Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 26 de novembro de 2019

VIDEO POLÉMICO?

Nas palavras de quem me enviou este vídeo da Avé Maria, trata-se  uma relíquia de 1951. O tenor é  Mario Lanza, aos 38 anos de idade, que canta com um menino...
De ascendência italiana, Mario Lanza, pseudónimo de Alfred Arnold Cocozza, nasceu na Filadélfia, em 1921 e faleceu em Roma, em 1959. Fez grande sucesso na década de 40 e 50, sobretudo pela participação no cinema, apesar de ter feito só sete filmes 
Foi considerado o mais famoso tenor dos EUA durante toda a carreira e teve  vários cantores seus fãs, tanto clássicos como populares (Elviz PresleyPavarotti, por ex.) 
Enfrentou alguns problemas com o excesso de peso, consumo de álcool e barbitúricos. 


... Canta com um menino que é, nada mais nada menos,  do que Luciano Pavarotti.

Luciano Pavarotti, cantor lírico italiano, nasceu (1935) e faleceu (2007) em Modena, no norte de Itália. Era filho de  Fernando Pavarotti, padeiro em Modena e tenor amador numa pequena associação de coristas não profissionais, o “Crale Gloschino Rossi”, pois tinha uma enorme paixão pela música ópera e que transmitiu ao filho.
Antes de optar por uma efectiva carreira musical, Pavarotti dedicou-se, simultaneamente,  ao ensino de educação física / escolas primárias e ao estudo de canto, primeiro com o tenor Arrigo Pola e mais tarde, com o maestro Ettore Campogalliani.
Estreou-se com sucesso, em 1955, quando era membro do Corale Rossini, coral masculino de Modena e do qual o pai também fazia parte, como referido. Ganhou, então,  o Prémio Internacional Eisteddofd em Llandollen, Gales
Depois... depois, Luciano Pavarotti foi o tenor lírico que se tornou uma estrela mundial
Para comprovar que o cantor é um ícone universal, existem dois discos , um da banda sonora do filme, Pavarotti: Music From The Motion Picture e outro da nova colectânea de 3CDs, Pavarotti: The Greatest Hitsque. Ambos contêm música inédita e duetos com grandes estrelas que, segundo o artigo no blog Acronis Cyber Backup, “estes temas, gravados ao vivo nos concertos Pavarotti & Friends, a série de actuações beneficentes repletas de estrelas organizadas por Pavarotti na sua cidade natal de Modena, Itália, entre 1992 e 2003, são uma lembrança pungente da compaixão de Pavarotti, da sua humanidade e das relações duradouras que manteve com tantas estrelas do mundo do entretenimento" e, "nunca antes ou desde então, um cantor de ópera causou tanto impacto." 

A Ave Maria de Schubert tem sido muito discutida e, quanto a mim, de origem e evolução muito confusas.
Originalmente, o Avé Maria não foi escrito  para um texto vinculado à liturgia católica como hoje. Este hino à virgem pertencia a uma série de 7 canções ligadas a princesas, espadas e cavaleiros, em língua alemã, criado para piano e voz solo pelo compositor austríaco Franz Schubert para a obra literária "A Dama do Lago", de Walter Scott onde a protagonista Ellen Douglas pede à virgem para ser ajudada.
Bastante mais tarde, um desconhecido,  com as palavras de abertura e o refrão da música de Ellen, "Ave Maria", poderá ter adaptado a melodia de Schubert a um arranjo completo da oração católica tradicional Avé Maria. A versão latina agora usada tão frequentemente, terá dado origem ao equívoco de que foi Franz Schubert, originalmente, quem a escreveu. Passou, assim, de um carácter profano para o religioso.
Há vários arranjos instrumentais diferentes para a música de Gounod como violino e violão, quarteto de cordas, piano solo, violoncelo, trombones e cavaquinho.

E assim, ao longo dos séculos, o Avé Maria de Gounod / Bach tem sido cantado por cantores de diferentes estilos desde Alessandro Moreschi, Maria Callas, Luciano Pavarotti, José Carreras, Andrea  Bocelli, etc., etc.


Gounod                                                      Franz Schubert
Mario Lanza                                        Pavarotti








Fontes: 
Acronis Backup scales
Luciano Pavarotti – Wikipédia, a enciclopédia livre
Mario Lanza – Wikipédia, a enciclopédia livre
Mario Lanza Ave Maria 1951 – YouTube
Ave Maria (Bach/Gounod) – Wikipédia, a enciclopédia livre
El Ave María de Schubert… que no es un “Ave María”
Mario Lanza Ave Maria 1951
Regina Carvalho

Após ter terminado este post sobre personagens e tema do Video apresentado, encontrei o site https://www.boatos.org/entretenimento/mario-lanza-luciano-pavarotti-ave-maria.html, que desmente toda a informação sobre "o menino" do video acima referido.
Diz que a criança, não é nem poderia ser Pavarotti visto ele ter, nessa altura, uns 16 anos, ou seja, seria muito maior do que o menino do video. Depois, ainda neste artigo, através do blog Memórias Cinematográficas explica que se trata de Michael Collins, menino do coro dirigido por Philips Hayes e cuja voz é dobrada por Jacqueline Allen. Logo, conclui o artigo, Pavarotti nunca conheceu  Mario  Lanza nem contracenou com ele. 


Imagens Google

Sem comentários:

Enviar um comentário