Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

UM PRODIGIO NATO

 Diogo Ribeiro | Natação | Talento | Benfica


Diogo Ribeiro … 
Quem é? Talvez, para a maior parte dos portugueses seja ainda pouco ou mesmo nada conhecido. No entanto, merece ser obrigatório não o ignorar. Porque, além de talentoso, é um exemplo de superação.
Tem apenas 19 anos e é, neste momento,  o melhor da história da natação portuguesa e do mundo. Um prodígio natoNas duas últimas épocas Diogo Ribeiro obteve 16 recordes nacionais absolutos: os 50 de mariposa, seis vezes; os 100 de mariposa, quatro; os 100 livres, cinco e os 50 livres, uma.     

Nasceu em Coimbra (*) e ficou sem pai aos 4 anos. Para o manter ocupado, a mãe inscreveu-o na piscina, aonde, levado pela irmã quase diariamente, já era, diz-se, alvo de inveja. 
Com 8 anos iniciou-se no Circuito Regional de Cadetes, em representação da Fundação Beatriz Santos - Clube e aos 12, transferiu-se para o Clube Náutico Académico, onde conquistou o primeiro pódio regional. Depois, no União de Coimbra começou a ganhar as primeiras medalhas.
Mas, em 2021 sofreu um acidente de mota. Cheio de hematomas, queimaduras nas pernas, deslocação do ombro, fratura do pé, uma lesão no peito e a perda de parte do indicador direito, tudo parecia fazer crer que  a carreira, acabada de ser iniciada, não chegaria ao fim. 
"Milagrosamente", o "acidente foi uma lição", "deu-me força mental para enfrentar uma segunda vida" - disse, em entrevista, ao site  Maisfutebol                         E, em mais ou menos um ano, aos 17 anos, estava não só reabilitado, como a despertar o interesse do Benfica

Lima 2022 - Campeonatos Mundiais de Juniores, medalha de ouro nos 50 metros mariposa (recorde do mundo de juniores)
Lima 2022 - Campeonatos Mundiais de Juniores, medalha de ouro nos 100 metros mariposa
Lima 2022 - Campeonatos Mundiais de Juniores, medalha de ouro nos 50 metros livres
Roma 2022 - Campeonatos Europeus de Natação, medalha de bronze nos 50 metros mariposa
Jogos do Mediterrâneo, medalha de prata nos 100 metros livres
Jogos do Mediterrâneo 2022, medalha de ouro nos 50 metros mariposa (recorde do campeonato)
Mundiais de Natação 2024, medalha de ouro nos 50 metros mariposa
 Mundiais de natação 2024 medalha de ouro nos 100 metros mariposa (recorde nacional)

Mas porque é ele tão fora do comum?
Segundo Tiago Barbosa, eleito o melhor investigador do mundo em desportos náuticos, pela terceira vez consecutiva  (Expertcase), pode ser interpretado através dos parâmetros de avaliação antropométrica.
Diogo tem uma envergadura (1,90 metros) superior à estatura (1,83 m), um índice de massa corporal (divisão do peso pela estatura, em metros quadrados) de 22,1 e um rácio envergadura - estatura de 1.04. A amplitude do movimento do pé (ainda não conhecida) é mais importante que o tamanho e, proporcionalmente, também tem as pernas mais pequenas do que o corpo, proporcionando-lhe uma maior  vantagem aerodinâmica. 
Mas, ainda de acordo com o investigador,  ele tem, além de um enorme potencial físico, uma maturidade que, aliada a uma grande serenidade e motivação, é característica dos grandes nadadores. 

* Com raízes e familiares em Figueira de Castelo Rodrigo, Beira Alta (Mata de Lobos, terra do avô e Algodres, terra da avó).

Mata de Lobos
Algodres



Pesquisa Google e Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário