Número total de visualizações de páginas

domingo, 24 de maio de 2015

"HOJE O MUNDO É VERMELHO"



Apesar de ser considerado o desporto mais popular do mundo e de a actividade mais antiga que se assemelha ao futebol moderno datar dos séculos III e II a. C. (dados baseados num manual de exercícios correspondentes à dinastia Han, antiga China), não fazia parte da minha expressão cultural.
Nem mesmo, penso, da expressão da maior parte das mulheres pois, sendo considerado essencialmente um desporto para homens, nem permitia o ingresso feminino.
O primeiro jogo feminino com regras de futebol ocorreu em Glasgow no ano de 1892. Proibido em Inglaterra de 1921 a 1969 (não noutros países), o primeiro encontro internacional de selecções só aconteceu em 1972.
E, actualmente, segundo uma pesquisa realizada pela FIFA, existem cerca de 26 milhões de jogadoras no mundo (1 para cada 10 jogadores).


Mas a Seleção Nacional Portuguesa fazia parte do Campeonato do Mundo de 1966. 
E Eusébio ajudou-a a alcançar um injusto terceiro lugar (lembro-me de muita imprensa ter divulgado o “roubo” do primeiro, pela Inglaterra), foi o maior marcador da competição, recebeu a Bota de Ouro e a Bola de Bronze.

E Eusébio era do Benfica

E o Benfica passou a ser o meu Clube preferido …

E ontem o Benfica foi campeão nacional pela 33ª vez …


José Rosa Rodrigues, um dos fundadores do então Sport Lisboa em 28 de Fevereiro de 1904, foi o primeiro Presidente.


As estimativas em relação ao número de adeptos apontam para cerca de 14 milhões espalhados por todo o mundo (confirmado pela FIFA na revista The Weekly em Fevereiro 2014)…

Era o clube dos emigrantes. Penso que continuará maioritariamente a sê-lo.  
É, também por isso (além da magia de Eusébio), que gosto de me juntar a eles. As minhas melhores amigas de infância andam por lá. E o mesmo acontece aos jovens de agora …


“Hoje o mundo é vermelho
É indiscutível, o Benfica é o maior clube nacional e as imagens da festa dos benfiquistas emigrantes em todas as partes do mundo fazem crer que o Benfica não só é o clube com mais adeptos em Portugal, a avalancha de emigrantes que nos últimos anos tem deixado Portugal tem feito também do Benfica um dos clubes com mais adeptos em todo o mundo. Em Londres, Paris, Bruxelas, Luanda, São Paulo e um pouco em cada país do mundo se festejou a vitória do Benfica. E se as imagens da festa dos benfiquistas pelo mundo servem para alguma coisa, servem para constatar o enorme número de portugueses por todo o mundo.
É, também, no futebol que essas pessoas encontram um pouco de Portugal. Por mais longe que se encontrem, o futebol leva-lhes um pouco da nossa idiossincrasia enquanto portugueses, que – nunca escondemos – gostamos de futebol.
Onde quer que haja um português há o cheiro a bacalhau salgado, um galo de Barcelos e um cachecol do Benfica. Mesmo que sejamos de outras cores clubísticas, como eu, estas festas têm a capacidade de aproximar os emigrantes com este pequeno triângulo a que chamamos de Portugal.
Façam a festa, emigrantes. Celebrem Portugal!
André Vinagre


 Macau                                               New Jersey

 Luxemburgo                                              FALOP


Imagens Google

Sem comentários:

Enviar um comentário