Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

USANÇAS DO TEMPO - X


ANOS 90


Quase parece laracha falar em “anos 90” se para a maioria foi apenas ontem… Talvez a minoria ainda ache divertido

Todas as décadas desde 1900 se caraterizaram por uma identidade própria, passando mesmo por enormes mudanças.

Porém, já não se poderá dizer o mesmo da década de 90.
Até metade, o vestuário, sem que fosse uma simples imitação, continuou a ser influenciado pelo exagero das extravagâncias da anterior. O xadrez Madras (que surgiu na Índia, de larguras diferentes e fios de várias cores), o príncipe-de-gales, o pied-de-poule, as riscas, os tweeds, os quadrados, os veludos, os bouclés (em algodão, seda ou rayon), continuam atuais embora mais aplicados em pormenores.



Os tecidos acetinados transmitiam um certo glamour; as blusas transparentes, ao evidenciarem a lingerie, contribuem para a criação de novas peças de vestuário a fim de serem também mostradas. As saias cobrem os joelhos, as calças de cores são lançadas e os jeans com ou sem marca, passam a ser acessíveis a todas as pessoas, diluindo a distinção entre elas.


Os fatos de desporto são usados com utilidade e os decotes contribuem para o desenvolvimento rápido da indústria de silicone. Há uma diversidade de estilos a que a moda se adapta, produzindo peças para cada tipo de consumidor.


Nos anos 90, o confronto entre homens e mulheres diminuiu; eles tornam-se mais vaidosos e elas lutam menos pelos lugares masculinos para passarem a preocupar-se mais com o peso e a figura das top-models que já vinham da década de 80 (Cindy Crawford, Claudia Shiffer, Naiomi Campbell, Linda Evangelista e outras) chamadas de supermodelo em meados de 90.

Top-Models

Durante a década surgiram vários estilos: os grunge, os clubbers e as heroin chic.
Heroin Chic- O estrelismo das supermodelos é aproveitado para investimento em publicidade com lucro imediato. O estilo, criado e lançado pela Calvin Klein em modelos magérrimas, drogadas e abatidas,  mostrava que estava usando algo de grife.


Grunge - (“sujo” ou “sujeira”) é a época entre o rock e o pop, liderada pelas bandas Nirvana, Pearl Jam, Guns and Roses e outras. Os jovens tinham aparência desleixada, vestiam camisa de flanela xadrez, gorro, blusões e bermudas de tamanhos maiores do que os normais e caraterizavam-se por altas doses de angústia, sarcasmo, alienação revolta e apatia. A popularidade começou a baixar em meados da década, após o suicídio de Nirvana.

Pearl Jam
Nirvana

Clubbers - (Frequentadores de clubes), Ao contrário do movimento Punk, que também crescia na mesma altura, apenas queriam divulgar a sua música eletrónica em clubes noturnos, pelo que se associaram com as Rave.
Tatuagens, piercings e abuso das cores, eram as caraterísticas principais.
Rave é um tipo de festa que acontece em sítios longe de centros urbanos com música electrónica, interagindo com o público.

Rave e Clubbers

Foi nesta fase anti moda que começou a aparecer a moda futurista, no final da década, para satisfazer as necessidades da sociedade moderna, cada vez mais prática, veloz e criativa.


As modas começavam a sair das ruas para as passarelas, simultaneamente com as marcas de luxo. Os estilistas, os designers e a tecnologia passaram a investir em força neste mercado.

Moda Minimalista - De peças lisas, simples, clássicas; cores neutras, cinza, branco e preto; Giorgio Armani, Donna Karan, Calvin Klein e Jil Sander

                                                                 Júlia Roberts em "Uma Linda Mulher"

1997 - John Galliano assume a Casa Dior e McQueen, a Casa Givenchy, substituindo por completo a estética tradicional por estilos vanguardistas.

John Galliano

Surgiram também muitos tipos de sapatos que faziam conjunto com as bolsas.


Sapatos oxford e mule 

O final do século não ficou marcado por qualquer estilo mas por uma enorme variedade de paradoxos, a caminho da globalização.

Um olhar global, também, para uma galeria de moda muçulmana na actualidade, num universo à parte, onde a burka e o chador ainda são amplamente utilizados.


Na época 2000 tudo se mistura, tudo se adapta à velocidade da mudança das tecnologias e à personalidade de cada um porque tudo passou a ser muito mais fugaz.

 Spice Girls


Termino com uma frase de Yves Saint-Laurent, o criador que soube dar às mulheres o que elas precisavam na altura própria:
 «Sempre acreditei que a moda não serve apenas para tornar as mulheres mais bonitas, mas também para que se sintam mais confiantes»


 Fotos captadas em Google 

Sem comentários:

Enviar um comentário