Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 11 de maio de 2018

ANTÚRIOS EM PASSERELA




Este ano o “meu” dia da Mãe  vestiu-se de vermelho

Dizem que são originários da Colômbia? Guatemala? Equador? – os antúrios – e que podem significar confiança, iluminação, desapego, imponência, autoridade, luxo/fortuna, tenacidade e hospitalidade.
O desapego (desprendimento?) e o luxo (ostentação?) parecem não encaixar lá muito bem no mesmo nome -“ A bota não dá com a perdigota”. Mas como é a perceptilidade de cada pessoa que faz a avaliação... Segundo os cientistas, as plantas em flor possuem mecanismos que estimulam respostas positivas -  emocionais e sociais - nos seres humanos. 
Faz parte de uma trajectória de lendas, misticismo, simpatia, religiões. E como  a simbologia das flores e das respectivas cores já está convencionado, convém saber alguns significados para não ferir susceptibilidades.

Sempre estive convencida que a flor seria a parte mais atractiva, de cores que vão do branco  ao vermelho (rosa, lilás, salmão, laranja, verde, marrom, preto) mas é uma inflorescência - conjunto formado pela espádice (espiga onde brotam as verdadeiras e minúsculas flores amarelas) e a espata ou folha modificada do antúrio cuja função é atrair os insectos/ agentes polinizadores.

Todas as espécies de antúrio são levemente tóxicas e algumas provocam irritação e dor. Multiplicam-se por sementes, por mudas laterais, divisão do caule e cultura de tecidos. 

Perante uma beleza tão exótica, apetece desfilar algumas em passerela...



 Com um pedacinho do meu lá de cima, claro...




Imagens Google


Sem comentários:

Enviar um comentário