ANO 66 - BRINCOS de PLÁSTICO de PACO RABBANE / ANO 67 -RELÓGIOS FLUORESCENTES E ANEIS BRILHANTES-
Pode dizer-se que a década de 60 passou por duas etapas distintas: a de 60/65, caracterizada por um certo idealismo, luta pelo povo, realização
de projectos culturais e ideológicos, literatura beat e a de 65/69 (8), manifestada pela revolução sexual, protestos
juvenis contra os governos, experiência de drogas - os Beatles trocaram as doces melodias por letras surreais e letras
distorcidas.
A imagem de rebeldia associada aos jovens de blusão de couro,“penacho” e jeans, motos ou lambretas,
como James Dean e Marlon Brando passou a ter outros ídolos de influência para o
uso de calças cigarette.
Com o sucesso do rock-and-roll,
Elvis Presley foi o maior símbolo do
início da época
O filme “O Acossado” abriu as portas da Nouvelle Vague. O figurino dos personagens lançou a moda dos anos 60. Jean Seberg é idolatrada pelos jovens críticos, com novas e descontraídas roupas, cabelo curto, ar ora grave ora descomprometido, imagem de elegância feminina liberta e fresca.
GIVENCHY
Algumas personalidades de características diferentes como Natalie Wood, Audrey Hepburn, Anouk Aimée,
Twiggy, Jean Shrimpton, Veruschka, Joan Baez, Catherine
Deneuve, Brigitte Bardot, Françoise Dorléac, Marianne Faithfull e Françoise Hardy passaram a ser as novas influências na
atitude e, consequentemente, na moda.
CATHERINE DENEUVE e JEAN SHRIMPTON
EM 63, Úrsula Andress
faz sucesso com o célebre bikini branco no filme “007 contra o Satânico Dr. No".
Vidal Sasson criou um novo corte de
cabelo, o geométrico de cinco pontos “cabelo tigelinha”, também conhecido como Pageboy.
Em Milão, uma pequena empresa de malhas que já tinha iniciado a atividade em 1958, ganhou maior visibilidade e começou a experimentar o rayon-viscose; porem, foi um vestido chique tricotado em algodão, tipo hippy no final de 60, que deu fama à empresa.
A camisola canelada e justa esteve muito na moda, assim como os motivos de xadrez e pied-de-poule.
Em Milão, uma pequena empresa de malhas que já tinha iniciado a atividade em 1958, ganhou maior visibilidade e começou a experimentar o rayon-viscose; porem, foi um vestido chique tricotado em algodão, tipo hippy no final de 60, que deu fama à empresa.
A camisola canelada e justa esteve muito na moda, assim como os motivos de xadrez e pied-de-poule.
Lançamento da calça Saint-Tropez, de cintura baixa que
deixava as mulheres com o umbigo de fora.
Em 64, o designer Rudi Gernreich lança o topless, dispensando a parte de cima do bikini.
Em 64, o designer Rudi Gernreich lança o topless, dispensando a parte de cima do bikini.
O fordismo instalou a era do automóvel; a pesquisa científica traduziu-se em aplicações tecnológicas ao alcance de todos através de estratégias de marketing e economia de escala e Lichtenstein encontrou para isso todas as magias do saber.
Em 65 o estilista francês André Courrèges operou uma verdadeira revolução na moda com a sua colecção de roupas de linhas rectas, minissaias, botas brancas, roupas com materiais sintéticos, plásticos e cores metálicas. Inicialmente, as botas brancas traziam uma referência espacial ao futurismo e à modernidade e a sua colecção entrou para a história da moda com o nome de “space age”.
A moda jovem masculina teve a influência dos Beatles -
colarinhos à Pierre Cardin, cabelos com franja, gravata, casaco, silhueta
ajustada.
Modernismo. Jaquetão curto de pescador. Casaco de Mao
"Se a década de 60 foi a década de transição do séc. 20, 1965 foi o ano de transição da década de 60"- Eric Hobsbaun
"Se a década de 60 foi a década de transição do séc. 20, 1965 foi o ano de transição da década de 60"- Eric Hobsbaun
Em 66, a minissaia agita a moda e muda os hábitos, difundida
pela estilista Mary Quant através de
Twiggy, magra, olhos grandes, cabelos curtos, cílios pintados com rímel e
delineador e meias coloridas. Foi o primeiro modelo a tornar-se um ídolo de
massas.
Moda jovem, alegre, andrógena, de óculos grandes, em
movimento, desenhos psicadélicos inspirados em elementos da Art Nouveau do Oriente e do Egipto
Antigo, romântico ou geométrico.
E assim, por influência da arte, os desenhos de bolinhas, riscas,
flores e frutos, foram substituídos.
Yves Saint Laurent apresenta pela primeira vez o smoking
feminino, com uma blusa transparente e uma calça masculina passando o traje a
desfilar desde então, em todas as coleções do estilista.
O unissex ganhou força com os jeans, as camisas sem gola e os tecidos floridos para homens. A mulher vestia roupa tradicionalmente masculina pela primeira vez.
O unissex ganhou força com os jeans, as camisas sem gola e os tecidos floridos para homens. A mulher vestia roupa tradicionalmente masculina pela primeira vez.
Inspirado pela amizade com Andy Warhol, criou a coleção Pop
Art Look
Saint Laurent cria o jaquetão curto e a coleção sahariennes (safari) atualizações de tendências de rua e o vestido- tubo inspirado nos quadros neoplasticistas de Mondrian.
Roupas inspiradas na Arte:
Saint Laurent cria o jaquetão curto e a coleção sahariennes (safari) atualizações de tendências de rua e o vestido- tubo inspirado nos quadros neoplasticistas de Mondrian.
Roupas inspiradas na Arte:
YVES SAINT LAURENT/MONET e BONARD - SANIT LAURENTe BRAQUE
SAINT-LAURENT - MONDRIAN/POLIAKOFF/UNGARO
Em 67, cerca de 10.000 hippies, na sua maioria com menos de 30 anos, juntam-se pacificamente no Central Park em Nova Yorque. Na Califórnia, 50.000 de cabelos compridos e flores reúnem-se à volta de atrações como The Birds e The Mamas and the Papas, num Festival Pop Internacional. S. Francisco era agora o reduto jovem mundial, berço do movimento hippie que pregava a paz e o amor através do women’s lib, flower, black and gay power. Ao conjunto destas manifestações pelo mundo, chamou-se contracultura - um outro tipo de vida underground, de cabelos compridos, roupas coloridas, descalços, drogas, música, misticismo oriental. As mulheres usavam saias compridas e fitas no cabelo.
Paco Rabanne experimentou alumínio como matéria- prima em botões e bijuteria e Pucci desenhou lindos estampados psicadélicos.
A
linha trapézio foi usada ao longo da década por Courrèges, Yves Saint Laurent, Pucci, Paco Rabanne e Mary Quant.
A
alta-costura perdia terreno e as
boutiques prêt-à-porter de luxo multiplicavam-se pelo mundo…
Em 69, cerca de 500.000 pessoas vivem três dias de prazer à
chuva e à fome no Festival de Música e Arte de Woodstock e mais tarde acontece a grande manifestação pacífica em Washington, exigindo o fim da guerra do
Vietname.