O movimento de translação, no qual a Terra gira à volta
do sol, responsável pela mudança das 4 Estações do ano, vai fazer regressar o Outono.
O Verão, por sua vez, procura deixar saudade dando, ainda, tudo o que pode dar: calor para um último mergulho no mar, paradisíacas praias oceânicas ou tranquilas, puras e bonitas praias fluviais, uma espreguiçadeira junto à piscina de água doce ou salgada, fins de tarde em esplanadas seguras com os melhores petiscos e bebidas, hamburguerias artesanais de nível muito groumet para os apreciadores, espaços verdes relaxantes em jardins e parques para um último delicioso piquenique, ou, simplesmente, para respirar ar puro.
Porem, os dias irão encurtando e as noites alongando. Tanto poderá haver tempo seco e quente como relativa descida da humidade do ar e mudanças bruscas de temperatura, com trovoadas. Daí, o provérbio “Setembro ou seca as fontes ou leva açudes e pontes “. Quando a clorofila das folhas deixa de ser necessária começa a desaparecer e os tons verdes dão lugar aos amarelos, laranjas, ferruginosos e vermelhos escarlate, correspondentes a pigmentos que já existem, mas mascarados pelos verdes clorofilinos.
Muitas pessoas aproveitam as temperaturas mais amenas para passear sobre as passadeiras de folhas coloridas
Os vendedores de castanhas assadas espalham-se pelas cidades…
A mudança de tempo trás novos looks.
Há dias, ao passar por uma camioneta com uvas a caminho do lagar (Ó tempo volta pra trás), recordei as vindimas da minha infância, uma tradição portuguesa que, independentemente da região, eram evento importante no calendário das colheitas anuais e um dia vivido em pleno convívio e celebração.
Ó videira, dá-me um cacho,
Ó cacho, dá-me um baguinho;
Meu amor, dá-me um abraço,
Que eu te darei um beijinho!
Antigamente, as uvas, transportadas para o lagar em cestas de verga ou já nas dornas, colocadas em carroças puxadas por animais, depois de pisadas, ficavam em depósitos até ser tempo de beber o vinho no Dia de São Martinho
E hoje foi assim na Praia das Avencas. Em hora da maré cheia a água tomou conta de toda a área dos banhistas, forçando-os a acomodarem-se bem junto ao muro.
Este ano o Outono está a
instalar-se amenamente no seu tempo … Mas, segundo os meteorologistas,
espera-se , já para muito breve, baixa
de temperaturas, aguaceiros e trovoada.
Sem comentários:
Enviar um comentário