Número total de visualizações de páginas

sábado, 22 de maio de 2021

A "SINFONIA" DOS RONCOS


Sabe-se que  dormir é uma necessidade fisiológica de todos os animais, sobretudo dos mais “evoluídos” e que os padrões de sono são diferentes em cada espécie. Assim, as baleias e os golfinhos dormem com “metade do cérebro”, um olho aberto e o outro fechado; os peixes “dormem de olhos abertos” porque não têm pálpebras; os ursos dormem como os outros mamíferos nos meses mais quentes do ano e “hibernam” durante longos períodos nos meses mais frios; o morcego e a cobra piton dormem 18 a 20 horas por dia; o gato e o rato cerca de 12 horas e outros, como eu e a girafa, pouco mais de 2 horas.

Não dormir o suficiente, tem consequências pouco saudáveis. De acordo com alguns estudos científicos, afecta várias capacidades cognitivas, duplicando a probabilidade de cometer erros de organização e triplicando o número de lapsos de atenção, o que, como se depreende, é muito grave. Journal of Experimental Psychology, General.  

Dia / noite

Ao dia podemos associar mais os ruídos de impacto, tipo sons de equipamento de construção, ruídos aéreos da residência do vizinho ( TV, conversas) transmitidos pelo ar em movimento , ruíidos da rua (carros, motos, construções…), ruídos contínuos (máquinas de fábricas em operação), ruídos intermitentes (trânsito de cidades ), ruídos de baixa frequência ( como trovões, tráfico aéreo), ruido ocupacional / quantidade de energia acústica que um trabalhador recebe no local onde labora.

Porem, a esta hora da noite (00.3 h),  "a composição musical" mais competitiva é a do roncar/ressonar,  resultante da vibração das diversas estruturas que compõem a via aérea superior (palato, paredes da faringe, base de língua, epiglote) enquanto as pessoas  dormem, devido à dificuldade na passagem do ar durante o sono.


Estima-se que mais de 60% das pessoas acima dos 55 anos sofrem com este ruído nocturno, ou seja, há muitas pessoas  que fazem barulho a respirar, nos mais diversos tons  e, quantas  vezes, apenas para uma plateia muto selecta - o companheiro/a de cama.



Acontece que a dita orquestra em forma de "sonata", quando se torna crónica, pode transformar gente pacífica em psicopatas e provocar divórcios  com alguma  frequência, devido ao mau estar que se estabelece entre o casal, quer pela irritabilidade e mau humor do ressonante, quer pela saturação das noites mal dormidas do cônjuge. 

Aqui em redor, no meu prédio, uns roncam agudo, outros grave, outros alto, outros médio. Ainda outros, roncam profundo e outros curto. Esta orquestra da noite é muito incomodativa. Quem é que consegue dormir sossegado com tantos roncos? Não há borrachinhas que os isolem…
Nem se pode evitar que a "orquestra" ganhe em amplitude e intensidade com o aumento de peso, o consumo de álcool, o tabaco e medicamentos para dormir, a idade.


E como nem sempre, apagando a luz, há estrelas para admirar e escutar o tão desejado som do silêncio até o sono chegar…tapam-se os ouvidos com o travesseiro.
Talvez amenize o problema…


Imagens Internet 

Sem comentários:

Enviar um comentário