Desde pequena que Espanha tem sido, para mim, um destino rotineiro "obrigatório" .
Nos primeiros anos, de comboio ou de boleia, ia fazer compras com a Mãe, logo ali, a 29 Km, a seguir a Vilar Formoso, em Fuentes de Oñoro.
A loja da já amiga Carmen tinha de tudo e, quanto maior fosse o "abastecimento", maior era a caneca de "dulces para tus niños".
Depois, bastante mais tarde, de carro, ir lanchar a Ciudad Rodrigo, um pouco mais longe (32,9 Km da fronteira), passou a ser o programa preferido, relaxante, agradável, cultural.
Ciudad Rodrigo - Wikipédia
Situada no cimo de uma colina e ladeada pelo rio Águeda, é uma cidade-fortaleza, declarada Conjunto Histórico. Apesar de ter sido habitada por vários povos e servido de palco a muitos conflitos, os vestígios milenares são poucos. No entanto, não faltam monumentos para, através deles e das ruas empedradas, ter podido viajar no tempo, tranquilamente, durante as muitas tardes que por ali estive.
É verdade que a pequena cidade pode visitar-se num só dia mas, se repartirmos os inúmeros palácios renascentistas, a românica Catedral de Santa Maria, a invulgar Câmara Municipal, as conservadas muralhas em forma de estrela que mantêm antigas mansões e Palácios, atravessadas por sete portas de acesso, o castelo de Alcazar de Enrique II (agora com um Hotel no interior), a casa dos Vasquez e outras, a capela de Cerralbo, e até o Museu do Urinol (dedicado ao penico!) com peças únicas, caminhando sem pressa pelas ruazinhas, acabamos por ter, além do lanche na Plaza Mayor ou em qualquer outra, muitas tardes bem passadas.
Plaza Mayor
Palácio da Marquesa de Cartago
Câmara Municipal
Fortificação e Muralha
Castelo de Alcazar de Henrique II
Catedral
Depois de vista e revista a cidade reconstruída no século XII por um Conde medieval, Lorde Rodrigo, origem do actual nome, e já com outros viajantes mais afoitos, decidi continuar a percorrer Espanha de carro sempre que me deslocava à minha Aldeia.
Assim, Barcelona, a 118,9 Km, seria o local escolhido.
Um passado em que o virar de página parece não ter mudado de texto, continuando presente no novo ano .
Folheando …
- A guerra entrou na Europa (A Rússia invadiu a Ucrânia)
O ano de 2022, independentemente dos muitos e importantes acontecimentos que o caraterizaram, reporta-nos, substancial e profundamente, ao livro de MacMillan que coloca frente a frente o ano de 1914 e a nova realidade geopolítica actual. Tal como há cem anos, “a guerra continua a não ser inevitável” num “mundo que transporta em si o potencial para reavivar a violência à escala global”.
Desde 24 de fevereiro de 2022 que a história da humanidade passará a ser descrita numa nova narrativa, pois trata-se de uma guerra em terreno europeu que violou a estratégia do mapa de segurança e que terá que ser vencida.
A Europa entrou na Grande Guerra porque os líderes eram fracos. Só desejo, para já, como cidadã europeia minimamente esclarecida, que deixe de haver dúvidas sobre quem é o verdadeiro agressor e sobre quem está a ser violentamente agredido.
A Ucrânia fez parte do bloco soviético durante toda a Guerra Fria, tornando-se independente, de novo, com o desmantelamento da URSS, em 1991. Segundo políticos e pesquisadores, a invasão aconteceu por motivos históricos conflituosos entre os dois países do Leste Europeu.
Perdas estimadas até esta data - Wikipédia Óbitos - Pelo menos 42 295 pessoas Lesões não fatais - Pelo menos 54 132 pessoas Desaparecidas - Pelo menos 15 000 pessoas Deslocadas - Aproximadamente 14 M pessoas Edifícios destruídos - Pelo menos 140 000 Danos materiais - Aproximadamente 350 mM US$
Quanto tempo irá durar esta guerra?
"Não vemos nenhum indício de que Putin tenha mudado o seu objetivo de controlar toda a Ucrânia" Jens Stoltenberg
- O misterioso caso de Tancos
"O despacho de acusação conta tudo sobre o roubo de Tancos e as suas motivações"MP.
Uma história demasiado fantasiosa para ser credível. Que o material foi roubado dos paióis de Tancos "numa noite de difícil visibilidade" e que se destinava a "criminalidade altamente organizada ou grupos de terroristas", parece não haver dúvidas.
Se o tribunal foi ou não justo, também ficará por se saber.
- Covid 19
Após 2 anos de pandemia com máscaras, vacinas, afastamento social e restrições sanitárias, 2022 parecia ter trazido a normalidade.
Porém, a China, onde o vírus foi detectado pela primeira vez, é notícia sobre nova onda …Estima-se que nos próximos dias haverá mais 50 mil pessoas a precisar de internamento em Xangai, segundo as autoridades chinesas
- Vindimas no Douro
2022 foi muito irregular em termos de produtividade. Houve duas vindimas - uma em Agosto, anterior às chuvas, marcada pela falta de água e calor intenso, com aceleramento de maturação das uvas e outra em Setembro, depois de 2 dias de chuva, com "uvas que estavam um encanto, com uma cor bonita e aromas fantásticos".
Deve ser um “ano de reflexão" porque não se sabe o que o futuro nos reserva".Rui Soares
- Mercado Imobiliário
Comparando 2022 com o ano anterior, o preço médio das casas aumentou, devido à fraca oferta e elevada procura, assim como ao aumento contínuo dos preços dos materiais de construção, especialmente nas zonas do país mais populosas.
Não é certo que, em 2023, haja correcção no preço das casas.
- Festival Eurovisão da Canção
A Ucrânia venceu o 66.º Festival Eurovisão da Canção, realizado em Turim, Itália.
(para prestar homenagem "à grande coragem" do povo ucraniano ?)
Portugal e Maro conseguiram um 9º lugar com “Saudade, Saudade”. Porém, para muitos críticos, terá sido uma das melhores entre os 25 representantes.
Talvez noutro Festival…
A Ucrânia, com a canção 'Stefania', da Kalush Orchestra
- Instabilidade política no Reino Unido
O ano de 2022 foi inédito para o Reino Unido.
A renúncia de Boris Johnson, passando pela nomeação de Liz Truss, a morte da rainha Elizabeth II e uma inflação elevada, mergulhou o Reino Unido numa recessão económica para durar. O aumento dos preços da energia e dos combustíveis tem desvalorizado os salários dos trabalhadores que reagem com greves, tanto no sector público como no privado. Quem diria?
Inflação no Reino Unido
- A desvalorização do euro face ao dólar
No verão de 2022 a moeda europeia atingiu o valor mais baixo dos últimos 20 anos. Como consequência, poderemos ter de enfrentar um cenário de estagflação (combinação de inflação elevada, crescimento nulo e aumento do desemprego). A guerra na Ucrânia trouxe um agravamento nos preços das matérias-primas, redução da confiança dos agentes económicos e turbulência nos mercados financeiros. Em Portugal já é visível na subida dos preços dos combustíveis, da energia, dos transportes e dos produtos alimentares, entre outros.
O receio de uma recessão na Europa está a afastar investidores para os EUA, um país menos exposto ao aumento dos preços da energia e dos combustíveis. As importações ficam mais caras quando negociadas em dólares. Porem, para quem compra em dólares, um produto made in Portugal fica mais barato (uma boa noticia para a as exportações portuguesas). CGD /Saldo positivo/O Banco e Eu
A Taxa é superior à registada em agosto (9,1%) e no período homólogo (3,4%), segundo o Eurostat. Em Portugal, fixou-se nos 9,8%.
(Idealista)
- Catar, anfitrião da Copa do Mundo
A escolha do Catar como país organizador e acolhedor do Mundial, foi muitocriticada por ser demasiado pequeno geograficamente, ter um historial de violações de direitos humanos no tratamento da comunidade LGBTQ e das mulheres, usar climatização nos estádios perante os apelos à poupança de energia e ser responsável por milhares de trabalhadores estrangeiros mortos em acidentes durante a construção.
Mas será que o impacto e a importância do isolamento do país iria alterar as suas políticas ?
- E Portugal não foi o campeão mundial…
.
O selecionador Fernando Santos
- O dilúvio de Dezembro
Chuva muito intensa, abundante e permanente em vários distritos do continente causou prejuízos de pelo menos 175 milhões de euros nos distritos de Lisboa, Portalegre e Faro, segundo dados apresentados por 21 municípios.
Os valores que ocorreram em alguns locais foram tão elevados que provocaram inundações em habitações e vias públicas, deslizamento de terras, queda de árvores, corte de estradas, alterações nos transportes públicos e encerramento de estabelecimentos.
Por outro lado (e ainda bem), as barragens duplicaram o volume armazenado.
Mas porque há cheias e inundações, com tanta frequência?
Os fenómenos que se viveram em 1967 e nos últimos dias são semelhantes
No vídeo abaixo, o arquitecto Ribeiro Telles esclarece.
Entrevista com o arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles sobre as cheias de 1967 em 1973 04 12
- Morreu Mikhail Gorbachev
O antigo e último presidente presidente da União Soviética morreu aos 91 anos, em Moscovo, de doença prolongada. Ficou associado ao fim da Guerra Fria, à reforma (perestroika) e à abertura (glasnost) do regime. Desencadeou uma série de mudanças que resultaram no colapso do Estado soviético autoritário, na libertação das nações do Leste Europeu do domínio russo e no fim de décadas de confronto nuclear Leste-Oeste.
Ao contrário dos críticos do seu país que o atacaram por permitir que caíssem os governos marxistas-leninistas na Europa Oriental e que uma Alemanha reunificada se juntasse à OTAN, obteve elogios e honras em todo o mundo.
Gorbachev ganhou o Prémio Nobel da Paz em 1990 pelo seu papel no fim da Guerra Fria.
Quando fez 80 anos confessou com mágoa: "Lutei o melhor que pude para manter a União, mas falhei"
Mikhail Gorbachev e Ronald Reagan assinam a 8 de dezembro de 1987, em Washington, EUA, um tratado para eliminar mísseis de curto e médio alcance de ambos os países.
- Morreu a Rainha Isabel II de Inglaterra
De acordo com a Certidão de Óbito tornada pública pelo Registo Nacional da Escócia, a Rainha Isabel II de Inglaterra morreu de velhice depois de ter cumprido obrigações da Coroa até ao final dos seus 70 anos de reinado. (No dia anterior à sua morte, a 7 de setembro, ainda se encontrou com a nova primeira-ministra britânica, Liz Truss, que tomava posse do governo nesse dia.) Foi sepultada junto ao marido, o príncipe Filipe e aos pais, o rei Jorge VI do Reino Unido e Isabel Bowes-Lyon, na capela de São Jorge, no Castelo de Windsor.
Ao longo de sete décadas, a Rainha tornou-se peça sólida diante das transformações radicais vividas pelo Reino Unido. Ela própria admitiu que se "considerava a guia do país em meio a tempos turbulentos."
- E agora?
Agora, "Deus salve a rainha, viva o rei" Carlos III
Carlos III é proclamado oficialmente Rei do Reino Unido, numa cerimónia realizada no palácio de St. James, em Londres.
As pessoas, em tempos de crise, tinham esperança na Rainha. Será que irão fazer o mesmo em torno do Rei Carlos III?
- A nomeação de José Tolentino Mendonça
O Papa Francisco nomeou o cardeal português José Tolentino Mendonça, actual arquivista e bibliotecário da Santa Sé para assumir o cargo de Dicastério da Educação e Cultura do Vaticano, substituindo o cardeal Gianfranco Ravasi. O Dicastério para a Cultura e Educação tem a tutela da rede escolar católica do mundo inteiro, com 1.360 universidades católicas e 487 universidades e faculdades eclesiásticas com 11 milhões de alunos e outras 217 mil escolas com 62 milhões de crianças.
«A rotina não basta ao coração do homem. O grande desafio é, em cada dia, voltar a olhar tudo pela primeira vez, deslumbrando-se com a surpresa dos dias. É reconhecer que este instante que passa é a porta por onde entra a alegria» José Tolentino de Mendonça
- Fernando Pimenta (canoagem de velocidade)
Fernando Ismael Fernandes Pimenta (Ponte de Lima, 1989), canoísta português faz parte do Projecto Olímpico do Sport Lisboa e Benfica e é, juntamente com os corredores Carlos Lopes, Rosa Mota e Fernanda Ribeiro e o cavaleiro Luís Mena um dos cinco portugueses com duas medalhas olímpicas.
Medalhas de Fernando Pimenta em 2022: - Campeonato do Mundo de velocidade, Halifax, Canadá: Prata K1 1.000. Prata K2 500 misto com Teresa Portela. Bronze K1 500. - Campeonato da Europa de velocidade, Munique, Alemanha: Ouro K1 5.000. Prata K1 1.000. Bronze K1 500. - Taça do Mundo I, Racice, República Checa. Ouro K1 1.000. Ouro K2 1.000 com João Duarte. Prata K1 5.000. - Taça do Mundo II, Poznan, Polónia. Ouro K1 1.000. Ouro K1 500. Ouro K1 5.000. Ouro K2 500 misto com Teresa Portela. - Campeonato do Mundo de maratonas. Ouro K1 short race. Ouro K2 com José Ramalho.
Em Poznan, Pimenta fez história ao conquistar quatro medalhas de ouro no mesmo dia.
Um pecúlio que já vai em 123 pódios internacionais
- Morreu o Papa emérito Bento XVI
Bento XVI (Joseph Ratzinger), o primeiro Papa que tomou a decisão histórica de renunciar em 600 anos, morreu aos 95 anos, no mosteiro Mater Ecclesiae, Vaticano, onde vivia há cerca de dez anos como Papa emérito da diocese de Roma.
Papa emérito Bento XVI
- O mergulho no mar da praia de Carcavelos
A iniciativa de mergulhar no mar de Carcavelos no primeiro dia do ano, tomada por um grupo de pessoas que se juntavam no restaurante 'O Narciso', após a II Guerra Mundial, passou a ser tradição. Apesar das previsões de mau tempo, o mergulho aconteceu para celebrar na praia o "Bom Ano" 2023
Um mergulho no mar para despedida do ano velho e festejar o primeiro dia do Ano Novo.
- Fogo-de-artifício no réveillon
Portugal, país de pirotécnicos, festejou o fim de ano com fogo de artificio em vários locais do País. Em Lisboa, a Festa do fogo estendeu-se pelos mais de 24 quilómetros de frente para o estuário do Tejo, desde do Parque das Nações a Belém, passando pela Praça do Comércio, além da vista das dezenas de fogos da Margem Sul
Bonito!
Ficaram por destacar, mas registo:
- Acordo de "fim das hostilidades entre o governo federal etíope e as autoridades rebeldes da região do Tigré (norte)
- A Croácia adotou o euro como moeda única e entrou no espaço Schengen de livre circulação
- Morreu, aos 82 anos, o "Rei” Pelé, ícone do futebol brasileiro e do desporto mundial
- Lula candidatou-se à presidência da República pela sexta vez vencendo Jair Bolsonaro…
- 2023 - as tendências que devemos esperar ver no ano que entra