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quarta-feira, 10 de julho de 2019

O CANTO DE PÁSSAROS NA MÚSICA (CLÁSSICA)


As aves, pelo seu comportamento, canto, beleza e cores, despertam a curiosidade e o interesse do ser humano para a descoberta de novos conhecimentos sobre elas
A actividade das aves varia ao longo do dia. A maior parte é mais activa no início da manhã, pouco antes de nascer do sol, quando começa a deixar os poleiros para se alimentar e no fim da tarde, quando tagarela e procurara,  de novo, comida para a noite.

Na sua origem, a música inspirou-se no som do vento, da água e no canto das aves. Hoje, continua a inspirar-se na natureza e são muitos os exemplos com temática ornitológica como:
- Le Chant des Oiseaux, Le Chant de l’Alouette e Le Chant du Rossigol de Clément Jannequin (c.1485-1558 1528)
Aves: todo um aviário
- La Poule, da colecção Nouvelles Suites de Pièces de Clavecin, publicada em 1728 por Jean-Philippe Rameau
 Ave: galinha
- O Concerto RV 428, nº 3 da colecção de seis concertos para flauta publicados em Amesterdão como op. 10 por Michel-Charles Le Cène
Ave: pintassilgo
- Le Coucou, a peça que abre o Livre de Pièces pour Clavecin publicado em 1735 por Louis-Claude Daquin (1694-1772), organista titular em algumas das mais prestigiadas igrejas de Paris como a catedral de Nôtre-Dame O seu inclui peças que evocam sons da natureza (“o cuco”, “os ventos em fúria”) e episódios pitorescos (“os prazeres da caça”). 
Ave: cuco
-The Lark Ascending, poema escrito por George Meredith em 1881, uma celebração do canto de uma cotovia que se ergue nos céus. Em Ralph Vaughan Williams (1872-1958) o poema de Meredith inspirou, em 1914, a composição de uma peça para violino e piano (mais tarde para violino e orquestra)
Ave: cotovia
- I Pini di Rom, poema sinfónico do compositor italiano Ottorino Respighi (1879-1936) é acompanhado num trecho por uma gravação do canto de aves. 
Aves: pomba, galinha, rouxinol e cuco
- Le Merle Noir, do ornitólogo Olivier Messiaen (1908-1992) para flauta e piano, uma peça que lhe foi encomendada pelo Conservatório de Paris
Ave: melro-preto
-Um “concerto para aves e orquestra”, do finlandês Einojuhani Rautavaara (1928-2016).
Aves: cotovia, cisne-bravo e outras

“As Quatro Estações” de Vivaldi, O Danúbio Azul, Sangue Vienense , Ensueño Op.15 Nº17, Polonese, Noturno Nº 1, Seenes That Are Brightest, Thieving Maglie, Sonata OP.27 Nº 2-2º Movimento (e muitas mais), também foram inspiradas nos diferentes cenários com os pássaros.



A Flauta Mágica Papageno / Papagena Duet recomposta numa colorida ária de pássaros de Mozart 
Ecológico, harmonioso, criativo, sublime, relaxante, belo, maravilhoso, excelente, são adjectivos utilizados pela crítica que ouve e vê o vídeo

Para Jacques Vielliard, autor dum trabalho feito em colibris, nestes animais existem núcleos cerebrais ligados ao canto. Todas estas regiões têm, nos tecidos, características distintas que permitem identificá-las nas suas diferentes espécies 

Quanto à evolução das outras aves canoras, há dúvidas sobre se existe  um antepassado comum, ou se, como defende  Erich Jarvisos diferentes animais aprenderam a cantar de forma independente. 

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