Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 24 de março de 2023

ARCO-ÍRIS

 

Após uma chuvada forte ficam suspensas milhões de gotas de água no ar. E quando a luz branca solar entra em contato com essas gotículas, podemos ser surpreendidos com um fenómeno óptico /meteorológico resultante da refração da luz solar que atravessa cada uma delas, movendo-se a velocidades diferentes

“Olha /entre um pingo e outro/a chuva não molha.” Millor Fernandes

Foi mesmo muito pouca a chuva que há dias caiu, durante um dos meus percursos de fim de semana, (algures entre a Serra da Gata e Cáceres) mas vi um arco-íris (também chamado arco-da-aliança, arco-celeste ou arco-da-velha)!


A palavra “Arco-íris” vem do latim “arcus pluvius “ e significa “arco chuvoso “.
Diz-se que, no fim, tem um tesouro escondido que ainda ninguém conseguiu descobrir…Mas, “na realidade”, um arco-íris nem sequer “existe “ porque é um fenómeno óptico.
Isaac Newton (1643-1727), descobriu que a luz se decompõe por causa da refração que sofre ao passar de um meio para outro com índices de refração diferentes. Biografia - Isaac Newton
Qualquer pessoa consegue identificar seis cores no arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta. 
Porem, como Newton  associava o nº 6 ao "mal", adicionou-lhe uma sétima cor, o índigo (cor do anil), fazendo, assim, analogia  com os 7 dias da semana, os 7 planetas conhecidos e as 7 notas musicais. 


 Newton e a experiência da dispersão da Luz

Quando a luz salta dentro da gota de água mais do que uma vez antes de escapulir, o espectro do segundo arco será invertido. 


Motor de busca Google

Sem comentários:

Enviar um comentário