Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 14 de agosto de 2012

ERRO MÉDICO


Arianrhod  (Roda de prata), símbolo do tempo e do eterno ciclo "Os Deuses"

Esperar!

Quem, com paciência, nunca esteve à espera pelo momento certo?
Quem nunca conjecturou razões para que algo esperável tenha probabilidade de acontecer?
Quem nunca teve a esperança de induzir o espírito na disposição de sentir o gosto pela vitória?
Esperar pelo melhor, é ser optimista. Positivo atrai positivo… diz-se.

Mas quando a paciência se cansa de esperar pela coragem de não desesperar perante a surpresa dos dissabores, quem sabe quanto e como deve esperar mais?
Esperar esperando até que o tempo nos vá continuando a vencer?

Esperança!

«É horrível assistir à agonia de uma esperança.» Simone de Beauvoir

Talvez misturando esperança com desespero ajude a criar nova expectativa para continuar a acreditar nas boas “estrelas”… e a perseverança faça surgir novo oriente.
Talvez, tendo a habilidade de saber aplicar os sábios ditados populares: ”Quem espera sempre alcança”; “Quem espera por sapatos de defunto morre descalço”; “A vida é um jogo, ou se joga ou se fica assistindo”, os factos mais pareçam fazer parte de uma comédia…

Tragédia!

 “O doente nunca tem razão”; Argumentar para quê, “se o doente fica sempre a perder?”- li num artigo sobre Erros médicos”.

Filosofando:
Se os médicos (ou locais onde a actividade médica for praticada) têm sempre razão, então não vale a pena discutir o que dizem, porque se têm sempre razão não temos nada para criticar e se não temos nada para criticar, não vale a pena discutir o que dizem.
Porém, considerando as premissas verdadeiras, a conclusão é falsa porque essa é a única coisa que não pode acontecer num argumento válido. Portanto, é inválido  
Se um argumento for válido e tiver premissas verdadeiras, somos obrigados a aceitar racionalmente a sua conclusão. Mas se não quisermos aceitar a conclusão de um argumento válido, só nos resta, então, mostrar que alguma das premissas é falsa.

Esculápio e Egeia - Relevo Grego

Como vítima de um erro médico num acto cirúrgico (imperícia?) e de erro técnico (infeção hospitalar) simultaneamente, não será difícil demonstrar a solidez destes argumentos porque sendo válidos, as premissas serão consideradas provas evidentes da veracidade da minha conclusão ≠ "O doente nunca tem razão”

Já em “O doente fica sempre a perder”, o corporativismo tem tido mais força do que as verdades de bastidores… e encontrar pessoas ímpares que ousem optar pela coerência dos factos parece pouco admissível (lealdade/ deslealdade - com quem?)
Esperar/Esperança/Tragédia/ Resistência, têm sido as minhas frentes de combate. Difícil mesmo, é impugnar a Imoralidade..


A solidariedade entre os pares, em vez de enfrentar a verdade, continua a camuflar responsabilidades, descartando.

"Então Pilatos... tomando água, lavou as mãos diante da multidão."(Mt 27.24)

"Ecce Homo"


Fotos Google

Sem comentários:

Enviar um comentário