Número total de visualizações de páginas

sábado, 25 de maio de 2019

PARABÉNS, PORTUGAL


Castelo de Guimarães


Sabia que Portugal completou esta quinta-feira 840 anos
A Bula Papal Manifestis Probatum reconheceu Portugal como reino independente do Reino de Leão e Dom Afonso Henriques como o seu primeiro monarca a 23 de maio de 1179.

O Papa era a entidade suprema na época.

Este reconhecimento surge 36 anos depois do Tratado de Zamora, assinado a 5 de Outubro de 1143, data em que Afonso VII de Leão e Castela reconheceu  Portugal como reino e Dom Afonso Henriques como rei.
Todavia, o reconhecimento da Santa Sé só chegou ao fim de quase 40 anos, quando o Papa Alexandre III concedeu o estatuto desejado, uma espécie de confirmação do Tratado de Zamora. 

Dada em Latrão, por mão de Alberto, Cardeal presbítero e Chanceler da Santa Igreja Romana, a 10 das kalendas de Junho [23 de maio], indicção XI, ano M.C.LXX.VIIII da Encarnação do Senhor e XX do Pontificado do Papa Alexandre III  


O Manifestis Probatum - Bula emitida pelo Papa Alexandre III a 23 de maio de 1179  que  declarava o território como reino independente.
Mapa Ibérico
1 º Rei de Portugal, Dom Afonso Henriques


Parabéns, Portugal
Nesta hora de regozijo, urge não só recordar o tortuoso caminho que nos permitiu chegar aqui mas também relembrar que ainda há muito trabalho a fazer.
Álvaro Santos Pereira (economista)



Imagens Google

Sem comentários:

Enviar um comentário