Nos primeiros anos, de comboio ou de boleia, ia fazer compras com a Mãe, logo ali, a 29 Km, a seguir a Vilar Formoso, em Fuentes de Oñoro.
A loja da já amiga Carmen tinha de tudo e, quanto maior fosse o "abastecimento", maior era a caneca de "dulces para tus niños".
Depois, bastante mais tarde, de carro, ir lanchar a Ciudad Rodrigo, um pouco mais longe (32,9 Km da fronteira), passou a ser o programa preferido, relaxante, agradável, cultural.
Situada no cimo de uma colina e ladeada pelo rio Águeda, é uma cidade-fortaleza, declarada Conjunto Histórico. Apesar de ter sido habitada por vários povos e servido de palco a muitos conflitos, os vestígios milenares são poucos. No entanto, não faltam monumentos para, através deles e das ruas empedradas, ter podido viajar no tempo, tranquilamente, durante as muitas tardes que por ali estive.
É verdade que a pequena cidade pode visitar-se num só dia mas, se repartirmos os inúmeros palácios renascentistas, a românica Catedral de Santa Maria, a invulgar Câmara Municipal, as conservadas muralhas em forma de estrela que mantêm antigas mansões e Palácios, atravessadas por sete portas de acesso, o castelo de Alcazar de Enrique II (agora com um Hotel no interior), a casa dos Vasquez e outras, a capela de Cerralbo, e até o Museu do Urinol (dedicado ao penico!) com peças únicas, caminhando sem pressa pelas ruazinhas, acabamos por ter, além do lanche na Plaza Mayor ou em qualquer outra, muitas tardes bem passadas.
Plaza Mayor
Palácio da Marquesa de Cartago
Câmara Municipal
Fortificação e Muralha
Castelo de Alcazar de Henrique II
Catedral
Assim, Barcelona, a 118,9 Km, seria o local escolhido.
Imagens Google
Sem comentários:
Enviar um comentário