ANOS 90
Quase parece laracha falar em “anos 90” se para a maioria foi apenas ontem… Talvez a minoria ainda ache divertido…
Todas as
décadas desde 1900 se caraterizaram por uma identidade própria, passando mesmo por
enormes mudanças.
Porém, já não se poderá dizer o mesmo da década de 90.
Até
metade, o vestuário, sem que fosse uma simples imitação, continuou a
ser influenciado pelo exagero das extravagâncias da anterior. O xadrez Madras (que surgiu
na Índia, de larguras diferentes e fios de várias cores), o príncipe-de-gales,
o pied-de-poule, as riscas, os tweeds, os quadrados, os veludos, os bouclés (em
algodão, seda ou rayon), continuam atuais embora mais aplicados em pormenores.
Os tecidos acetinados transmitiam um certo glamour; as blusas transparentes, ao
evidenciarem a lingerie, contribuem para a criação de novas peças de vestuário
a fim de serem também mostradas. As saias cobrem os joelhos, as calças de cores
são lançadas e os jeans com ou sem marca, passam a ser acessíveis a todas as
pessoas, diluindo a distinção entre elas.
Os fatos de desporto são usados com
utilidade e os decotes contribuem para o desenvolvimento rápido da indústria de
silicone. Há uma diversidade de estilos a que a moda se adapta, produzindo peças
para cada tipo de consumidor.
Nos anos
90, o confronto entre homens e mulheres diminuiu; eles tornam-se mais vaidosos
e elas lutam menos pelos lugares masculinos para passarem a preocupar-se mais com
o peso e a figura das top-models que já vinham da década de 80 (Cindy Crawford,
Claudia Shiffer, Naiomi Campbell, Linda Evangelista e outras) chamadas de
supermodelo em meados de 90.
Top-Models
Durante
a década surgiram vários estilos: os grunge, os clubbers e as heroin chic.
Heroin
Chic- O estrelismo das supermodelos é aproveitado para investimento em
publicidade com lucro imediato. O estilo, criado e lançado pela Calvin Klein em
modelos magérrimas, drogadas e abatidas, mostrava que estava usando algo de grife.
Grunge -
(“sujo” ou “sujeira”) é a época entre o rock e o pop, liderada pelas bandas
Nirvana, Pearl Jam, Guns and Roses e outras. Os jovens tinham aparência
desleixada, vestiam camisa de flanela xadrez, gorro, blusões e bermudas de
tamanhos maiores do que os normais e caraterizavam-se por altas doses de
angústia, sarcasmo, alienação revolta e apatia. A popularidade começou a baixar
em meados da década, após o suicídio de Nirvana.
Pearl Jam
Nirvana
Clubbers
- (Frequentadores de clubes), Ao contrário do movimento Punk, que também
crescia na mesma altura, apenas queriam divulgar a sua música eletrónica em
clubes noturnos, pelo que se associaram com as Rave.
Tatuagens,
piercings e abuso das cores, eram as caraterísticas principais.
Rave é
um tipo de festa que acontece em sítios longe de centros urbanos com música
electrónica, interagindo com o público.
Rave e Clubbers
Foi
nesta fase anti moda que começou a aparecer a moda futurista, no final da
década, para satisfazer as necessidades da sociedade moderna, cada vez mais
prática, veloz e criativa.
As modas
começavam a sair das ruas para as passarelas, simultaneamente com as marcas de
luxo. Os estilistas, os designers e a tecnologia passaram a investir em força
neste mercado.
Moda Minimalista
- De peças lisas, simples, clássicas; cores neutras, cinza, branco e preto; Giorgio
Armani, Donna Karan, Calvin Klein e Jil Sander
Júlia Roberts em "Uma Linda Mulher"
1997 -
John Galliano assume a Casa Dior e McQueen, a Casa Givenchy, substituindo por
completo a estética tradicional por estilos vanguardistas.
John Galliano
Surgiram
também muitos tipos de sapatos que faziam conjunto com as bolsas.
Sapatos oxford e mule
O final
do século não ficou marcado por qualquer estilo mas por uma enorme variedade de
paradoxos, a caminho da globalização.
Um olhar global, também, para uma galeria de moda muçulmana na actualidade, num universo à parte, onde a burka e o chador ainda são amplamente utilizados.
Na época
2000 tudo se mistura, tudo se adapta à velocidade da mudança das tecnologias e
à personalidade de cada um porque tudo passou a ser muito mais fugaz.
Spice Girls
Termino com
uma frase de Yves Saint-Laurent, o criador que soube dar às mulheres o que elas
precisavam na altura própria:
«Sempre acreditei que a moda não serve apenas
para tornar as mulheres mais bonitas, mas também para que se sintam mais
confiantes»
Fotos captadas em Google