Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

VINCENT VAN GOGH

 

"A tristeza nunca vai acabardisse um pouco antes de morrer

Vincent by Jim van der Zee

Starry, starry night
Flaming flowers that brightly blaze
Swirling clouds in violet haze
Reflect in Vincent's eyes of china blue


Comentários de Vincent van Gogh sobre alguns dos seus quadros mais famosos:

“… O céu estrelado pintado à noite, na verdade sob um jacto de gás. O céu é azul-marinho, a água é azul "royal", o solo é lilás. A cidade é azul e roxa. O gás é amarelo e os reflexos são de ouro castanho-avermelhado descendo para o bronze verde. No campo azul-marinho do céu, a Ursa Maior é um verde cintilante e rosa, cuja palidez discreta contrasta com o ouro brutal do gás. Duas estatuetas coloridas de amantes em primeiro plano. ” Vincent van Gogh (em carta ao irmão Theo)

“Estou pintando com o gosto de um Marselhesa comendo bouillabaisse, o que não surpreenderá quando se trata de pintar grandes girassóis.” Vincent van Gogh, 1888

“Espero que você note que as minhas expressões faciais ficaram muito mais calmas, embora os meus olhos tenham a mesma aparência insegura de antes, ou assim me parece.” Vincent van Gogh (sobre o seu último auto retracto?)

''… A pintura dos camponeses comendo batatas que fiz em Nuenen é, afinal, a melhor coisa que fiz“. Vincent van Gogh (em carta para a irmã)

“Estou trabalhando até as orelhas, pois as árvores estão em flor e quero pintar um pomar provençal de uma alegria surpreendente.” Vincent van Gogh

(A pintura de flores de amêndoa mais famosa de Van Gogh, foi criada para o nascimento do sobrinho, filho do irmão Theo. É uma das raras pinturas de Van Gogh em que se pode ver esperança, alegria e serenidade - é especial).
“[Isso] atinge o olho de longe. As íris são um lindo estudo cheio de ar e vida. ” - Theo van Gogh.

"Eu pintei as paredes de violeta claro. O terreno com material xadrez. A cama de madeira e as cadeiras, amarelas como manteiga fresca; o lençol e os travesseiros, verde-lima. A colcha, de cor escarlate. A janela, verde. O lavatório, alaranjado; o tanque, azul. As portas, lilases. E isso é tudo." Vincent van Gogh

"Agora há uma pintura da noite sem preto. Com nada, além de um lindo azul, violeta e verde, e, nesses arredores, o quadrado iluminado é colorido de enxofre pálido, verde limão. Gosto imenso de pintar no local à noite. No passado, costumavam desenhar e pintar a imagem a partir do desenho durante o dia. Mas acho que me convém pintar a coisa imediatamente. É bem verdade que posso tomar um azul por um verde no escuro, um lilás azul por um lilás rosa, já que não se consegue distinguir com clareza a natureza do tom. Mas é a única maneira de escapar da noite negra convencional com uma luz pobre, pálida e esbranquiçada, enquanto na verdade uma simples vela nos dá os amarelos e laranjas mais ricos. ” - Vincent van Gogh.


Um verdadeiro génio da pintura numa carreira relativamente curta, Vincent morre no dia 27 de Julho de 1890 com 37 anos, em circunstâncias duvidosas.
Suicídio? Baleado acidentalmente por rapazes da região? 
Steven Naifeh
A arma nunca foi encontrada e Vincent nunca acusou ninguém.



https://www.timeout.pt/lisboa/pt/arte/meet-vincent-van-gogh

Sem comentários:

Enviar um comentário