Número total de visualizações de páginas

domingo, 8 de março de 2015

DEVE HAVER DIA INTERNACIONAL DA MULHER?

Retrato
MANUEL RIBEIRO DE PAVIA,  Pintor Português Alentejano.

" Rosa de Guadalupe " A mulher e os artistas portugueses - Colecção particular

O homem pensa.
A mulher sonha.
Pensar é ter cérebro
Sonhar é ter na fronte uma auréola.
O homem é um oceano.
A mulher é um lago.
O oceano tem a pérola que embeleza. 
O lago tem a poesia que deslumbra. 
O homem é a águia que voa.
A mulher, o rouxinol que canta.
Voar é dominar o espaço. 
Cantar é conquistar a alma.
O homem tem um farol: a consciência. 
A mulher tem uma estrela: a esperança. 
O farol guia. 
A esperança salva. 
Enfim, o homem está colocado onde termina a terra. 
A mulher, onde começa o céu!
Victor Hugo


AS MULHERES têm sido, ao longo do tempo, as” deusas”, "musas" inspiradoras de poetas, pintores, escritores de textos literários e músicos.
Os poemas de Petrarca giravam em torno da figura de uma mulher - Laura é o tema central da obra; os trovadores cantavam para a senhora feudal ; Dante elevou até o céu a sua angelical dama Beatriz em" A Vida Nova"; nas canções de ícones da música como Bob Dylan, Tom Jobim, David Bowie, Elton John e Serge Gainsbourg, entre outros, elas foram as musas imortalizadas;
Jorge Ben Jor fez “Domingas” e provavelmente “Domingaz” e “Maria Domingas” para a mulher homónima, sua mulher; Gilberto Gil compôs duas das suas mais importantes canções para as duas mulheres mais importantes da sua vida - Flora e Drão; Caetano Veloso, dedicou “Irene” a uma irmã; Helena e Nelita inspiraram Vinicius de Moraes em “Garota de Ipanema” e “Minha Namorada”, respectivamente.
Como alguém disse, “Atrás de um grande cantor-poeta-compositor há sempre o nome de uma musa? Ou na frente de um a imagem de uma?”
Mulheres
Com fortuna                                          Ccom poder
 Sexy                                            No mundo corporativo

Deve haver O Dia da Mulher ?

SIM e NÃO

SIM, não só para nos lembrarmos do caminho percorrido já conquistado mas, sobretudo, porque ainda há muito para fazer em cada país, na dimensão da igualdade entre homens e mulheres.
Foi a partir dos movimentos feministas de 1970 que se tornaram possíveis várias mudanças relativas à sua posição social.
O homem passou a ter uma participação activa na criação dos filhos e o trabalho feminino, além de continuar com a maior parte das funções domésticas, ajuda a garantir, muitas vezes, a subsistência das famílias, sobretudo nos países menos desenvolvidos.
As mulheres participam cada vez mais no mundo da política, do desporto, da saúde, da engenharia … mas em Portugal ainda não há igualdade de oportunidades nas vagas para emprego; como profissional no mundo corporativo, a sua ascensão ainda se dá de forma gradual porque há pouco reconhecimento pelos resultados obtidos; os programas de ensino precisam de uma maior análise, de modo a eliminar os estereótipos e preconceitos da discriminação.
A África subsariana é uma zona sem progressos.
A lista de horrores na maioria dos regimes islâmicos como a Arábia Saudita, faz parte dum fundamentalismo que interpreta os ensinamentos do Corão a ferro e fogo. No Egipto, o islamismo é mais flexível e no deserto do Saara as mulheres são árabes emancipadas (cobrem-se porque têm as orelhas muito grandes). 
Omã é um país árabe e islâmico, mas quer fazer parte do mapa! 

O Dia Internacional da Mulher, a existir, deve servir para nos tornarmos mais conscientes da necessidade da solidariedade internacional, para refectir, fazer um balanço e anunciar medidas destinadas a corrigir muitas injustiças.
Mulheres
mulheres muçulmanas                                       Tuaregue- Mali
 Chador - Saara                                                     Somália

NÃOse o rosto da pobreza feminina na União Europeia continuar a sê-lo, se a violência doméstica não for controlada e combatida, se o dia, como em tantas outras datas comemorativas, for transformado em dia de marketing e comercialização de produtos.
Gostaria muito que já não precisasse de haver " dia internacinal da mulher" ... Talvez fosse sinal de que tinham sido adquiridos todos os direitos reivindicados desde há séculos (dede 1792- Mary Wollstonecraft)
Mulheres
A mais tatuada             A mais alta          A mais magra
Pobre e sofrida                            A mais velha
 Raínha                            Vítima de tráfico

E se no futuro só passasse a haver "O Dia Internacional do Homem"?
Sim, porque ele já existe - celebra-se a 19 de Novembro, desde 1999 - embora a maioria dos homens o desconheça, penso.

"Precisamos de inteligência, moderação, temperança, tolerância, capacidade de diálogo e de negociação. E aí as mulheres estão em vantagem. Por isso lhes faço este elogio.
Não é por acaso que a mulher está, lentamente, a tomar conta de todos os lugares que antes pertenciam aos homens
Estou convencido de que a evolução do ser humano se fará na direcção de uma diminuição dos níveis de agressividade e de força física característicos dos homens. Ou seja, antevejo uma humanidade mais feminina, embora sempre com diferenças entre homens e mulheres."
Gabriel Leite Mota 

E vinte retratos (serão cem ou mais), vão estar expostos a partir de domingo, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, numa homenagem às cientistas portuguesas, no dia em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.
Por Jornal i com Agência Lusa
publicado em 7 Mar 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário