Número total de visualizações de páginas

domingo, 18 de dezembro de 2016

FELIZ NOITE DE NATAL, FELIZ ANO NOVO 2017



A evolução na conquista da paz não acompanhou a evolução na ciência, tecnologias e inventos. A globalização de economias e mercados causa conflitos, focos de tensão, competição, guerras, perda de identidade cultural, sociedades individualistas. A "nossa" paz obtém-se sempre ao preço da guerra que outros sofrem. 
A paz universal é como o desejo da imortalidade, tão difícil de satisfazer que as religiões prometem-na para depois da morte, não para antesUmberto Ecco

Logo, imaginá-la no mundo dividido e polarizado dos dias de hoje parece cada vez mais utópico.
Mas ambicionar e lutar por "pequenas pazes" pode, a longo prazo, ir diminuindo tensões geradas pela guerra permanente.

Um Feliz Ano Novo (também de reflexão individual e social acerca dos caminhos que nos poderão conduzir à paz, harmonia e responsabilidade) com The Beautiful Blue Danube (valsa de cinco temas interligados, leve e alegre) de Strauss, por ele orquestrada para o Jubileu da Paz Mundial. 

A execução da valsa é acompanhada, neste video, pelo percurso do Rio Danúbio desde a nascente, na Floresta Negra (região sudoeste da Alemanha) até à foz, no Mar Negro no delta do Danúbio (Roménia). Passa pela Alemanha, Áustria, Bulgária, Croácia, Hungria, Moldávia, Roménia, Sérvia, Eslováquia e Ucrânia.



(...)
Eastward you flow,
welcoming your brothers,
A picture of peace
for all time!
(…)
Therefore let us be united,
joined brothers, in strong ranks,
happy in troubled times;
(…)


E,"através da lente de um dos momentos mais extraordinários de partilha da história moderna, quando no dia de Natal de 1914, soldados britânicos e alemães depuseram as armas e se juntaram em território neutro para compartilhar histórias, lembranças e até mesmo um jogo de futebol" (palavras do chefe de comunicações da marca no Sainsbury), uma Feliz noite de Natal.



"Stille Nacht" é uma das canções mais populares da noite de Natal ( noite silenciosa - noite feliz - noite de paz), considerada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2011.
(...)
Silent night, holy night!
Wondrous star, lend thy light!
With the angels let us sing
Alleluia to our King!
Christ the Saviour is here
Jesus the Saviour is here
(...)



Sem comentários:

Enviar um comentário