Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

A EN324 E ROCHAS ENVOLVENTES


O multifacetado mosaico de paisagens moldadas pelos acidentes físicos e pela natureza com que nos deparamos  no percurso da Estrada Nacional nº 324 (N-S) desde a A25 (Pinhel,Sabugal) até Cerdeira, é sempre fascinante.

Com base na teoria da transformação progressiva da paisagem geográfica (Ribeiro, 1971) e da interpretação geomorfológica (Ferreira, 1971, 1978), este pequeno percurso estará inserido, do ponto de vista geológico, numa das principais unidades estruturais da Península Ibérica, o Maciço Hespérico - mais precisamente, na unidade morfo-estrutural definida como zona Centro Ibérica (Julivert & al., 1972).
Serão, assim, rochas magmáticas cuja composição corresponde, sobretudo, ao granito e que se distingue em função do grão, da proporção de tipos de mica e da cronologia da intrusão, sin- ou tardi-tectónica (Ribeiro, 2001).

A rocha metamórfica é um derivado da transformação de rochas magmáticas ou sedimentar que sofre modificação na sua composição atómica devido à influência das diferentes condições do ambiente em que está inserida – é uma nova rocha com outra composição mineral e novas propriedades.

Mas para estudar os vários tipos de rochas e suas composições, será necessário não só compreender o ciclo das rochas como também os diferentes fenómenos que exercem influência na Terra desde a sua origem (4,54 mil milhões de anos) até aos dias de hoje.

Limito-me, portanto, a postar as fotos de rochas milenares, com certeza, que foram surgindo ao longo do percurso.




As rochas estão em constante e ininterrupta transformação.



Esquema  do Google

2 comentários:

  1. Fascinam-me estas rochas!
    Fazem " parte" do meu ser!
    Uma vez chegada a essa estrada, estava em casa!
    Partilho um pequeno segredo:trouxe comigo uma pequena pedra da última vez que regressei ao local onde nasci.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Que tipo de pedra?
    Pelo que li, as rochas daquela zona são metassedimentares xistentes. No interior dos Granitos aparecem manchas de xistos mosqueados, desde a Aldeia Velha, Alfaiates, Ruivós, Valongo do Côa até à Cerdeira. Além de outros tipos de minerais, são “a turmalina, o 15 zircão, a esfena, a apatite, os óxidos e hidróxidos de ferro que lhe conferem um aspecto avermelhado” (Teixeira et al., 1965).
    Mas, tal como as rochas, também a perfeição do aplanamento da superfície da Meseta, que abrange vários quilómetros de largura para lá da fronteira, me impressiona. Acho-a deslumbrante
    Bjinho

    ResponderEliminar