Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 12 de novembro de 2019

DIA MUNDIAL DA BOLOTA


Todos os dias  são dias  de qualquer coisa e hoje, 10 de Novembro, além de ser véspera do dia de São Martinho (castanhas assadas e vinho ), é o Dia Mundial da Bolota.
Imagino que, tal como eu, muitas pessoas não sabem que o fruto do carvalho está tão relevado.
E foi a Escola Secundária Quinta das Palmeiras, da Covilhã, que criou esta data, celebrada pela primeira vez em 2009. Tem como finalidade consciencializar a população sobre a destruição da floresta autóctone em Portugal, constituída essencialmente por carvalhos, sobreiros e azinheiras e celebra-se, sobretudo, nas escolas com várias actividades criativas.

Há quem confunda bolotas com bugalhos mas são coisas bem diferentesA bolota é o fruto, um fruto seco, de uma só semente que permanece no seu interior e é constituída pela semente e pela  camada externa que protege a semente; os bugalhos não são frutos, mas estruturas que as plantas produzem em resposta a agressões externas.
Os tipos de bolotas e de bugalhos são diversos.


 Bugalhos

A utilização da Bolota da azinheira para a alimentação humana é referenciada através da escrita, pela primeira vez, por de Hesíodo, poeta grego do século VII a.C., na sua obra “Os Trabalhos e os Dias” .
Na Idade Média, de acordo com alguns dados arqueológicos de Portugal e Espanha, a Bolota era, antes da introdução do milho e da batata, um alimento base na alimentação europeia. Foram encontradas Bolotas torrificadas e mós de pedra que se pensa terem sido utilizadas para moer as Bolotas em moinhos manuais em Citânia de Briteiros, no concelho de Guimarães. (Alarcão-e-Silva, 2001). Também Estrabão, geógrafo e historiador romano (58 a.C. – 25 d.C.) se referiu ao povo Lusitano dizendo que “Na quarta parte do ano não se mantêm senão de Bolotas, que secas e trituradas, se moem para fazer pão, o qual pode guardar-se por muito tempo (…)” (Amorim, 1987).

A azinheira e a bolota
O  sobreiro e a bolota
O carvalho português e a bolota
 Carvalho-alvarinho e bolota (bologta - Querqus L.)
Bolota de carvalho-negral (Quercus pyrenaica) – madura
Bolota do carvalho-americano (Quercus rubra L.)

Um estudo feito pela ESB da Universidade Católica do Porto, concluiu que "a bebida de Bolota tem um potencial antioxidante muito superior ao que existe no mercado, quando comparado com alguns sumos à base frutos vermelhos, normalmente indicados como os melhores antioxidantes”.
Os frutos amadurecidos da azinheira , ao espalhar-se pelo solo sob a sua larga copa, servem directamente de pasto para suínos (Alentejo) influenciando a qualidade de carne de porco, especialmente enchidos.

Presentemente, devido os seus elevados teores de gordura e proteína, a Bolota, depois de seca e moída, continua  a ser utilizada para o fabrico de «pão». Faz parte da decoração em doces alentejanos e na heráldica municipal.
Tal como as castanhas, as bolotas podem comer-se cruas, assadas e aveladas.
Dar à bolota o lugar que merece, encarando este alimento como uma alternativa inevitável, é a aposta de Alfredo Sendim
E o que se pode fazer de bolota?

Quase tudo:
"Cerveja de bolota, licores de bolota, sopa de bolota, pão de bolota, bolachas de bolota, paté de bolota, hambúrgueres vegetais de bolota, café de bolota, bebidas frias de bolota, iogurte que utiliza a bolota como ingrediente…muita coisa e provavelmente poder-se-à fazer ainda mais".

 Pão de bolota
Tarte de limão com bolota



Fotos e pesquisa Google
Site dos Produtos Tradicionais (DGADR) e outros

Sem comentários:

Enviar um comentário