Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 11 de maio de 2015

FRAGMENTOS DE ROTAS DE CRUZEIROS - O MAR


A voz do mar sussurra, clama, murmura, convida a alma a vaguear, perde-se em labirintos de contemplação interior, é sensual, envolve o corpo num enorme abraço!
Olhar o mar é quase uma oração que não é para qualquer um, penso. 





No Porto Grande da iha de S. Vicente, em Cabo Verde, encruzilhada de barcos de várias origens, centro das principais rotas de navegação através do Atlântico, ancorou também o Island Escape que permitiu apreciar as belíssimas praias de água tépida e cristalina, a pitoresca cidade do Mindelo encaixada entre o mar e um agreste maciço rochoso, o espectacular panorama da ilha vulcânica de Santo Antão e o Ilhéu dos Pássaros, considerado o ponto mais ocidental de África, com o seu farol Dom Luiz I, frente á ilha de S. Vicente, cercado pelo mesmo mar de águas mornas.


As águas do mar do Forte de S. Marcelo, S. Salvador da Baia, de planta circular, inspirado no Castelo de Santo Ângelo  (Itália) e na Torre do Bugio  (Portugal), não são de um azul transparente mas de um verde forte devido à fusão com o céu azul.
A coloração é causada principalmente por várias partículas minerais ou orgânicas, em suspensão na água. A matéria orgânica decomposta produz um pigmento amarelo que, misturado com a luz, faz o mar parecer verde-azulado ou verde.

No alto mar
A luz escorre
Lisa sobre a água.
Planície infinita
Que ninguém habita.
O Sol brilha enorme
Sem que ninguém forme
Gestos na sua luz.
...
Sophia de Mello Breyner Andresen

O pescador do mar alto
Vem contente de pescar.
Se prometo, sempre falto:
Receio não agradar.
Fernando Pessoa



Deitada numa das várias espreguiçadeiras que circundam o amplo deck, com as pernas elevadas, é bom estar no meio do mar, no mar planura fabulosa, que parece muito mais perto do que na realidade está
O mar, no oceano abertoé puro e claro.
A partir de uma certa profundidade, as cores começam a ser absorvidas - a vemelha aos seis metros, a amarela aos quinze e abaixo de mais ou menos 30, toda a luz parece de um azul monocromático, sem sombras.

Bem perto do arquipélago Fernando de Noronha, o mar é tranquilo e límpido. Avistam-se praias de areia branca de formas e dimensões diversas, alguma vegetação nos declives, um porto de abrigo para embarcações de recreio, um verdadeiro paraíso...



O sol, subindo acima do horizonte, vem iluminar o Costa Fortuna, no Mar Mediterrâneo, a caminho de Nápoles.
Formado a partir das águas do Oceano Atlântico, o Mar Mediterrâneo não é um mar calmo, embora seja muito raro ver ondas de 5 metros. Integra a categoria de mar interior, o maior do planeta e a salinidade aumenta à medida que nos afastamos do estreito de Gibraltar, tornando a água mais densa.
Ao longo da costa da Toscana, o paraíso natural tem mar cristalino com tons diferentes de azul que banham lindas praias entre penhascos.


À noite, o azul "Mar da Madeira", visto do Costa Fortuna parece fazer parte do quadro dum OVNI em forma de barco ou um pouco da beleza que há na tisteza dos quadros de marinha de António Machado.



1 comentário:

  1. Ói Tina
    Transcrevo o teu comentário relativo à mensagem "TRAJECTOS DE CRUZEIRO - MAR", porque quando tento publicá-lo diz que não é possível por não existir...
    "Que bem!
    É muito belo este poema da Sophia!"
    E uma avaliação de "aprovado" tem que ser publicada...
    Jinho

    ResponderEliminar