Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 22 de agosto de 2023

A VENTOINHA E O CALOR


21 Agosto, 18H, 32º, 14 km/h fraco noroeste, céu parcialmente nublado, humidade: 35% (otempo.pt)

Está mesmo muito calor!

Dou comigo, por isso, frente à ventoinha que bombeia o ar a 3 velocidades num ritmo relaxante. As rodas de pás limitam-se a pôr o ar em movimento. Ao deslocarem o ar, produzem uma corrente de vento que, em contato com a pele, provoca uma troca de calor, donde resulta a agradável sensação de arrefecimento. 

E assim, sem pensar que o ventilador poderia estar a levantar a  do ambiente, nada favorável à saúde, o tempo vai passando, passando… devagar.


Claro, que num dia muito quente, para quem gosta de temperaturas menos altas, não significa que deva ficar dentro de casa, com a ventoinha. 

Há sempre formas de não derreter nas ruas tórridas da Lisboa como hoje:
- Tomar o pequeno almoço, a meio da manhã, nos becos estreitos de bairros antigos onde os mouros do norte de África construíram prédios muito próximos a fim de  lhes garantirem sombra quando a temperatura subisse.

Rua do Vale @cultuga

- Substituir o café-da-manhã e o almoço por um brunch e desfrutar de belíssimas vistas sobre a capital num dos muitos bares - terraço panorâmicos 

Ferroviário - R. de Santa Apolónia,59

- Comer uma bola de Berlim, deitada na areia de qualquer linda praia portuguesa. 
(A receita veio de uma família judia que fugiu da Alemanha para Portugal. Com o calor, as praias de Lisboa ficavam cheias de refugiados judeus onde as comiam)


- Experimentar um gelado de pastel de nata, uma bolinha de vinho do Porto, um gelado de ovos moles, numa gelataria 

Fundada pelo italiano Luca Giovanni em 1933, quando ainda não havia gelados em Lisboa


- Saborear uma queijada e um travesseiro (cara e coroa da doçaria sintrense) numa das "Casa Piriquita" em Sintra, local escolhido no Século XIX pela realeza e pela burguesia para fugir ao calor dos verões lisboetas.

Cais do Ginjal, Almada

- Assistir a um dos mais bonitos pôr-do-sol, no Ginjal (há vários outros sítios) donde se pode, também, obter uma das melhores vistas da cidade de Lisboa. 

Os dias são mais pequenos - hoje o comprimento do dia é de 13h 31m; no passado dia 14 era de 13h 41m. A noite vai ficando mais noite, a temperatura vai baixar e as pás da ventoinha já não irão precisar de fazer mais vento



Imagens Google

terça-feira, 15 de agosto de 2023

IN MEMORIAM


Pinterest


Em agradecimento ao seu autor faço, também, a transcrição do comunicado:


    SPDV - Nota de pesar - 14 de agosto de 2023

Comunicamos a triste notícia do falecimento do ex-presidente da SPDV e nosso colega Dr. Cirne de Castro
Partilhamos o texto do atual presidente da SPDV, Professor Dr. Paulo Filipe. Fazemos dele a nossa homenagem.

      In memoriam

    É com pesar e respeito que relembramos a vida e a obra de Cirne de Castro, uma figura notável da Dermatologia, Fotobiologia e Ensino Médico. A sua dedicação incansável e o seu compromisso com a Dermatologia deixam marca indelével.

   Cirne de Castro, ao longo da sua carreira, exerceu com excelência múltiplas funções, servindo como Diretor do Serviço de Dermatologia do Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Norte e como Presidente da SPDV. A sua liderança fortaleceu a posição da SPDV como sociedade científica quer a nível nacional quer internacionalmente.

    Uma das áreas em que Cirne de Castro fez contribuições notáveis foi a Fotobiologia. O seu trabalho teve implicações práticas na compreensão da PUVAterapia e de seus efeitos adversos, incluindo os oculares.

   Também se destacou como um educador exemplar. Ele dedicou tempo e energia consideráveis na orientação e formação de inúmeros internos e estudantes de medicina, compartilhando o seu vasto conhecimento e experiência.

   Cirne de Castro deixa um rasto duradouro no campo da Dermatologia que continuará a influenciar os profissionais que com ele conviveram mais de perto, entre os quais me incluo.

   Enquanto lamentamos a sua partida, também celebramos a vida de Cirne de Castro e o seu contributo para a Dermatologia nacional. Que a sua memória continue a inspirar todas e todos aqueles que buscam excelência na Dermatologia.



Obrigada, Professor Paulo Filipe

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

4 DE AGOSTO 2023

Capela de São Jerónimo /Ermida de São Jerónimo / Ermida do Restelo, estilo manuelino, freguesia de Belém, Lisboa. Está classificada como Monumento Nacional desde 1943. 



Antes, pensava que, quando fossemos mais velhos, lá iríamos ter, como todos, os  achaques próprios da idade. Agora, muitas vezes, recordo aquela canção de Marie-José "Bom dia, tristeza", porque esta doença tende a isolar-nos dos outros e os amigos, talvez como autodefesa, visitam-nos menos. É triste ver uma pessoa apagar-se lentamente
Mas retifico, em parte, o que acabei de expressar (embora um acontecimento não substitua o outro). É que, exactamente hoje, dia 4 de Agosto de 2023, o Papa Francisco está aqui , em Lisboa, entre uma alegre e colorida multidão, para que "a alma não deixe de sorrir".