No dia 31 de Outubro, em
várias zonas do país e/ou certos bairros de Lisboa, crianças e
jovens vestidos de fantasia halloween tocam à campainha dos vizinhos
com bastante alarido e alguma insistência para pedir doces e dinheiro. Se os
donos da casa não lhes derem as guloseimas e forem apanhados de
surpresa entram para fazer travessuras. E se a porta não se lhes abre mesmo,
deixam escadas e patamares cheios de lixo, desde papel
higiénico “mascarado” a restos de alimentos e outros detritos no
género.
Porem, este ano…nada! Nem alarido, nem lixo, nem "pedintes". Desconheço o motivo mas gostei.
Tal como as celebrações da Páscoa e do Natal, o Halloween, segundo os historiadores, resultou da mistura de tradições de diferentes culturas, religiões e países. A festa é conhecida no mundo inteiro mas nem todos a festejam. Tem origem pagã há mais de 2 mil anos no povo celta, que existiu na Bretanha de 600 a.C. a 600 d.C. Comemorava o Ano Novo (Samhain) na data que consideramos 1 de Novembro e acreditava, que, na véspera, os espíritos andavam pela Terra assim como fadas, demónios e outras criaturas. Para não serem possuídos, os celtas, durante o festival, iluminavam as vilas e os caminhos com lanternas, faziam fogueiras, vestiam-se de branco e com fantasias de peles de animais, usavam máscaras e rostos macabros em nabos.
Ao longo dos tempos foram evoluindo por todo o mundo. Porem, o Dia das Bruxas/Halloween, apesar de não passar de um divertimento, ainda mantem os mitos e lendas que o caracterizam como cultos Satânicos, sacrifícios de gatos pretos e animais, mortos que saem à noite do túmulo, fantasmas que vagueiam pela Terra e outros. Bruxas, fantasmas, vampiros e monstros de vários tipos divertem-se uns com os outros pela noite dentro.
O legado de lendas da cultura Celta como as do Rei Arthur, Tristão e Isolda, The Jack-o-Lantern e outras, é, talvez, o ponto mais conhecido
As cores mais usadas na festa de Halloween são o
laranja, o preto e o roxo cujos significados que fazem a diferença na
noite dos santos.
Gosto das cores, não do Halloween…
No sec. XII, a Igreja Católica, para fazer frente a estas práticas pagãs, criou o feriado cristão do dia 1 de Novembro em honra de todos os santos, o Hallowmas (Dia de Todos-os-Santos). Porem, com o tempo as tradições misturaram-se, ficando o dia 31 de Outubro como o “All Hallow’s Eve” (e, mais tarde Halloween).
Halloween, uma tradição que não fez parte do meu tempo…