Número total de visualizações de páginas

domingo, 23 de agosto de 2015

E ASSIM TEM SIDO O AGOSTO DE 2015...


Bailaricos, quermesse, churrascos, cortejos etnográficos, bandas de música, festivais internacionais, festivais nacionais de folclore com trajos coloridos, encontro de concertinas e bombos, Zés-Pereiras, gaiteiros e cabeçudos, fados de Coimbra, procissões solenes, romarias, feiras de artesanato, fogo-de-artifício, touradas e muito mais, são programas de todas as festas das aldeias de Portugal, por excelência no mês de Agosto.
Revivem-se tradições e costumes, há provas de gastronomia local e dá-se a conhecer o artesanato típico da região.

É um mês alegre e cheio de movimento devido, essencialmente, aos muitos emigrantes que ainda sentem a nostalgia do País em que nasceram.

E os pescadores saem, também, em procissão para o mar transportando andores com os seus santos em barcos enfeitados.


  Procissão do Mar - Ericeira. As traineiras iluminam a procissão. 

  
Na praça de touros de Aldeia da Ponte, concelho do Sabugal, uma edição do festival em que participam nove das aldeias com maior tradição na Capeia Arraiana.

Festejos em Arcozelo da Torre

"VII Feira de Tradições de Alvite",

Aldeia de Coja

Também eu, mais uma vez, viajei de Lisboa até à minha aldeia (na Beira Alta - região de que, particularmente, estou a falar) para a festa da Senhora do Monte.
E digo Festa porque não houve festas. 
Até nisso a minha terra é diferente. 
A gente nova, para ter um cheirinho delas teve que se deslocar à vizinha aldeia Miuzela.

Do programa fez parte:
- Dia 14 à noite, procissão das velas
- Dia 15 logo pela manhã, o “peditório” ao som de uma banda de música seguido da Santa Missa na Ermida de Nossa do Monte e música brejeira-a-metro desde a meia-noite até às duas da madrugada para brindar os ouvidos de todos os habitantes

 A Banda (músicos com idades entre os 20 e os 9 anos)

 O monte da Senhora do Monte - um miradoiro deslumbrante

Ao contrário de outros anos recentes, não deparei com nenhum panorama de incêndio, quer durante a viagem Lisboa-Cerdeira, quer durante os percursos que fui fazendo ao longo dos poucos dias que por lá estive.
Admirada, cheguei a comentar:
- Tudo tão verde do Sabugal à Cerdeira. Lindo!
- E a Covilhã (onde almocei) parece mesmo um presépio…

Jamais me passaria pela ideia que, um dia depois de ter regressado, assistiria a um autêntico filme de terror que, de tão assustador, assombra o pesadelo das pessoas muito depois de ter terminado.



 “Um incêndio de que não há memória no concelho do Sabugal está a consumir oliveiras, castanheiros, carvalheiras e mato nas localidades da Moita, Casteleiro, Sortelha, Santo Estêvão, Urgueira, Aldeia de Santo António, Espinhal e Quintas de São Bartolomeu. A Protecção Civil, os bombeiros e os meios aéreos têm sido impotentes para travar o avanço das chamas. Algumas das estradas de acesso ao Sabugal estão neste momento (18:30 horas) cortadas ao trânsito”




“Desde a madrugada de quinta-feira que a Covilhã está a ser assolada por fortes incêndios. Um que deflagrou já de tarde, pelas 14:45 mobilizava ainda esta madrugada quase 400 bombeiros. O fogo continua a lavrar em Verdelhos, esta manhã de sexta-feira. Os moradores estavam aflitos com o cenário que encontravam diante das suas casas e perderam muito do cultivo feito ao longo do ano.
Os bombeiros estavam acompanhados por 127 veículos. O repórter da TVI no local deu conta que foram mais de 14 aviões e helicópteros que estiveram na frente do fogo.” 



Cruel, insano, depravado, psicopata, o Imperador Nero gostava de se exibir para se tornar popular
E ficou tocando lira enquanto a cidade de Roma ardia em chamas...






E assim tem sido o mês de Agosto de 2015... repleto de espectaculares fogos de artificio e de fogos florestais "espectaculares" .



Imagens Google e outras

Sem comentários:

Enviar um comentário