Número total de visualizações de páginas

domingo, 27 de novembro de 2016

NASCEU BEATRIZ DA CONCEIÇÃO


Hoje passei em frente ao hotel Tivoli.


E daí? – dirão uns - Passam tantas pessoas...
E daí, digo eu, faz-me recordar sempre a Beatriz Costa. A que dizia de si própria “era, fui e serei sempre uma criança contente"; a “Menina da Franja Embaixadora dos Saloios”, irreverente, expressiva, comunicativa, talentosa, espontânea, popular; a actriz que ainda hoje todos conhecemos quer pelos filmes (a "Princesa do cinema português", como alguém lhe chamou), quer pelo teatro de Revista ou pelos livros que deixou escrito.




E daí? - outros poderão continuar a perguntar – O que tem a ver o hotel Tivoli com Beatriz Costa?


Caricatura de Américo da Silva Amarelhe (Porto/26.12.1892 – 03.04.1946/Lisboa)


A ‘Ti Bi’, como Américo Nunes e António Ferreira (funcionários do hotel desde muito novos) lhe chamavam, vivia ali como hóspede do quarto número 600 desde os anos 50. Segundo eles, “Tomava o pequeno-almoço no quarto e só depois descia e ficava no hall a ler e a escrever. Muitas vezes, jantava no restaurante Zodíaco que actualmente tem o seu nome. Comia muito pouco: uma sopinha; um chá com torradas… e dizia-nos para nas festas provarmos tudo, mas não comermos nada. Vivia aqui porque queria barulho e gente. Gostava muito de conviver e estava sempre a contar anedotas”.
Apadrinhava festas, casamentos e bailaricos.

E foi nas décadas de 70/80 que com ela "partilhei" o bar, o restaurante e o lobby, altura em pude usufruir, como cônjuge, das condições que os Laboratórios ofereciam quando ali organizaram muitas reuniões e congressos para alguns profissionais de saúde.

Bar, restaurante e lobby do hotel, antes das actuais remodelações


Nasceu Beatriz da Conceição, na Charneca do Milharado e faleceu a 15 de Abril de 1996 com 88 anos, no Hotel Tivoli, em Lisboa, onde viveu mais de quatro décadas."
Pediu para ficar sepultada na Malveira - a terra que adoptou como sua - donde podia "ver a serra, o sol e o comboio".

Segundo os empregados acima citados, Carlos do Carmo e Raul Solnado foram os únicos artistas que estiveram presentes... 
Enigmático, não?

Imagens Google

Sem comentários:

Enviar um comentário