Número total de visualizações de páginas

sábado, 20 de outubro de 2018

DISPARIDADES


Sob a égide das Nações Unidas celebrou-se no dia 17 de Outubro o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.


Porque é um tema que em Portugal (e em todo o mundo) continua marcante, quero deixar expressa a minha solidariedade para com as palavras do Presidente da República num debate sobre o assunto na Fundação Calouste Gulbenkian: “É uma vergonha nacional sermos, em 2017 e agora já em 2018, das sociedades mais desiguais e com tão elevado risco de pobreza na Europa. Eu tenho vergonha”.


Na verdade, Portugal surge em 11.º lugar numa lista de 26 Estados segundo dados disponíveis relativos a 2017 e que constam do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento das Famílias realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Cerca de um quarto da população portuguesa (23,3%) está "em risco de pobreza ou exclusão". A confirmá-lo, há investigadores que acompanham, em Lisboa, um grupo de pessoas em situação de pobreza e que defendem “ser necessária uma mudança forçosa de paradigma para a combater”
Segundo o padre Jardim Moreira, “mais de 1 milhão de portugueses têm emprego mas são pobres. ”Existem pobres que continuam pobres, mesmo depois de arranjarem emprego"



Porém...
"O número de pessoas com um património avaliado em mais de um milhão de dólares cresceu no ano passado em Portugal. Hoje são quase 100  mil."(EXAME, 18.10.2018)

De acordo com o Global Wealth Report divulgado  pelo Credit Suisse, entre 2017 e 2018, o número de pessoas no País com um património avaliado em mais de um milhão de dólares cresceu 38,2% (passou de 68 mil para 94 mil milionários). O documento diz também que há, em Portugal, 13 pessoas com uma riqueza superior a 500 milhões de dólares e 120 com património variável entre 100 a 500 milhões de dólares. 
As tabelas que serviram de base para o relatório mostram que Portugal tem quase tantos milionários como a Arábia Saudita com o triplo da população portuguesa.


Também a revista Forbes refere que “há cada vez mais milionários em Portugal”. 
Maria Fernanda Amorim,  viúva de Américo Amorim, aparece na lista Forbes, a lista dos multimilionários

Maria Fernanda e Paula Amorim
Paula Amorim

Pergunta:
- Como é que os mais ricos têm agora mais dinheiro do que tinham então, com uma profundíssima crise económica e financeira pelo caminho? 
Resposta: ?


Durão Barroso (repetente) Paula Amorim e Isabel Mota vão estar no “clube secreto” de Bilderberg em Turim (128 convidados de 23 países)


Mensagem?
Muitas...

Imagens Google

Sem comentários:

Enviar um comentário