Quando optei por viajar de cruzeiro
marítimo, os navios eram, na maioria, de capacidade
inferior a 2 mil passageiros mas já com bastante entretenimento a bordo, óptima
gastronomia e rotas convencionais com paragens em grandes portos. As
pessoas, muitas na terceira idade, gostavam de viagens mais clássicas.
Hoje, para além desses, há cruzeiros de grande porte, os Cruzeiros Resort, cujos navios têm capacidade para mais de 5 mil passageiros e muito entretenimento a bordo focado em toda a família. As viagens são mais baratas, sem divisão de classes sociais e tratamento de igual forma, independente da cabine escolhida ou de qualquer outro factor. Viver para o navio, passou a ser mais importante do que a escala de portos. Pessoas de todo o mundo enriquecem a atmosfera especial do cruzeiro, facilitando o contacto e a socialização.
Hoje, para além desses, há cruzeiros de grande porte, os Cruzeiros Resort, cujos navios têm capacidade para mais de 5 mil passageiros e muito entretenimento a bordo focado em toda a família. As viagens são mais baratas, sem divisão de classes sociais e tratamento de igual forma, independente da cabine escolhida ou de qualquer outro factor. Viver para o navio, passou a ser mais importante do que a escala de portos. Pessoas de todo o mundo enriquecem a atmosfera especial do cruzeiro, facilitando o contacto e a socialização.
Ao longo de dez anos, de 2004 a 2014 a
demanda para cruzeiros aumentou de 13.140.000 passageiros para
22,04 milhões (+ 68%), com crescimento de 3,4% alcançados em 2014, contra um
crescimento de 2,0% alcançado em 2013. Tornou-se um dos segmentos turísticos de
maior crescimento e de maior resiliência em períodos de crise a nível mundial: “21,3
milhões de passageiros em 2013, 8,3% de taxa de crescimento anual entre 2008 e
2011, 24 novos navios de cruzeiro em 2014-2015 o que se traduz num impacto directo na economia global de 207 milhões
€, 8.645 portugueses a trabalhar na indústria e 62 € /gasto médio diário
por passageiro de cruzeiro em trânsito nos portos europeus.”
Fonte: CLIA (Cruise Lines International Association), the State of the Cruise Industry in 2014: Global Growth in Passenger Numbers and Product Offerings.
Fonte: CLIA (Cruise Lines International Association), the State of the Cruise Industry in 2014: Global Growth in Passenger Numbers and Product Offerings.
A LogiTravel diz ter "encontrado" 6520 cruzeiros em actividade!
E foi a descrição de um colosso como este (abaixo) que me fez recordar os "barquinhos" em que andei viajando.
Nas fotos em cima, comparando o Harmony of the Seas com a Torre Eiffel e um barco de pescadores...
Da Royal Caribeean, em testes no mar alto, tem características que surpreendem: capacidade para 6.000 passageiros e 2.000 tripulantes,
120.000 toneladas, 362 metros de longitude e 66 metros de largura.
O transatlântico fará inicialmente viagens de
sete noites pelo Mediterrâneo entre Barcelona e Roma. Em Novembro, será
transferido para seu porto base, em Fort Lauderdale, nos EUA, de onde oferecerá
saídas para as Caraíbas.Recordando...
Funchal
- Classic International Cruises
O
"clássico" Funchal já conta com 50 anos de existência, mede 153 metros,
desloca 9846 toneladas e consegue transportar até 500 passageiros servidos por
165 membros da tripulação.
Braemar - Fred Olsen Cruise Lines
Island Escape - Island Cruises
Tem 40.132 toneladas 185 metros de comprimento,
27 metros de largura, 10 andares, 5 elevadores, 771 cabines e transporta 1720 passageiros mais 540 tripulantes
Costa Fortuna - Costa Cruises
Tonelagem -102.587, capacidade Total - 3470, Tripulantes - 1027.
Espectacular
em cada um dos seus detalhes, O Costa Fortuna é o herdeiro dos luxuosos
transatlânticos italianos do passado. Este navio de grande conforto e
elegância, surpreende, encanta e diverte. O hall é sugestivo e original,
enriquecido com 26 modelos dos mais belos navios Costa
Costa Atlântica - Costa Cruises
Arion - Classic International Cruises
É o navio mais pequeno da frota Classic International Cruises, construído em 1965 em Pula, com o nome de Ístra. Em 2000, quando foi reconstruído, mudou para Arion. Tem 118 metros de comprimento, 16,5m de boca, 5,26m submersos, 5888t e um excelente e peculiar jardim de Inverno no deck Promenade. É tripulado por 130 pessoas e pode receber até 320 passageiros.
Arion, o navio em que, saindo de Koper, na Eslováquia, viajei até Pula
(exactamente, o local de origem do barco!), a maior cidade de Ístria e outros
lugares fantásticos à volta do Mar Adriático.
Até breve, A. Vejo que anda por ali.
A A. esclarece...
ResponderEliminarOlá Teresa,
Que bom vê-la sorrir …..
O Sr. Vasco Calixto parece querer bater no seu marido!
O meu barbas a olhar para fora – será que me tinha perdido ….
Bons tempos … saudades.
Ah e eu não estou ali – teria mesmo fugido.
Um bom dia para si e obrigada por me fazer recordar tempos tão serenos.