Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 29 de julho de 2022

OS AMIGOS SÃO COMO BALÕES


Hoje em dia os Amigos que ”se viram” para nos ver felizes, são raros. Todavia, eu  tenho a sorte de ter encontrado alguns em que a amizade continua a ser, desde os meus tempos remotos, um sinónimo de  afeição, simpatia , ternura, disponibilidade, um verdadeiro privilégio, quer nas horas sorridentes quer nas horas de mais ou menos lamúria. Eles fazem-nos ter a sensação de que estamos vivos e a sentir- mo- nos bem.

Há dias recebi um email de pessoas segurando balões. Porquê? - perguntei.
"Os amigos são como balões; uma vez que os deixas ir, não podes trazê-los de volta! Por isso, vou segurar-te bem forte para nunca te perder" - respondeu.
 

Eles são importantes, para o nosso desenvolvimento psíquico e social , em todas as fases da vida . Penso, no entanto, que é na adolescência que mais ajudam a construir a nossa identidade e a nossa própria imagem.

Aos persistentes, meus amigos de sempre, que neste pequeno/longo capítulo do livro que é a vida, me têm "mimado", quero agradecer. Eles fizeram, fazem e farão sempre parte da minha história; porque se preocupam comigo e valorizam, também, o poder da minha amizade.


Encerramento dos Jogos olímpicos de Barcelona em 1992

"Nenhum caminho é longo demais quando um amigo nos acompanha.” Desconhecido

Porém, mais recentemente, encontrei outro tipo de amigos – os que, ultrapassando querelas colegiais, se colocaram no lugar do outro, tratando-o com profissionalismo, respeito e até empatia.
Para eles, pela atitude, pelo sorriso diário sem mágoa nem rancores, aqui  deixarei brevemente, também, um enorme obrigada


terça-feira, 5 de julho de 2022

NESTE DIA 5 DE JULHO

 

Hoje, 5 de Julho, a Micá faz 93 anos.
Somos amigas desde os meus 17 anos. Foi minha professora e também minha colega. Veste mohair-angorá e não dispensa um romântico chapéu Cloché de algodão/linho ou tipo panamá (conforme a época), de cor bege. 
Lúcida, magra, sempre em movimento, diz já não andar por cá a fazer nada. Está indecisa entre continuar a viver sozinha ou procurar uma casa de Repouso.
Por agora, seleciona fotos e pequenas lembranças para devolver a quem com elas a mimou.
Abaixo, um desses retratos que os efeitos do tempo mal deixam reconhecer

Na sala do Café

Todos os dias, aí pelas 11 horas, os vários professores reuniam-se à volta da “mesinha de chá”,  enquanto esperavam pelo café de grãos moídos que, numa máquina de balão (dois vasos de vidro), se misturavam, pachorrentamente, com água a ferver, aquecida pelo fogo de uma lamparina. Para a cavaqueira do curto intervalo contribuíam, também, uns gulosos bolinhos - surpresa  da autoria de M.T. 



Mas hoje (não sei desde quando) também se celebra o dia do bikini.
(A Micá, que ainda vestiu fato de banho com saia, até vai achar graça quando souber, pois nunca o usou…)

O primeiro modelo foi desenhado e lançado pelo estilista francês Louis Réard, no ano de 1946. Todavia, apesar de o nome Bikini estar ligado  à ilha dos testes das bombas nucleares para que, quando surgisse,  tivesse um efeito bombástico, só se tornou popular nos anos 60.

Micheline Bernardini, ex-dançarina nascida em França no dia 1 de Dezembro de 1927 (94 anos), foi quem pousou com o primeiro bikini da história, embora algumas obras de arte do Império Romano mostrem mulheres a praticar desporto com ele vestidas.

Micheline Bernardini
Mosaico romano

A sociedade só conseguiu resistir-lhe até à revolucionária década de 60 , em que o cinema e a sua utilização pelas estrelas de Hollywood foi fundamental para se popularizar. 
Destaco, apenas, as que mais registadas ficaram no meu/ colectivo imaginário.

Brigitte Bardot - em Manina, a Garota de Bikini 
Marilyn Monroe, em bikini
Ursula Andressa em Dr. No
Sue Lyon, em Lolita
Raquel Welch em um milhão de anos, BC
Twiggy nos anos 60

Gettyímages

Actualmente há bikinis e mais bikinis, aceitação de todos os tipos de corpos, modelos desde o conservador ao minimalista - cuecas altas, maillots, trikinis, mini bikinis, micro bikinis. 
A homenagem a esta peça de vestuário contribuirá, com certeza, para que as lojas aumentem as vendas com promoções aproveitadas pelas  consumidoras .




Imagens Google