Número total de visualizações de páginas

sábado, 13 de agosto de 2016

"REANIMAÇÃO"


Em 25.04.2014 ironizava eu aqui num poste com o titulo "ANTES DA PRIVATIZAÇÃO DO AR" perante as noticias, na altura, sobre "a privatização da água" julgando que, apesar de tudo, o imaginário continuasse a dominar o real por muito mais tempo.
Pois a ficção parece ter deixado de o ser como poderá ver-se no site:
Em 1686, o Parlamento inglês votou a "window tax" ("taxa das janelas"), imposto que vigorou no Reino Unido entre 1696 e 1851 e era constituído por duas parcelas - uma fixa e outra variável (esta última em função do número de janelas existentes no edifício).
Visto pela população como uma espécie de imposto sobre a luz e sobre o ar, muitos proprietários fecharam as janelas com tijolos para escapar da cobrança. Hoje, ainda ali existem edifícios classificados como "de especial interesse histórico" com as janelas tapadas.  
Em França, de 1798-1926, vigorou também um imposto semelhante sobre o número de lareiras.

O efeito é normalmente ilustrado por fotos de prédios com janelas desactivadas (em Edimburgo, todas as casas com pelo menos 7 janelas tinham que pagar imposto).
Curiosamente, Edimburgo é considerada a cidade mais assombrada da Europa com diversos tours sobre o tema, é berço do criador de Sherlock Holmes, Sir Arthur Conan Doyle e morada da famosa escritora J K Rowling, autora dos livros de Harry Potter.





Charles Dickens escreveu, a propósito, que a expressão "livre como o ar" se tinha tornado obsoleta porque desde a imposição da taxa "nem o ar nem a luz são grátis".








Para maior “justiça fiscal”, disse o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Fernando Rocha Andrade: 
- Vamos ter a nossa versão de “imposto sobre as janelas”.

O Governo resolveu alterar a fórmula de cálculo do Imposto Municipal de Imóveis (IMI) - tributar mais as casas com boa orientação solar (viradas para Sul) e aliviar aquelas que estão viradas a Norte- assim como agravar os impostos sobre as habitações com uma boa vista ou terraços.



Vamos então preparar-nos resignadamente para a "reanimação" do imposto sobre janelas... ou barricar-nos atrás do cimento/tijolos que as eliminará.


About These Ads
Outras imagens Google

Sem comentários:

Enviar um comentário