Número total de visualizações de páginas

domingo, 22 de dezembro de 2013

SOLSTÍCIO DE INVERNO E TRADIÇÕES



Hoje é Solstício de Inverno no hemisfério norte e de Verão no hemisfério sul, quando o sol atinge a zona mais baixa no horizonte.
No norte, a noite de 21 de Dezembro (ou 22) é a mais longa do ano e a partir desta data os dias começam a crescer até á chegada do dia mais longo, no Solstício de Verão.
O solstício de Inverno ocorre quando o Sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do Equador.
No hemisfério sul acontece a 21 de Junho.

Solsticio de Inverno 2013 em Portugal 



Praia da Ursa (litoral sintrense) no solstício de Inverno

As festas pagãs, que tradicionalmente se faziam para comemorar o solstício  de Inverno e honrar o sol, terão sido associadas ao Natal a partir do século IV, uma festa cristã que assinala o nascimento de Jesus. 
Segundo alguns, monumentos como Stonehenge eram construídos de forma a estarem orientados para o pôr do sol no solstício de Inverno e nascer do sol no solstício de Verão.
Certos pagãos queimam uma tora tradicional para dar força ao sol.




Arthur Pendragon, anteriormente conhecido como John Rothwell, participa nas cerimónias desta manhã
Assistindo às cerimônias druidas em Stonehenge


Em Portugal existe ainda uma tradição que se mantém na zona de Bragança, a dos  caretos ou "festa dos rapazes", associada também ao solstício de Inverno. 


A ESTE - Estação Teatral - desenvolve a sua última criação em torno do Careto e da tradição mascarada transmontana das festas de Inverno - Eles tapam o rosto com máscaras de lata ou de madeira”.

E porque sou defensora das tradições, dou relevo à iniciativa.

É um espectáculo que foi criado em co-produção com o Teatro Municipal de Bragança e o apoio do Município do Fundão.

Agenda e resenha do espectáculo

«Quando a véspera se veste de dia derradeiro e o que era para acontecer afinal já não foi. Foi o que foi, e não haverá mais nada. Alguma coisa morreu por ali, depois de tantos e tantos anúncios, prenúncios, agoiros, recados. Quando a vida é movimento, em terra que está parada, feita de gente desencontrada, abandonada, angustiada ou sepultada viva – mas onde os sonhos não deixam de perpassar pela ténue fímbria que faz revelar uma esperança que nunca morre.
Uma aldeia transmontana perdida por aí.
Tem milénios de tradição, uma vida a desalmar e uma estrada mesmo ali ao lado. Sentido onde regressar parece ser viagem em contramão. Entre manter a sua cultura e ceder ao turismo fácil, algo parece irreversivelmente destinado a não ter mais interior.
Os rapazes livres "chocalham" as raparigas solteiras, poem-se eléctricos com os seus fatos, o mundo fica às avessas, a aldeia purga-se de anos cada vez mais difíceis, o vinho faz retardar as coisas e estas vão-se, revelando, mostrando, lentamente, com toda a força que a simplicidade tem, atrás de máscaras “medonhas”. Até que todos caiam para o lado, morram, fiquem ali, prostrados no chão, como estrelas que se extinguem nesse sempre incompreensível espaço sideral.
Tal como a própria festa que acaba. Festa de iniciação que acaba… para sempre.
O que é feito desses moços com a vida pela frente e a morte atrás das costas? Partiram? Morreram? Andam somente por aí? Regressaram?
(…)
Texto publicado por Hengerinaques

Tem apresentações agendadas entre 4 e 7 de Dezembro em Bragança e 12 a 22 de Dezembro no Fundão.


O Inverno é a estação mais fria


Alguns meteorologistas preveem que o inverno de 2013-2014 na Europa vai ser o mais frio dos últimos 100 anos!
As temperaturas mais baixas serão registadas durante os meses de Janeiro e Fevereiro.
Parece que só mesmo em Abril é que o sol poderá começar a aquecer.
Para quem precisa ainda de completar o guarda-fato, elementos da colecção Aganovich e Prada…
.





Imagens




Sem comentários:

Enviar um comentário