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terça-feira, 20 de agosto de 2019

CONVERGÊNCIA



 
Os desenhos referidos na página "VAGABUNDO POR OPÇÃO"  de 22/06/19, Gago Coutinho e Sacadura Cabral, neste Blog

A viagem (travessia aérea do Atlântico sul desde Portugal, Lisboa, em 30 de Maço de 1922, ao Brasil, Rio de Janeiro, em 17 de Junho) 

Documentário: 
A rota completa Lisboa-Las Palmas - Gando - São Vicente - São Tiago - Penedos - Fernando de Noronha - Recife-Baía (Salvador) - Porto Seguro - Vitória - Rio de Janeiro.

Gago Coutinho era um cartógrafo ao serviço da Marinha com muitos conhecimentos obtidos através da prática em várias missões de cartografia nas colónias portuguesas do continente africano e Sacadura Cabral era um piloto com larga experiência de voo. 
Conheceram-se em África e ambos se preocupavam com problemas de localização e orientação da navegação portuguesa em alto-mar.

Gago Coutinho e Sacadura Cabral

Com apenas um sextante aperfeiçoado de modo a permitir a orientação do avião em pleno voo sem necessidade de visualizar directamente o horizonte e um corretor de rumos inventado para rectificar os desvios causados pelo vento, após terem feito vários testes, aproveitaram a celebração da independência do Brasil e rumaram até lá no hidroavião "Fairay3", baptizado de Santa Cruz (e mais dois aparelhos perdidos ao longo do percurso, por razões técnicas e climatéricas).


Hidroavião Fairey F III-D nº 17 "Santa Cruz" (Museu de Marinha de Lisboa).

Apesar  das muitas dificuldades vencidas e das mais de 4 500 milhas marítimas percorridas, a viagem foi um sucesso não só por ter sido a primeira travessia do Atlântico Sul, mas também porque era a primeira vez que, na História da Aviação, se tinha viajado sobre o Oceano Atlântico apenas com o auxílio da navegação astronómica  a partir do aeroplano.

Gago Coutinho e o seu sextante

Com o novo tipo de sextante inventado por  Gago Coutinho (adaptação de um horizonte artificial para medir a altura dos astros), provou-se que era possível realizar voos de grande distância com precisão.

Este aparelho revolucionou a navegação aérea da época e passou a  ser utilizado na indústria aeronáutica, nas décadas seguintes, em todo o mundo.

Dois anos depois da viagem, Sacadura Cabral desapareceu no Mar do Norte quando transportava um avião Fokker para Lisboa. O corpo nunca foi encontrado e do aparelho apenas foi recolhido um flutuador.

Gago Coutinho morreu em 1957, com 90 anos. Teve uma carreira longa dedicada ao serviço da Marinha e da Aviação como historiador e investigador de história náutica. 

E julgo não errar se disser que o autor dos desenhos em cima, B., poderá ser um dos seus descendentes



Imagens Google

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