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terça-feira, 16 de junho de 2020

"LISBOA DOS MANJERICOS"



E assim passou, não mais um dia 13 de Junho, mas um atípico dia de Santo António de Lisboa 2020!
Evento popular de grande dimensão, costuma transformar qualquer local dentro da cidade num espaço de festa e arraial ao qual se associam muitos turistas em perfeita simbiose com os, também, muitos forasteiros
.

 
 
A “confusão” começa na noite anterior até às 6/7 horas da manhã, com música do bailarico, manjericos, sardinhas, caldo verde, bifanas, caracóis. Antes, pela tarde, há os eleitos casamentos de Santo António, na Sé de Lisboa e o desfile pelas ruas da cidade.


Cada Freguesia Lisboeta é representada por uma Marcha Popular com 2 coreografias, acompanhada por 2 Padrinhos e desce a Avenida da Liberdade, num desfile de cor, musica e animação. 

 
Em Alfama realiza-se, em marcha lenta,  a mais conhecida procissão da cidade, a Procissão de Santo António, que remonta ao século XVI e é muito apreciada por turistas, curiosos e devotos 
Devido às muitas festividades, a maior parte dos locais culturais e de turismo permanece fechado. 


O manjerico

O manjerico (originário da Índia), é uma herbácea muito aromática, de folhas pequenas e ovaladas e que, em Portugal, é considerada a planta "oficial" dos Santos Populares.
Segundo a tradição, no dia de Santo António, os namorados devem oferecer um manjerico acompanhado por uma quadra de amorMatrimónio faz parte da sua essência. Diz-se (a lenda) que gostava de brincar com as raparigas e de organizar casamentos. 


quinta-feira, 4 de junho de 2020

"O NOSSO TEMPO ACABOU"



Nos primórdios da civilização, a expectativa /esperança de vida era muito baixa.
Com o avanço da medicina, dos serviços de saneamento básico , da  qualidade alimentar, da  melhoria das condições de vida em geral, as pessoas passaram a viver mais tempo e melhor.
A velhice não deve ser vista como o fim de um ciclo, mas como uma das fases naturais do curso de vida de qualquer pessoa, devendo ser vivida em pleno e não passivamente. Os idosos querem ser integrados e não segregados.


Idosos activos
Viver até aos 80 anos é já muito frequente. E tudo indica que a expectativa de chegar aos 100, dentro de pouco tempo, será normal e celebrada pela ciência como uma vitória na batalha da humanidade contra a morte.
Segundo De Grey, Revista Veja (Junho de 2011), “temos 50% de chance, com os avanços dos estudos a respeito da degenerescência das células, de estender a vida humana até aos 200 anos entre 2030 - 2040”. Diz que "não existem razões para que isso não aconteça num futuro muito próximo". A sua argumentação baseia-se na desconstrução do envelhecimento como uma dimensão imutável da natureza humana
“O tempo de duração de uma vida redistribui-se; somos mais tempo jovens, mais tempo adultos e, da mesma forma, começamos a ser velhos mais tarde durante mais tempoAntonio Abellán, professor do Grupo de Pesquisa sobre Envelhecimento do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) da Espanha

Se a vida se prolonga, é preciso pensar o que fazer.

Para amenizar os desafios da idade de forma a ter uma vida mais saudável até ao fim, há medidas potencialmente acessíveis que podem sempre ser tomadas:
Ser diligente na prevenção das doenças, física e mentalmente
Ter a preocupação da qualidade de vida de forma a capacitar o próprio organismo para o aparecimento das diversas condições incapacitantes
Evitar o isolamento social, muito  frequente quando os filhos saem de casa
Inspirar-se nas pessoas que lidam bem com a idade.
Treinar a memória para fortalecer as ligações dos neurónios e prevenir a degeneração. É fundamental evitar ou tratar quadros de depressão e ansiedade, por exemplo. 
Procurar hobbies e actividades relaxantes ou mesmo novas skills.

Por outro lado, a transformação demográfica é um desafio para cada um de nós, para a sociedade, a economia, a política e as ciências, assim como para a família e o indivíduo. Hoje as sociedades estão, realmente, mais envelhecidas, com um baixo nível de fertilidade / número de nascimentos. 
E não estamos preparados nem psicológica nem financeiramente para cuidar dos idosos com dignidade .  “Colocar o carro à frente dos bois” ou “querer dar o passo mais largo do que a perna”, pode não ser viável. Há que avaliar melhor.

 "A expectativa de vida não leva em consideração somente a idade que um indivíduo terá, mas como ele envelhecerá. (Schaefer, 1975).
No futuro, os espaços para os idosos viverem juntamente com os filhos serão reduzidos, uma vez que os lares têm tendência a aumentar apenas  duas e uma pessoas . Logo, a prevenção e reabilitação são primordiais

Quanto aos apoios sociais e governação por parte dos Estados, de acordo com a ONU, os países nórdicos voltam a estar no topo das classificações.

No entanto...



... "Há algo de podre no reino da Dinamarca"Hamlet, de Shakespeare), como pode constatar-se no video a seguir, motivo porque escrevi este poste.


A velhice nos tempos actuais -  Dinamarca, um pais considerado exemplo da sociedade moderna

Atente-se na ironia e total insensibilidade da entrevistadora perante o corajoso relato do filho:  "o nosso tempo acabou", sinto muito, mas precisamos encerrar...
É como se tudo o que ele disse já não interessasse! 
Apesar de até nem defender suas atitudes, pois reconhece que faz parte desse sistema 
Nesta realidade, inimaginável num país como a Dinamarca e considerado um dos mais felizes do mundo, não existe  qualquer semelhança com a informação fornecida pela própria Dinamarca (juntamente com outros países) aos parlamentos membros do CEP/ECPRD (European Centre for Parliamentary Research and Documentation/ Centre européen de recherche et de documentation / Centro Europeu de Pesquisa e Documentação) sobre apoios sociais a idosos, incidindo apenas em três áreas: as instituições de acolhimento aos idosos, o apoio domiciliário e o financiamento, global ou individualizado.

European Carers’ Report 2018
- Movimento Europeu sobre as Demências
Um novo estudo financiado pela Roche e realizado pela Alzheimer Europe revelou barreiras significativas ao diagnóstico atempado de demência e ao acesso a apoio pós-diagnóstico. O estudo incidiu sobre cinco países (República Checa, Finlândia, Itália, Holanda e Escócia) e foi realizado pela Alzheimer Europe e pelas respectivas organizações nacionais. 

No futuro,” as próximas metas da humanidade serão provavelmente a imortalidade, a felicidade e a divindade. Reduzimos a mortalidade por inanição, a doença e a violência; objectivaremos agora superar a velhice e mesmo a morte” Yuval Harari em Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã, best-seller publicado no Brasil em 2016 


A partir de 2040, os únicos grupos populacionais que vão crescer serão os de pessoas com 55 anos ou mais.
Quem vai viver esse futuro deverá saber que a entrada de novos integrantes na ainda chamada terceira idade, vai sofrer um atraso. A nova configuração populacional exigirá ajustes sociais complexos porque, sem a "experiência ainda de mangas arregaçadas", a economia não vai andar – nem o resto da estrutura dum país. 
É como se a velhice fosse prolongada, mas não se quisesse saber dela.
Os valores, as atitudes e as práticas são de exclusão, negação ou marginalização – processos de estigmatização – dos que têm a longevidade ampliada (Gusmão, 2001; Zuben, 2001)O estigma de envelhecer contribui para um mercado que se propõe a “evitar” o “indesejável”, vendendo a juventude tão desejada na contemporaneidade, como se fosse possível evitar o envelhecimento.



«A velhice não pode continuar a ser transformada num negócio»

“Quem vai pagar essa conta?” 

Parece inevitável que o bom senso julgue, algum dia, o que representa ser idoso e faça as necessárias revisões.


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terça-feira, 2 de junho de 2020

O DIA DA CRIANÇA EM TEMPO DE PANDEMIA



A situação de emergência de saúde pública causada pelo COVID-19 tem tido um impacto sem precedentes na vida das crianças.(UNICEF)

( ...)Considerando que a Humanidade deve à criança o melhor que tem para dar, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração dos Direitos da Criança (10 Princípios).


Como, além de muitas outras consequências, o encerramento das escolas e outras medidas de contenção estão a impedir uma educação de qualidade, devido à pandemia provocada pelo coronavírus, dou relevância hoje , dia 1 de Junho, ao Princípio 7. Direito à educação gratuita e ao lazer infantil".
                                                                               Feliz Dia da Criança

O combate ao coronavirus provocou muitas lacunas na vida das crianças. É no ambiente natural da  escola que a criança adquire conhecimento, encontra modelos e aprende a sociabilizar-se. A tecnologia pode substituir muitas coisas mas o excesso de tempo de ecrã contribui para a desumanização, a distância social , a falta de contacto com o professor e os amigos. Talvez seja uma solução boa para uma criança com facilidade digital, que tem família, um lar, computador, Internet, mas ...e as outras? 
As que nunca tiveram a oportunidade de trabalhar com um computador? Talvez o caderno e um acompanhamento periódico pelo professor fosse melhor solução.  Por outro lado, este ensino à distancia agrava as desigualdades sociais quer na aquisição de novas tecnologias, quer na forma como o ensino é acompanhado.
Se a pandemia de COVID-19 mudar as escolas para sempre, como já se vai falando, também será difícil evitar o prejudicial ambiente de massas – contacto/ técnicos/ pais/ voluntários/ outros intervenientes. 
Espera-se que as ATL de Verão compensem a ausência da escola.

E como irão  conseguir, tantas delas,  a sua refeição principal distribuída durante o dia escolar?

Há escolas privadas que estão utilizando as plataformas a que os seus alunos já estão habituados em sala de aula, permitindo que o professor entre directamente no tablete de cada um para acompanhar o que estão a fazer.
José Marques, professor de Matemática há 15 anos, usa o e-learning desde sempre e  ambiciona "que não se perca" a verdadeira revolução que a pandemia está a trazer às escolas, pois pode ser "que isto seja o primeiro passo para uma mudança de pensamento". Diz ter visto "muitos professores a investir tempo e muita gente a querer aprender a usar ferramentas de ensino digital.” 
Mas tem também a certeza de que este período de escolas encerradas "agrava a desigualdade social e muito". "A população das escolas não está capacitada para um ensino à distância".

Apesar de parecer ninguém se ter preocupado com o bombardeamento permanente de  notícias sobre o número de mortes/dia/país – linguagem muito “carregada” para quem o futuro tem toda a razão de ser, o Grupo de Referência do Comité Permanente Inter-agências (IASC) para a Saúde Mental e Apoio Psico -social em Emergências Humanitárias (criado pela ONU), fez um livro chamado O Meu Herói és tu, para ajudar as crianças dos 6 aos 11 anos a entender a covid-19 e tudo o que está a acontecer à sua volta. A este grupo juntaram-se mais de 50 organizações do sector humanitário como a OMS, a UNICEF, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e a Save the Children.


O Meu Herói és tu
 Ilustrações do livro: Sara e uma criatura fictícia viajam por diferentes partes do mundo
 HELEN PATUCK/IASC

Felizmente, a taxa de mortalidade infantil é nula ou quase, como pode verificar-se no gráfico abaixo


Está também editado O Sonho do Corona onde uma Mãe, em linguagem infantilizada, explica  às filhas o novo coronavírus, dando-lhes ferramentas para que se protejam.

O Sonho do Corona
O Sonho do Corona de Maria Teresa Dantas Ribeiro Gouveia
O contacto com a natureza é factor diferencial para um bom desenvolvimento infantil, visto permitir que as « crianças explorem e  descubram muito mais o mundo à sua volta”. 
Segundo Tiriba (2010), "para uma boa aprendizagem, é preciso uma ligação profunda e frequente das crianças com os elementos naturais: sentir a água, o barro, a grama, o vento.” O meio desempenha um papel fundamental na aprendizagem, pois os indivíduos aprendem num clima de constante interacção com o mesmo
No contacto com a natureza, muitas escolas apostam na sustentabilidade como ferramenta pedagógica e num ensino orientado por vivências mais sistémicas e menos fragmentadas

quarta-feira, 27 de maio de 2020

O DESVIO

Ao sair de Coimbra, um sinal de desvio para obras de pavimentação na IP3 forçou a mudança de direcção  para as estradas nacionais 230 e 231, várias regionais e até municipais, via Torre, na Alta Montanha.(Mapa)


Rsrsrsrs... não é a noticia mais agradável para quem dirige; nem tão pouco para outros ocupantes que apenas querem chegar depressa ao destino. 

Mas, sem hipótese para qualquer outra alternativa, lá se entrou, quanto a mim, num dos maiores e mais bonitos miradoiros paisagísticos que já vi - as estradas de subida e descida única, à beira do penhasco. 

E porque não me lembro de lá ter passado antes, não sei referenciar as fotos. Sublinho apenas a opinião do autor/a (?) que classificou a zona como sendo a monumentalidade de uma paisagem modelada pelos glaciares que cobriram o dorso da Serra da Estrela num longo período até há 20.000 anos”.

A subida começa na Covilhã, com muitas curvas e um visual de tirar o fôlego - a rota temática dos glaciares, onde se destacam os vales do Zêzere, de Alforfa, de Loriga, do Covão Grande e do Urso.
As praias fluviais são valorizadas não só pela moldura natural de vegetação abundante e relevo acidentado, mas também pela construção dos equipamentos em xisto e madeira a fim de preservarem a identidade local. Existem muitos pinhais, ribeiras e hortas, nas encostas de xisto, ao redor das aldeias. Na serra do Açor, o xisto é sulcado por vales com grandes quedas de nível e de água 
Contornando a serra da Estrela, pode ver-se a montanha transformada pelo homem em grandes degraus de socalcos e densos pinhais 


Imagens Google