Desde 1925, durante a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança, em Genebra, que os meninos e as meninas ( no período da infância) passaram a ter direito à celebração do Dia Internacional da Criança sem data fixa, em vários países. Em Portugal comemora-se a 1 de Junho mas para a ONU, este evento tem lugar dia 20 de Novembro, aquando da aprovação da Declaração Universal dos Direitos da Criança, em 1959 e da Convenção dos Direitos da Criança, em 1989.
É nesta fase, entre o nascimento e a puberdade, que se processa o maior desenvolvimento do indivíduo - um marcante crescimento físico, a aquisição de habilidades básicas como andar e falar, a construção da personalidade, o desenvolvimento cognitivo e psicossocial.
O processo de desenvolvimento infantil está relacionado com as condições biológicas, ambientais e de interação, vivenciadas pela criança ao longo da sua infância. Luciana Caldas, psicóloga e neuropsicóloga
Logo, diz ainda, “cada criança se desenvolve à sua maneira, de acordo com a relação desses aspectos que vão proporcionando mudanças graduais e sucessivas na sua estrutura biopsicossocial”.
“O que os pais fazem nos primeiros meses afecta substancialmente a forma como o cérebro se irá desenvolver durante o resto da vida”; os bebés necessitam de receber muito colo, contacto físico e ser embalados. Crescem muito melhor dessa forma. Darcia Narvaez, investigadora
Os laços afetivos e familiares ajudam crianças a prosperar e a diminuir o risco de problemas comportamentais no futuro. Caminhar na natureza, no meio do verde e do fresco, ajuda à comunicação familiar.
Durante o ano de 2020 foram mais de seis mil as crianças recebidas em instituições de acolhimento residencial e familiar, como medida de proteção.
São cada vez mais, as denúncias de violência contra crianças, o que significa que o fenómeno aumentou.
Em Portugal, 10% das crianças entre os quatro e os sete anos de idade, ainda urina na cama, regularmente, de forma involuntária. Investigação da empresa biofarmacêutica Ferring
O cérebro humano cresce à volta de 80%nos primeiros três anos de vida. Com a flexibilidade no auge, segundo vários especialistas, os pais podem estimular ao máximo as capacidades dos filhos com jogos, exercícios, técnicas e até linguagem gestual.
Brincar é o modo que a criança encontra de construir e transformar o mundo, redefinindo a própria realidade. Estudo sobre Brincadeiras e o Desenvolvimento Infantil, de 2006
Alguns jogos e brincadeiras da minha infância, ainda sem Dia Internacional da Criança:
Pular a corda, Amarelinha, Pião, Batata quente, Pega-pega, Passar anel, Esconde-esconde, Cinco marias, Telefone-sem-fio, Jogo da velha, Bolinha de sabão, Passarás-passarás e muitos outros
Age como um deus doente, mas como um deus.
Porque embora afirme que existe o que não existe
Sabe como é que as cousas existem, que é existindo,
Sabe que existir existe e não se explica,
Sabe que não há razão nenhuma para nada existir,
Sabe que ser é estar em algum ponto
Só não sabe que o pensamento não é um ponto qualquer."
(Alberto Caeiro)
Hoje, 1 de Junho, somos todos crianças