Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

MOMENTOS DA VIDA



A vida é feita de fases (infância, adolescência, idade adulta, velhice) e de momentos únicos experimentados ao longo dos anos.
Entre outros, podemos considerar:

Momentos ridículos
Quem, por falar demais, não meteu já os pés pelas mãos? Ou não se sentiu bobo relendo cartas de amor? Ou não esboçou um sorriso por ter “caído” num assunto de que nada percebia?
Ah! Se tivesse ficado calada em vez de ter respondido de cabeça quente, talvez…

Momentos nostálgicos
A nostalgia é um sentimento único que nos relaciona com o nosso mundo emocional. A memória, ao recordar uma determinada época pode envolver-nos numa infinidade de imagens, palavras, gestos ou sons do passado que não se repetem mais.
Acontece, por exemplo, quando já não temos Pais e continuamos a “vê-los sentados” esperando pela nossa chegada. É como o fim do dia…

Momentos de saudade
Enquanto a nostalgia é a ausência eterna de um momento, a saudade é a ausência provisória de alguém (Karina Perussi). A saudade faz parte da condição humana – vai e volta, ainda que de forma diferente; tem a capacidade de deixar apreciar o presente na esperança do dia de amanhã

Momentos especiais
Basta querer atentar nas cores das flores, no fulgor das estrelas, no verde das árvores, no fluir da água dos rios, na faixa colorida do arco-íris, no brilho do sol, na beleza de uma infinidade de lugares.
A mim este sol, estes prados, estas flores contentam-me. Fernando Pessoa

Momentos coloridos
Faz parte da vida viver com todas as cores embora, muitas vezes, a caneta insista em pintá-la apenas a preto e branco ou em tons de cinzento
Todos nós (uns mais do que outros) experimentámos já momentos de verde esperança, de rosa romântico, de azul tudo bem, de laranja criativo, de roxo misterioso, de vermelho apaixonado, de branco da paz interior, do amarelo optimista, descontraído e alegre, do castanho de luta contra as dificuldades, do bege passivo e sem atitude.  

Cada fase da vida tem as suas peculiaridades. 
Não direi que adoro a fase da vida em que me encontro. Menos saudável fisicamente do que a maioria das pessoas mas mentalmente alerta, tenho a vantagem de não precisar de chamar a atenção e a de desenvolver estratégias mais flexíveis, quer para enfrentar perdas, quer para encarar uma menor expectativa de esperança de vida.



Edith Piaf - La vie en rose


"Des yeux qui font baisser les miens
Un rire qui se perd sur sa bouche
Voilà le portrait sans retouches
De l'homme auquel j'appartiens

Quand il me prend dans ses bras
Il me parle tout bas
Je vois la vie en rose..."



Sem comentários:

Enviar um comentário