foi uma óptima garagem e uma vista singular de Lisboa. O espaço, que  abriu em 1968, recebeu figuras famosas (David Bowie) e de estado, durante décadas.

Sem terraços nem esplanadas, ostentava murais, azulejos e painéis construídos por Luís Dourdil, Manuela Madureira e tinha uma das laterais coberta por largas janelas donde se podia desfrutar um extenso e deslumbrante panorama.








Muitas vezes, frequentamos os lugares de acordo com as preferências do grupo de pessoas que faz parte da nossa convivência.


Até que de repente tudo mudou.

Eu parti para outros convívios e o restaurante, por sua vez, também foi “obrigado” a transformar-se (jamais me teria ocorrido) em discoteca, bingo, escritório de uma empresa de filmagens e armazém de materiais de construção civil, até fechar definitivamente em 2001. 
A partir daí, a degradação foi demasiado rápida - vidros partidos, grafites, entulho, lixo e alguns painéis que ainda restam.(?)



Em entrevista ao canal de televisão, Manuel Salgado, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, disse que “Todos os ensaios que se fizeram de utilização deste edifício até hoje não resultaram. E não resultaram porque o edifício está isolado, está longe, é difícil chegar aqui.”

Por aqui andaram também Helena Roseta e José Sá Fernandes…




Ter conhecido o antigo Restaurante Panorâmico de Monsanto, em Lisboa e vê-lo agora destruído e entregue a actos de vandalismo, é como viajar há muito no tempo! No último piso do edifício abarca-se uma Lisboa a 360 º, inesquecível (a beleza e o caos).

Ver mais em:
http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2013-12-20-Restaurante-Panoramico-de-Monsanto-a-degradar-se-ha-mais-de-10-anos

Sem comentários:

Enviar um comentário