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sábado, 21 de fevereiro de 2015

A MÁSCARA


Depus a máscara e vi-me ao espelho. —
Depus a máscara e vi-me ao espelho. —
Era a criança de há quantos anos.
Não tinha mudado nada...
É essa a vantagem de saber tirar a máscara.
É-se sempre a criança,
O passado que foi
A criança.
Depus a máscara e tornei a pô-la.
Assim é melhor,
Assim SOU a máscara.
E volto à personalidade como a um terminus de linha.
18-8-1934
Poesias de Álvaro de Campos. Fernando Pessoa


A MÁSCARA tem origem religiosa e data de 9.000 a.C.
A palavra vem, provavelmente, do latim mascus ou masca  ("fantasma") ou do árabe maskharah  ("palhaço") -"homem disfarçado".
Era usada pelo homem primitivo durante celebrações, cultos e rituais para reivindicar, através dela, algum tipo de autoridade.
Ornamentadas em diversos materiais (madeira, metal, conchas, fibra, marfim, argila, chifre, pedra, penas, couro, pele, papel, tecido, palha de milho), as máscaras têm representado, ao longo dos séculos, os seres sobrenaturais, as divindades e os antepassados.

Dançarinos de Chhau, dança marcial indiana (Foto: Pallab Seth)
Máscara do Antigo Egito, cerca de 664-535 a.C.
Máscara mortuária do faraó Tutancamon, de 1350 a.C.

Em África, nalgumas tribos indígenas, ainda há quem conserve o seu sentido primário, ou seja, o homem é o espírito (divindade para curar doentes, espantar maus espíritos ou celebrar casamentos e ritos de passagem da infância para a idade adulta).
O teatro grego e romano explorou a magia das máscaras. Porém, nesta época, o sagrado já tinha desaparecido e a identificação passou a fazer-se entre actor e personagem ou entre máscara e personagem (persona).
No Japão continuam a marcar, em palco, as características dos personagens.

A máscara associada ao CARNAVAL surgiu no século XV, com a commedia dell’arte ou comédia das máscaras, no teatro italiano, criador dos famosos personagens Arlequim, Pierrot e Colombina (inspirados nos anteriores “bobos da corte”, artistas do riso). 
Era uma espécie de apresentação popular improvisada, feita por artistas viajantes que chegavam às cidades, em pequenos palcos nas praças públicas. 


O Pierrot é uma personagem tipo de mimo e da Commedia dell'Arte, uma variação francesa do Pedrolino Italiano. Tem o caráter de um palhaço triste, apaixonado pela Colombina, que lhe parte o coração e o deixa pelo Arlequim.

Foi também nessa época que aconteceu o primeiro baile de máscaras onde, para além de serem obrigatórias, serviam para desculpar os permanentes conflitos políticos. Confiantes no anonimato, os cortesãos mascarados libertavam-se de impulsos reprimidos pelas normas sociais, através das várias brincadeiras.
Os bailes ainda hoje se mantêm.

Máscaras do Carnaval de Veneza

Em Veneza, as máscaras tornaram-se peças decorativas e são a principal atividade económica da região.
O carnaval quase não tem mímica e o andamento é estático e silencioso. Os grupos param para serem fotografados na rua, como apelo ao turismo.
Mas as máscaras mais famosas de Veneza não estavam associadas ao Carnaval. Tal como as luvas, usavam-se em saídas nocturnas, para um jantar elegante ou para encontros galantes nas gôndolas e nos palacetes dos canais.

As FESTAS DE CARNAVAL desempenham uma função catártica.
Nas saturnais, festa da Roma antiga em honra de Saturno, tudo era permitido - invertiam-se os valores; os senhores serviam os criados e os criados injuriavam os senhores, como forma de libertação.

Saturnais ou Saturnália

E nas festas da Epifania, em que também se usavam máscaras, os membros do clero e a própria liturgia eram parodiados nas missas do burro zurradas, em vez de rezadas.

Burro a ler no facistol – misericórdia do cadeiral da Sé do Funchal (c. 1514 /15)

A MÁSCARA IBÉRICA é a máscara típica de Portugal e Espanha. 
"Muitas estão ligadas a cultos celtas, ao solstício de inverno e,  mesmo as do Entrudo, estão ligadas a cultos deste tipo como também pode ser o da fertilidade".
Hélder Ferreira

Os mascarados têm diversos nomes consoante a região de onde são naturais. Está em preparação a sua candidatura como Património Imaterial da Humanidade.
Portugal:
Careto de Aveleda, Careto de Lazarim, Máscaro de Ousilhão, Careto de Podence, Cardador de Vale de Ílhavo, Caretos da Lagoa  – Mira, Carocho de Constantim, Chocalheiro de Bemposta Chocalheiro de Bruçó  (extinto), Chocalheiro de Val de Porco Gualdrapa, Velho, Diabo, Sécia.
Farandolo de Tó, Mogadouro, Marafona, Filandorra, Zangarrão, São João de Sobrado- Bugios e, Mourisqueiros, Cachera
Espanha:
Boteiros, Pantallas, Peliqueiro, Cigarróns, Vergalleiros, Felos



Carnaval BRASILEIRO
O entrudo foi introduzido no culo Xpelos portugueses na então colónia do Brasil.
Jogos durante o entrudo no Rio de Janeiro
Aquarela de Augustus Earle, c.1822

Ao longo dos séculos sofreu várias metamorfoses.
Em 1984 foi criada no Rio de Janeiro a Passarela do Samba ou Sambódromo, que se tornou num dos principais símbolos do carnaval brasileiro e um negócio altamente lucrativo do ramo turístico.

Carnaval no Rio de Janeiro
As escolas de samba movimentam uma indústria gigantesca e são uma verdadeira máquina de ganhar dinheiro “ou “O carnaval do Rio é um dos melhores e maiores carnavais do mundo, cidade conhecida mundialmente por essa festa grandiosa que movimenta milhões de dólares”, na expressão de uma agente de viagens brasileira.

As máscaras são tão diversas quanto as ocasiões e os destinos, quer nos grupos humanos, quer entre os animais:
Máscara antigás, do apicultor, da fotografia, de simples adorno, de oxigénio, de beleza, do soldado, funerária, imagem de marca, de um político, de um artista, de esgrima, heteronímia pessoana, etc., dos animais predadores, do camaleão.

Camuflagem 

A máscara é a comédia da vida; todo o desenvolvimento humano se faz na tentativa de esconder o verdadeiro ego.
Enquanto tivermos um ego inconsciente que nos usa para satisfazer as suas vontades, vamos usando e trocando as nossas máscaras de acordo com o ambiente em que nos encontramos.
Mascararmo-nos é, afinal, um processo que fazemos desde o principio dos tempos, que começa na nossa própria personalidade e com o qual actuamos consciente ou inconscientemente.

"A máscara é uma arma que pode ser usada para defesa ou ataque, e por isso, no Carnaval, nem sempre tem sido permitida na via pública. Mas essa é a máscara de veludo ou papelão. A outra, a máscara da nossa própria cara, é a que a vida em sociedade exige
Se nos descuidamos, de repente pode cair, e com ela, sabe-se lá? - pode cair o Iraque, a torre de Londres ou tudo o que em nós não passa de fragilidade, pânico, impotência e presunção"
In: Ramón Margalef, "Ecología"


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terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

"PENSAMENTO DO DIA"



“PENSAMENTO DO DIA" tem sido uma constante inalterável na elaboração do blog ("O  DELICOCÉFALO") e será, penso, não apenas para se tomar conhecimento, mas também para julgar ou tirar conclusões.


16 Fevereiro 2015
“Os disparates de que o homem se arrepende, são os que não fez quando teve oportunidade”
Helena Rowland

“Os espinhos que me feriram, foram produzidos pelo arbusto que plantei”
Byron
"O arrependimento é a chave que abre qualquer fechadura”...
Frase judaica


14 Fevereiro 2015
“As mentiras são como as crianças: dão trabalho, mas vale a pena, porque o futuro depende delas”
Pam Davis

“É uma verdade básica da condição humana que todo o mundo mente. A única variável é sobre o quê.”

e

"Crianças não mentem por questões de confiança, mas sim quando escondem algo."
Dr. House

“É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais”. 
Coelho Neto
“Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar. “
Ayrton Senna da Silva
"Os instantes mais dolorosos da nossa vida são aqueles que nos revelam
a nós mesmos"


10 Fevereiro 2015
- “Famílias felizes são todas iguais. Cada família infeliz é infeliz à sua maneira”
Tolstói

... É a frase inicial do livro Anna Karenina, de Liev Tolstói.






“Há quem passe pelo bosque e apenas veja lenha para a fogueira.” 
“Cada um pensa em mudar a humanidade, mas ninguém pensa em mudar-se a si mesmo."
Tostói
"O mal de quase todos nós, é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica." 
Norman Vincent
Se deres as costas à luz nada mais verás do que a tua própria sombra."





16 Janeiro 2015
"Um satírico é um homem que descobre coisas desagradáveis acerca de si próprio e que logo as transfere para outras pessoas"
Peter McArthur


"Não confio em ninguém, nem em mim mesmo". 
Stalin



A URSS era Stalin, o que ele pensava e o que ele queria, fruto dos seus temores.
Disse Chostakóvitch acerca dele:
"Não se parecia em nada com os seus numerosos retratos. Stalin mandou fuzilar vários pintores. Eram chamados ao Kremlin para retratar o Líder e Professor para a eternidade, mas aparentemente não o satisfaziam. Stalin queria ser alto, com mãos fortes.
Nalbadian (um pintor da corte) enganou todos. No seu retrato, Stalin caminha diretamente para o observador com as mãos cruzadas sobre o estômago. É visto de baixo para cima, num ângulo que faria um liliputiano parecer um gigante"..."A sua mão direita era visivelmente mais fina do que a esquerda. Stalin procurava sempresconde-la".
Detestava aparecer em público ou dar entrevistas devido "à consciência das suas próprias deficiências”.
Os defeitos físicos eram a grande motivação do seu comportamento brutal - baixinho e magro, tinha o rosto bexigoso, marcado pela varíola; o segundo e terceiro dedos do pé esquerdo estavam unidos; o braço esquerdo era mais curto e o cotovelo rígido, devido a um acidente.
Quanto ao seu caráter, era ainda mais defeituoso do que o seu físico - obsessivo, via inimigos em toda a parte. Adorava humilhar, desde seguidores a familiares, excepto os que julgava mais poderosos (fora da URSS, claro). Quem era contra ele, era naturalmente seu inimigo mas também os que lhe demonstravam muita dedicação corriam o risco de o decepcionar".
Polémico, que dizia:
"Não confio em ninguém, nem em mim mesmo".


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domingo, 15 de fevereiro de 2015

DIA 14 DE FEVEREIRO


  
Chocolates - genuinamente suiços, de recheio cremoso e sabor intenso - foram mimo, há um tempo distante, no meu Dia de São Valentim.
Eram de marca LINDT. 
Recebia-os em barras, enlaçadas por uma vistosa fita vermelha ou em bombons GOLDEN BUNNY LINDT, numa caixa, recheada. 
Memórias da década de 60…



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quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

TEIAS


Teias
Doze teias aqui vão
Na terceira dimensão
Quantos milhares serão
As da vida em mutação?
Teias
De confronto, mediatização
Sobrevivência, acusação
Cumplicidade, discriminação
Preconceito ou solidão...
Teias

Teia de LONA  (Pano grosso e muito forte do qual se fazem velas de embarcações, toldos, sacos etc.)



Estádio Olímpico de Munique
Com cobertura têxtil, foi a principal infraestrutura desportiva utilizada nos Jogos Olímpicos de Verão de 1972. Com capacidade para 80 mil espectadores, o estádio passa despercebido porque não se ergue a partir do chão, mas «enterrado» no solo.
De acordo com as leis de Munique, nenhum edifício pode ser construído com altura superior à das torres gémeas da catedral Frauenkirche.

Teia de FACTOS 



São Manços é um santo com origem em lendas e tradições que, de acordo com várias fontes historiográficas e hagiográficas, transmitem uma complexa teia de factos por detrás dos mitos e “estórias” do mártir. A Igreja Paroquial, junto da Ribeira de São Manços, contem elementos arquitectónicos de várias épocas que retratam uma construção cronológica evolutiva, directamente ligada aos acontecimentos descritos na Passio do santo mártir que deu nome à vila.

 "A Teia da VIDA" 


 Capra propicia uma síntese de descobertas científicas recentes trazendo uma nova abordagem para compreensão da vida através da teoria da complexidade, dinâmica das redes, dinâmica não-linear, teoria Gaia, teoria do caos e outras explicações das propriedades de organismos, sistemas sociais e ecossistemas
Dizem os críticos que, apesar de Capra ter escrito o livro para leigos, tem passagens difíceis de compreender quando o leitor não possui um conhecimento prévio de conceitos básicos de física, química e biologia mas relativamente ultrapassáveis com uma leitura paralela.
"Não somos o tempo todo a mesma pessoa. Actuamos em vários papéis dependendo do grau de condicionamento em que vivemos, ao interagir com outras pessoas"
Capra Fritjof, A Teia da Vida, Cultrix, 2004 


O homem não teceu a teia sozinho. Ele é apenas um fio dela. Tudo o que faz à teia faz a si mesmo!

Teia D’IDEIAS

“Edifícios DevolutosO que fazer?” - Foi temática numa série de debates em 2013 para desafiar os participantes a idealizar estratégias de actuação sobre o crescente número de edifícios desocupados e degradados que vão integrando a paisagem urbana, muitos deles testemunhos arquitectónicos da nossa história e outros que marcaram presença no desenvolvimento da vida social, cultural, económica e política das populações. 
Lisboa tem actualmente perto de cinco mil edifícios devolutos, quase todos em estado de ruína, ameaçando colapsar a qualquer momento. A cidade está a morrer.
Não haverá melhor futuro do que a deterioração, o uso clandestino, o incêndio ou a derrocada?

Teia de PENÉLOPE


Designação dada a qualquer trabalho que parece não ter fim e cuja origem está no procedimento astuto e exemplar de Penélope, mulher de Ulisses, rei de Ítaca, por quem esperou vinte anos, apesar de todos o julgarem morto.
Ulisses é um dos personagens da Odisseia, um dos mais eloquentes poemas épicos, atribuídos a Homero, além da Ilíada.
A Odisseia relata o regresso do herói grego á sua terra natal, depois de ter participado na Guerra de Troia. 
Há cerca de 3.500 A.C., a rainha Penélope fez do coração a fé e da mente a razão, exemplo inspirador, ainda, para muitas mulheres de hoje.
"Teias de Penélope"
Em estado de dúvida, suspende o juízo.
Pitágoras
Dorme menina, o sono também salva, ou adia.
Caio Fernando Abreu
Eu nunca penso no futuro. Ele não tarda a chegar.
Albert Einstein
Enquanto protelamos a vida passa por nós a correr.
Séneca
Gosto de ser gente porque, inacabado, sei que posso ir mais além.
Paulo Freire

Teia dos SONHOS

O Sagrado tem várias formas de expressão.
A Teia dos Sonhos ou Filtro dos Sonhos é a expressão do Sagrado na protecção.
Os sonhos desempenhavam um papel fundamental para os índios Chippewa, Povo que vivia na região dos Grandes Lagos Americanos e, aprender a decifrar as mensagens nelas reveladas, era a tarefa mais importante que tinham durante sua passagem pela Terra.
Eles acreditavam que quando a noite cai, o ar enche-se de sonhos bons e ruins. Os sonhos bons, como sabem exatamente aonde devem ir, conseguem passar pelo buraco central da teia e os ruins ficam perdidos, acabando presos nos fios até desaparecerem com os primeiros raios de sol. É justamente para separar estes sonhos e energias ruins que existem as Teias dos Sonhos. 
Para captar os sonhos dos adultos, as Teias dos Sonhos são trançadas em fibra e não com ramos de salgueiro, para serem mais resistentes.
O filtro de sonhos é um objecto muito utilizado em filmes assim como na decoração de casas.

Teia que LAVA MILHÕES


A rede da maior fraude fiscal e de branqueamento de capitais detectada em Portugal tinha Duarte Lima como cliente e serviu para lavar fortunas de governantes, autarcas, banqueiros, empresários e atletas. Os tentáculos da rede encabeçada pelo suíço Michel Canals chegam a Angola e podem arrastar agora uma advogada e empresária portuguesa de sucesso: quem é Ana Oliveira Bruno e o que é que o Ministério Público sabe sobre ela?
Miguel Carvalho

Teia de ARANHA


 A teia de aranha é uma armação de fios de seda extremamente finos, feita por aranhas que possuem glândulas productoras de uma fibra proteica excretada pelas suas fiadeiras, situadas na parte posterior do corpo. O líquido em contacto com o ar ao ser expelido, endurece e forma os fios.
Os fios diferem de aranha para aranha, conforme a consistência e a produção de outras secreções.
Existem espécies que constroem teias sem características para “prender” e outras que nem fios tecem.
A teia serve de refúgio, permite a captura de alimentos e ajuda na fixação dos casulos.
As aranhas alimentam-se de insectos capturados pela textura impregnante das teias.
Elas não ficam presas nos fios que tecem porque nem todos serão construídos com cola (e elas sabem quais são) ou as secrecções que produzem não as impedem de neles circular.
Durante a construção das teias, as aranhas fazem padrões em zigue-zague a partir do centro. Ficam decorativas e protegem a parte que é realmente útil.
Segundo o cientista Kim Kil-Won, da Universidade de Incheon, as teias decoradas refletem mais luz ultravioleta e têm capacidade para atrair o dobro dos insectos. E destaca 20 famílias diferentes de moscas, vespas, cigarras e borboletas.



Uma das mais notáveis adaptações da teia de algumas aranhas do tipo orbicular, é uma estrutura decorativa chamada de stabilimentum.
A decoração consiste, geralmente, na sobreposição à teia de um padrão de fios engrossados, com aspecto raiado ou nacarado. wikipédia

De acordo com a descoberta de âmbar, que data da era do Cretáceo Inferior em Sussex, no sul da Inglaterra, as teias de aranha existem pelo menos há cerca de cem milhões de anos.


Há aranhas (aranhas-fémeas de Nephila de Madagáscar) que produzem filamentos de seda muito resistentes de uma bela cor de açafrão.
São grandes (chegam a ter 12 cm de patas) e não são venenosas. As teias, de formato circular podem ser vistas a atravessar uma estrada, ligando os fios eléctricos.
 Uma elaborada capa bordada e uma écharpe de quatro metros de comprimento feitas apenas com a seda dourada de mais de um milhão de aranhas da ilha africana de Madagáscar O tom dourado e o brilho dos tecidos são os naturais da seda da aranha

Encontram-se  expostas no Museu Victoria and Albert, em Londres. O projeto foi criado por Simon Peers e Nicholas Godley, que vivem em Madagascar.  
Em 2003 decidiram criar tecidos com a seda das aranhas. Contrataram uma equipe de 80 homens e mulheres para capturar aranhas. Colectaram as teias, devolvendo-as de novo à natureza, diariamente, durante sete anos, para conseguirem produzir uma quantidade suficiente de seda dourada.
A seda da aranha é mais forte do que o aço.

Teia de FERRO

Faz parte do equipamento que o Homem-Aranha usa na luta contra o crime. Utiliza um fluido que se solidifica ao entrar em contacto com o ar, disparado em alta pressão e consoante os movimentos do pulso, formando um fio elástico e forte
É uma das maiores criações de equipamentos de super-heróis da história de Hollywood.
E se na vida real existisse um verdadeiro herói dos quadrinhos, patrulhando as ruas?
10 super-heróis poderiam salvar o planeta…

Teia (WEB)


Quando a internet foi criada, Tim Berners-Lee deu-lhe o nome de World Wide Web, qualquer coisa como “grande teia global”.
A World Wide Web é uma colecção de documentos electrónicos que estão ligados entre si como uma teia de aranha. Cada ponto de união dessa teia é um local com hipertextos.
Estes documentos estão guardados em computadores chamados servidores, localizados por todo o mundo.
A informação na World Wide Web (WWW) está acessível 24 horas por dia, 365 dias por ano e em qualquer parte do mundo.
Para caracterizar um “local na teia”, são usadas as palavras sit (local) e web (teia),em inglês.
Da Web faz parte o computador pessoal, um software de acesso e visualização da Web e o Web Browser.

Teia ALIMENTAR


A teia ou rede alimentar é um conjunto de cadeias alimentares ligadas entre si e representa as muitas relações entre os organismos de um ecossistema (local ou meio ambiente em que se desenvolvem relações mútuas entre todos os seres que nele habitam).
A cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos que se dividem em produtores (plantas, algas, alguns tipos de bactérias e protozoários), consumidores (primários, secundários e terciários) e decompositores (bactérias e fungos).

"Teia" de AVENTURA



Os Moab Monkeys são um grupo de atletas que vivem à procura de adrenalina.
E criaram uma página na internet desafiando outros aventureiros a viver a experiência de saltar para uma espécie "de teia de aranha", construída a mais de 400 pés de altitude, no meio dos penhascos do Utah, nos Estados Unidos.
Para os mais radicais, se quiserem fazer bungee jumping ou dar um salto de paraquedas, há uma rede que tem uma abertura no centro.
Poderão ainda tentar saltar de rede em rede, atravessando cordas que ligam as várias "teias".
Eles percorrem o mundo à procura das melhores paisagens para praticarem desportos radicais

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quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

OH! QUE ESPANTO!



Deve ser muito pouco comum ficar a olhar como que pasmada, durante umas fracções de segundo, quando se vai entrar num carro.

Aconteceu isso comigo, no início da década de 60.

E agora, ao contrário daquela diminuta interrupção de atitude, reduzida à exclamação muda de um “oh! Que espanto!”, ocorreu-me, também num ápice, o remoto momento do cenário.

Tinha chegado a Lisboa, vinda da minha Beira Alta, apenas há alguns meses. Era Verão e começava a fazer novas amizades.
- Queres ir á praia? Pergunta-me uma companheira de estudo. Conheço A que traz um amigo; podemos ir os quatro pró Tamariz.
- Vamos, então.

Feitas as apresentações, dirigimo-nos para o nosso meio de transporte – o automóvel
E o condutor abre a(s) porta(s) de uma forma nada convencional… para cima.
Devo ter ficado alí, “ausente”, a olhar para aquele belíssimo pássaro prateado até ouvir - “entre, T.”

Gostaria de descrever o modelo mas não sei. Pela imagem de longo prazo retida, acho que devia ser um Mercedes-Benz SL, modelo “asa de gaivota”, concebido nos anos 50, muito semelhante ao Mercedes-Benz 300SL Gullwing Coupe, o protagonista de “E o Vento Levou”, comprado pelo próprio actor Clark Gable … ou um Mercedes-Benz SLR McLaren.


O modelo é também conhecido por nele terem andado as atrizes Marilyn Monroe e Ava Gardner.
Hoje parece ser ainda um dos mais pretendidos pelos apaixonados de carros desportivos e, quando negociado em leilões atinge, normalmente, valores muito altos.

A praia do Estoril/piscina do Tamariz era, na altura, frequentada pela fina-flor da sociedade nacional e estrangeira devido aos muitos refugiados ricos zarpados da guerra e das perseguições racistas e políticas do nacional-socialismo alemão e de outras ditaduras europeias anti-semitas, ex-chefes de governo, ex-monarcas de países ocupados pelas tropas alemãs, agentes secretos, aristocratas, escritores e actores que por lá tinham passado, a caminho de exílios de luxo.

Piscina do Tamariz - década de 60

Os panos dos toldos, barracas e cadeirinhas eram recolhidos e guardados ao fim do dia e montados novamente pela manhã, transportados ao ombro, pelo pessoal efectivo da Estoril-Sol.
Os balneários já tinham duche de água fria e havia também cabines privadas com duche quente.
Praia do Tamariz/Estoril

Lembro-me de uma «Praia-Piscina-Flutuante» erguida sempre no Verão, ao largo do Tamariz, com capacidade para cerca de cem pessoas que pagavam o transporte e usufruto do espaço balnear. Do equipamento faziam parte guarda-sóis, colchões, snack-bar e instalações sanitárias.

Piscina flutuante

E como as Docas ainda não existiam, era no Casino e em bares/discotecas que as noites se animavam.

Casino do Estroril anos 60

Ainda hoje me recordo nitidamente do quanto maravilhada me senti naquele dia tão pouco vulgar para uma provinciana como eu.

Jardins do Casino  e Praia do Tamariz, agora

Porem, nas décadas seguintes, o crescimento industrial da "cintura" lisboeta e a poluição acabaram por degradar aceleradamente toda essa distinção da «Riviera Portuguesa», até à bem visível decadência actual (embora se notem algumas tentativas de recuperação).
A relva insípida dos jardins do Casino ajusta-se a nouveaux-riches. E o que se ganhou em infra-estrutura do footing perdeu-se em glamour!

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