Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

"HOMENAGEM A ANTÓNIO FARIA DE VASCONCELOS "


Só hoje, dia 20.12.2022, encontrei, por acaso, esta noticia de Abril de 2019:

«Homenagem a António Sena Faria De Vasconcelos, que incluiu o Colóquio "Relembrar e Homenagear e Obra e Figura do Pedagogo Albicastrense António Sena Faria de Vasconcelos (1880-1939)", a apresentação de um livro e o descerrar de uma placa na casa onde nasceu.
Iniciativa organizada conjuntamente pela Câmara de Castelo Branco, Junta de Freguesia de Castelo Branco e Instituto Politécnico de Castelo Branco.»
IPCB - Politécnico de Castelo Branco

 

Casa onde nasceu Faria de Vasconcelos, atual Farmácia Grave

É de aplaudir a distinção do inegável mérito, ainda que tardiamente, do professor universitário, pedagogo internacional, ligado à corrente da “Escola Nova” / luta pela Ideia da importância da Educação e criador da Orientação Profissional no nosso País. 

Como um dos pioneiros, a nível mundial, do Movimento da Escola Nova, também chamada Escola Activa ou Progressiva, criou a sua escola de Bierges, na Bélgica, para pôr em prática os princípios daquele Movimento. As turmas estavam organizadas em classes móveis onde os alunos eram agrupados consoante os seus conhecimentos e capacidades. Colocados no centro do processo de construção do conhecimento, recebiam uma formação integral do ser humano baseada numa educação intelectual, aliada a uma educação moral e física.

Quando lhe foi atribuída a toponímia de uma pequena Rua do Beato, Celsa Quiroga Faria de Vasconcelos, sua segunda mulher, boliviana, enviou uma carta à edilidade lisboeta a solicitar “ uma artéria maior para o nome de seu falecido marido”, tendo a edilidade respondido que «Neste momento, não se vê possibilidade de satisfazer o pedido.»

Freguesia do Beato
(Planta: Sérgio Dias)

De facto, se Faria de Vasconcelos é um dos maiores nomes das Ciências da Educação e da Psicologia em Portugal da primeira metade do século XX, não se percebe porque é que a sua obra é muito mais conhecida no estrangeiro.
A maioria dos seus trabalhos, escritos originalmente em francês ou castelhano, nunca foram traduzidos para português, enquanto que, por ex., um dos seus livros foi distribuído por todos os professores bolivianos.

Para “quebrar o pesado silêncio que estranhamente caiu sobre uma figura tão grande, notável e séria de intelectual e cidadão” (Patrício, 2010), o Professor e Investigador José Ferreira Marques, propôs-se organizar as Obras Completas de Faria de Vasconcelos em em sete volumes e publicados pela Fundação Calouste Gulbenkian (Cerca de duzentos títulos entre livros, conferências, artigos, comunicações a congressos nacionais e internacionais).

Bacharel em Direito por pressão familiar, António Sena Faria De Vasconcelos Azevedo, era filho do juiz Luís Cândido Faria e Vasconcellos e da pianista Maria Rita Sena Bello Vasconcellos. Nasceu no ano de 1880, em Castelo Branco e morreu em Lisboa com, apenas, 59 anos. Além de ter deixado um notável legado como pedagogo de renome internacional, escritor e professor catedrático, deixou, também, a maior coreógrafa portuguesa do século XX, a filha Águeda Sena (1927-2019) que, tal como o Pai, " esteve sempre à frente do seu tempo."( na opinião da ballerina Isabel Santa Rosa)




O tema aqui focado é suficientemente curioso, envolvente e importante para poder ser conteúdo de qualquer bloguista. Porem, a minha motivação maior está relacionada com a genealogia, da qual faço, abaixo, um pequeno esquema.





Links
https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/126906/2/393387.pdf
https://www.ceied.ulusofona.pt/pt/coloquio-faria-de-vasconcelos-nos-meandros-do-movimento-da-escola-nova-pioneiro-da-educacao-do-futuro/
https://www.researchgate.net/publication/336574914_Faria_de_Vasconcelos_e_a_Escola_Nova_em_Portugal_do_self-government_a_educacao_cientifica
https://cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt/antonio-de-sena-de-faria-de-vasconcelos-82050
http://projectobame.blogspot.com/2017/04/faria-de-vasconcelos-escola-nova-parte-i.html
https://www.revistadadanca.com/agueda-sena-1927-2019-a-maior-coreografa-portuguesa-do-seculo-xx/
https://ria.ua.pt/bitstream/10773/6753/1/2006%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20intelectual%2C%20moral%20e%20f%C3%ADsica%20segundo%20Faria%20de%20Vasconcelos.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário