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domingo, 14 de maio de 2017

DIA 13 DE MAIO DE 2017



Apesar de a noite ser cada vez mais noite, não poderia deixar de assinalar (ainda que sucintamente) este dia 13 de Maio de 2017, tão cheio de acontecimentos para Portugal.

Se Salazar “soubesse”, acho que nem ficaria nada admirado por, afinal, depois de tantas convulsões, ninguém ter encontrado melhor procedimento do que a sua astuta e eficaz fórmula dos três F’s: Fátima (celebrações do Centenário das Aparições presididas pelo Papa Francisco); Futebol (vitória do Benfica) e o Fado / (Festival Eurovisão da Canção).




Portugal venceu, pela primeira vez, o Festival da Eurovisão disputado por 26 países. 
”Salvador amou pelos dois e a Europa amou com ele”, é a frase que hoje circula em toda a imprensa.

Com o tema, "Amar pelos dois", Portugal regressou à Eurovisão, após um ano de ausência, onde se estreou em 1964. Até agora, a melhor classificação portuguesa no concurso foi um sexto lugar em 1996, com a canção “O meu coração não tem cor”, interpretada por Lúcia Moniz. 






O Benfica conquistou um tetracampeonato nacional pela primeira vez em 113 anos de história. 
Video: Relato de todos os golos



O Benfica conquistou hoje o  título de campeão português de voleibol pela 7.ª vez




O Papa Francisco canonizou hoje, em Fátima, os beatos Jacinta e Francisco Marto, duas das três crianças que, em 1917, disseram ter assistido à “aparição” de Nossa Senhora.
Serão as primeiras crianças não mártires a ser elevadas à categoria de santos pela Igreja Católica.
A canonização teve lugar no início da missa que o papa concelebrou no altar do recinto e que marcou o ponto alto das comemorações do Centenário das Aparições da Cova da Iria.

O Papa diz que a visita a Fátima  “ultrapassou todas as expectativas” 


Curiosidades
Segundo o Observador de 11 de Maio, Portugal já estava em primeiro na sondagem Eurovisão sobre quem os seguidores queriam que vencesse o Festival da Canção. Às 12h45 de quinta-feira passada, a participação portuguesa tinha conquistado 13.645 pessoas (19% dos votos) - mais 3 mil do que as que apostavam na Itália, que surgia em segundo lugar com 14% dos votos.


Miguel Lambertini publicou vídeo no Youtube onde faz a sua versão da música do cantor português, imitando-lhe os tiques.

https://www.noticiasaominuto.com/desporto/792040/ganhar-os-dois-salvador-sobral-benfica-e-uma-pitada-de-fatima

"Portugal is in the midst of something remarkable" (revista britânica Monocle) e parece ter entrado no circuito dos países que importa conhecer. 
Espera-se, porém, que o actual  “estado de graça” não resulte apenas de uma tendência (ideia de efémero, limitado) porque nem tudo está assim tão excelente... 



Imagens Google
Videos Youtube

sábado, 13 de maio de 2017

PREFIRO AS JANELAS


Tanta porta fechada!
Ou apenas cerrada…
Guardarão desafios
Ou lugares vazios?
Passagens diferentes
Ou só divergentes?








Uma palavra-chave
Talvez as destrave.
Não adianta bater
Ninguém vai romper.
Sim, vou suplantar.
Já não quero entrar.


Prefiro as janelas
Com flores amarelas.
Sugam brisa da lua
Galgam pedras na rua
Velam sonhos nas frestas
E aparam arestas.





Imagens Google

segunda-feira, 8 de maio de 2017

ESCOLHI-AS PRA TI



"Mãe", o que é?
- Do latim (mater, -tris), é um substantivo feminino que, numa abordagem existencial, é "um ser que, sendo mulher, vê na modalidade de ser-mãe um componente indispensável ao seu ser-mulher e que, sendo-mãe, é cuidado, tempo e afectividade.“
- É saudade
- É ter uma razão de ser para o resto da vida
- É receber açucenas elegantes, crisântemos, calêndulas, gerberas, gipsofilas miudinhas, flores de jarmelo, rosas vermelhas e cravinas, enlaçados por um grande sorriso de contentamento.



- Gostas? Escolhi-as pra ti...



quinta-feira, 4 de maio de 2017

NULL



Null, latitude zero e longitude zero.




Null, latitude zero e longitude zero.

-




Null, latitude zero e longitude zero.





Imagens Google

quinta-feira, 6 de abril de 2017

CRIATIVIDADE



O Europa Criativa é o programa da União Europeia de apoio aos sectores cultural e criativo que,  com  a duração de 7 anos (2014 – 2020) e um orçamento de 1.4 mil milhões de Euros, substitui os programas Cultura (2007-2013), Media e Media Mundus.
A Comissão Europeia é responsável pela implementação do Programa e pela decisão de atribuição dos fundos comunitários. A Agência Executiva para a Educação, Audiovisual e Cultura (EACEA - Education, Audiovisual and Culture Executive Agency), é a entidade responsável pela gestão dos 2 subprogramas (MEDIA e Cultura) em nome e sob orientação e controlo da Comissão Europeia.

Lido um pouco em "diagonal", o programa parece orientado para um mercado produtivo industrial de design, audiovisual, cinema, publicidade e outros,  “destruindo”, consequentemente, as estruturas do sector cultural como o teatro, dança, museus ou artes visuais, pois são de uma enorme diversidade nos contextos antropológico-culturais onde estão integradas...

Um dos objectivos gerais do programa é garantir a salvaguarda e a promoção da diversidade cultural e linguística europeias.


Será que se fosse hoje, o Novo Acordo Ortográfico para tentar unificar a grafia e regras entre Portugal (e que países ?) poderia não ter acontecido?
A mim, não me aquece nem me arrefece porque o ignoro. E o mesmo se passa com os brasileiros, como se demonstra...
O Acordo, como se sabe, apresenta listas de palavras definindo quais os grafemas consonantizais que devem ser usados em casos de homofonia. E Singapura, entre outras, faz parte dos exemplos de distinção gráfica para as letras s, ss, c, ç e x em representação da sibilante "surdas". 
Escreve-se com s em todas as línguas que usam o mesmo alfabeto fonético - Singapore em inglês, Singapur em alemão - e até no próprio país, na língua oficial em malaio, excepto no Brasil, que se escreve Cingapura.

Porquê?

«Porque “não estamos alterando a grafia de uma palavra simples, mas de um nome próprio”; o que seria de uma senhora chamada de Cingapura? Teria que mudar o nome para Singapura apenas porque o Brasil assinou um acordo ortográfico?»

Poderá até deduzir-se que Cingapura não é o estado-cidade Singapura mas um qualquer outro lugar, talvez ainda por descobrir... 
Será que, por ex., tanto faz escrever Cinfães, terra portuguesa, com um C como com um S, (Sinfães)? Haveria os cinfanenses e os sinfanenses?





Deixando para lá esta problemática, o que eu quero mesmo destacar é a criatividade do cidadão/cidadã europeu (?) numa UE que tem tido tanta falta de ideias!











Imagens Google umas, e via e-mail, outras.

quinta-feira, 16 de março de 2017

INFERÊNCIA




E o sol cai
Pró poente
Indiferente
Sem um ai

E a vida é
Um conflito
Bem finito
Em maré

E o desdém
Sobranceiro
É certeiro
Pra quem?



quarta-feira, 15 de março de 2017

TEM ESPORAS E NÃO É CAVALEIRO



A estrada deserta, ladeada de uma beleza austera e fascinante, é só nossa. Há um silêncio no ar, interrompido apenas pelo barulho das rodas do carro.
Em frente, onde o céu parece tocar a terra, o largo horizonte rendilhado por pequenas elevações e copas de pinheiros, escondia um pinhal ancestral. Porque pode até já nem ter pinheiros - os incêndios, os “desvios”, as muitas lareiras da aldeia ...


O horizonte estende-se até onde alcança o olhar, símbolo do indefinido, do mistério, do mundo a descobrir, objecto de luz das lentes da máquina fotográfica.

Clic!



Bem lá no alto, antes de chegar ao habitual reduto cerdeirense, vê-se a antiga freguesia da Miuzela, local de gente que pertencia/era da grande tribo dos zoelas ou zelas do norte de Portugal e de Espanha.
Tem mercado mensal no 2.º Sábado de cada mês. Espero encontrar por lá um cesto em verga para lenha.



O relógio da torre faz soar as cinco da tarde. Abro a porta da varanda e sento-me num pequeno banco a desfrutar um inesperado calor solar. 
Houve um tempo em que achei aquele espaço suficientemente grande para fazer os “trabalhos de casa” da 3.ª classe, ao lado da prima M. !

- Olá, D. Tresinha. Então está por cá?
- É. De vez em quando venho arejar a casa (e as ideias). Novidades?
- Nenhumas. Crianças não nascem mais e os velhos, como vão morrendo, são poucos. Lembra-se da Sra M. E., ali do canto? E da Dra L. N.?
- Lembro-me muito bem. O que lhes aconteceu?
- Já as levaram para um Lar. É assim…
Até logo. Já cá volto. Vou ali fechar a nossa casa (Igreja).

E por momentos o eco do silêncio passou a preencher um vazio tranquilo.

CururuCururu

É um canto alegre!

"À meia-noite se levanta o francês,
sabe das horas e não sabe do mês,
tem esporas e não é cavaleiro,
tem serra e não é carpinteiro,
tem picão e não é pedreiro,
cava no chão e não acha dinheiro."


           

Porque canta o galo?
Porque canta a esta hora?
Porque canta sempre ao amanhecer?

Segundo um estudo, realizado por Tsuyoshi Shimmura e Takashi Yoshimura, da Universidade de Nagóia, publicado na revista americana "Current Biology", o canto do galo ao amanhecer "é controlado pelo ritmo circadiano" (uma espécie de relógio biológico). Regula a actividade de cada um dos galos segundo um ritmo próprio e define ainda quando é o momento oportuno para cantar.

Continuando a seguir a investigação ,Tsuyoshi Shimmura explica:
"A vocalização inata é comum à maior parte dos animais e cada espécie vocaliza de forma diferente. Essa  característica é regulada por um gene, cujo mecanismo se desconhece ainda. A equipa usou o canto do galo como modelo, por ter uma forma de vocalização inata" .
“Quando se juntam galos que não se conhecem, começam uma luta entre si”. “Depois de serem identificados os mais fortes, o combate diminui, continuando por vezes os melhor posicionados na hierarquia a provocar os outros com bicadas.”

Um novo estudo publicado na revista Scientific Reports mostra que o ciclo circadiano, diferente para cada galo, é submetido à hierarquia social e depende sempre do ritmo do galo líder - é ele que marca o passo do coro de vozes que se lhe seguem.
“Se o galo no topo da hierarquia for retirado do grupo, o que está em segundo lugar comporta-se como se fosse o primeiro”.

“Pensa-se que o canto do galo é também um modo de demarcação de território”. “Na experiência verificou-se que quando um galo era mantido sozinho, a frequência do canto ia decrescendo gradualmente até que deixava finalmente de cantar.”


Os investigadores japoneses verificaram ainda que os galos subordinados apresentavam uma frequência de canto voluntário inferior à dos dominantes, mas mudou quando se aplicaram estímulos externos. O efeito de estímulos luminosos e sonoros (o canto de outros galos) alterou o comportamento dos subordinados, que passaram a cantar como os seus superiores na hierarquia.
Anteriormente, outros cientistas teriam concluído que o canto do galo líder suprimia por completo o dos subordinados.

Durante o dia cantam para se imporem perante galos que cantam noutros lugares, a qualquer distância, chegando a  formar um coro de vários galos cantantes.

Foi uma fracção de tarde calma, soalheira e toada em linguagem de galo.
Esperamos que a noite, na sequência, seja menos rude do que a anterior.