Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 15 de agosto de 2023

IN MEMORIAM


Pinterest


Em agradecimento ao seu autor faço, também, a transcrição do comunicado:


    SPDV - Nota de pesar - 14 de agosto de 2023

Comunicamos a triste notícia do falecimento do ex-presidente da SPDV e nosso colega Dr. Cirne de Castro
Partilhamos o texto do atual presidente da SPDV, Professor Dr. Paulo Filipe. Fazemos dele a nossa homenagem.

      In memoriam

    É com pesar e respeito que relembramos a vida e a obra de Cirne de Castro, uma figura notável da Dermatologia, Fotobiologia e Ensino Médico. A sua dedicação incansável e o seu compromisso com a Dermatologia deixam marca indelével.

   Cirne de Castro, ao longo da sua carreira, exerceu com excelência múltiplas funções, servindo como Diretor do Serviço de Dermatologia do Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Norte e como Presidente da SPDV. A sua liderança fortaleceu a posição da SPDV como sociedade científica quer a nível nacional quer internacionalmente.

    Uma das áreas em que Cirne de Castro fez contribuições notáveis foi a Fotobiologia. O seu trabalho teve implicações práticas na compreensão da PUVAterapia e de seus efeitos adversos, incluindo os oculares.

   Também se destacou como um educador exemplar. Ele dedicou tempo e energia consideráveis na orientação e formação de inúmeros internos e estudantes de medicina, compartilhando o seu vasto conhecimento e experiência.

   Cirne de Castro deixa um rasto duradouro no campo da Dermatologia que continuará a influenciar os profissionais que com ele conviveram mais de perto, entre os quais me incluo.

   Enquanto lamentamos a sua partida, também celebramos a vida de Cirne de Castro e o seu contributo para a Dermatologia nacional. Que a sua memória continue a inspirar todas e todos aqueles que buscam excelência na Dermatologia.



Obrigada, Professor Paulo Filipe

2 comentários:

  1. Querida Teresa, abraço-a com enorme carinho, recordando o excelente conversador com quem tive o privilégio de fazer um cruzeiro, já la vão 15 anos. Ana

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Ana. Na verdade, não é todos os dias que se encontra uma amizade tão estável, à distancia. Aconteceu, muito naturalmente, no “aqui estou eu” respeitando as ideias, a postura e as convicções de cada uma. Mas, sobretudo, porque a Ana tem o poder de fazer uma pessoa melhor ao evidenciar-lhe, apenas, as qualidades. Infelizmente, algumas instalações do nosso porto seguro estão a desintegrar-se. Haverá mesmo um outro encontro?
    Abraço
    Teresa

    ResponderEliminar