Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

"VAMOS A TOMAR UM HELADO?"





As esplanadas na Plaza Mayor, em Ciudad Rodrigo - comunidade autónoma de Castilla y León, situada no extremo ocidental da província de Salamanca, a 25 km da fronteira com Portugal  (Vilar Formoso) - são um dos meus locais preferidos para uma bebida ou um sorvete no verão, quando vou à Beira Alta. 

Há umas décadas, Fuentes de Oñoro era o limite - uma espécie de Continente onde a Mãe se ia abastecer de bacalhau e outros produtos. Lembro-me da loja da amiga Carmen que nunca lhe falhava na rota de mercadorias porque trazia sempre uma caneca cheia de rebuçados juntamente com os trocos.

Muralhada, Ciudad Rodrigo foi declarada área histórica e artística em 1944. 
Mantém o traço original num ambiente de ruas estreitas e praças medievais. Residência de nobres nos séculos XV e XVI, está repleta de casas senhoriais cheias de pormenores, de monumentos, de palácios e de igrejas quase em sucessivo contínuo.
É possível passear a pé e admirar, sem espaços, a fantástica arquitectura que pode dar para vários programas ao longo de anos.

O meu acesso à Plaza Mayor - Centro histórico da cidade, onde convergem todas as ruas principais - faz-se pela Porta de Amayuelas , aberta num lanço da muralha, também conhecida como "New Gate” 


Bastará enumerar apenas alguns dos edifícios históricos que se encontram na curta distância entre a Porta acima referida e a Plaza Mayor, para o comprovar.

- O nome da Porta está relacionado com o Palácio de Amayuelas, actual Posto de Turismo.



- A Porta leva directamente à Catedral de Santa Maria, construída a partir do séc. XII, durante o reinado de Fernando II de León (estilo românico em transição para gótico) que, apesar de na sua parte externa conservar a construção original - à excepção de uma das fachadas - tem sofrido diversas reformas e ampliações ao longo dos séculos.




- O Palácio Episcopal, com o escudo da diocese da cidade no centro da fachada, fica situado ao lado da catedral. E logo a seguir, está o Palácio da Marquesa de Cartago


Fachada da casa de Cartago, estilo gótico. 
Brasão episcopal

- O Museo del Orinal, com um total de 1322 penicos de 27 países diferentes e sobre o qual já aqui tive oportunidade de falar, também se encontra neste curto percurso
É um dos atractivos turísticos mais visitados de Ciudad Rodrigo

José Maria del Arco Ortiz, o coleccionador, mais conhecido como “Pesetos”.

 E descobri o Museo del Urinol...


- A Casa do I Marquês de Cerralbo, Rodrigo Pacheco Osório (início de construção em 1533), numa das laterais da praça, apresenta um friso talhado com motivos da primeira renascença espanhola e o escudo do proprietário na fachada.


- A Capilla de Cerralbo, panteão da família Pacheco, é um templo de culto católico, a Igreja Paroquial de "El Sagrario da Catedral" desde os finais do século XIX, aquando da doação pela família à diocese. 


- A Casa de los Vazquez é um solar do século XVI, estilo gótico, com a fachada na esquina. Restaurado em 1923 com elementos do convento de San Francisco, foi vendido ao governo central em 1944 que o transformou nas instalações dos Correios da cidade



E, além destes históricos edifícios, não incluindo exactamente a Plaza Mayor, haverá muitos outros pelos quais passamos tantas vezes sem sequer nos interrogarmos sobre um possível passado relevante.

Sem comentários:

Enviar um comentário