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sexta-feira, 16 de novembro de 2012

FAZER ANOS


Benjamin Palencia - Las idades de la vida

É somar 365 dias ao primeiro de viventes
Em ritmos, comportamentos e cores diferentes
Dum dia para o outro, pimba, sem influentes.
É acender velas à manifesta chama da vida
E apagar as do tempo que passa, em despedida
Pra contar mais um ano de idade, outro de partida.



É não sermos ultrapassados pelo tempo
Mas fazer em sintonia com ele, passatempo
Interagindo o comportamento.
É enriquecer o passado em constante corda bamba
Completar ciclos velhos e abrir outros sem descamba
Com novas experiencias sempre em camba.
É passar pelas despreocupadas gargalhadas da infância


E pela adolescência do idealismo, angustias, discordância
Rebeldia, frustrações e petulância.
É viver os sonhos, o risco, a energia,
E lutar por realizações actuais, na alegria
Duma juventude não alienada, em cada dia.


                         Primavera -Sónia Madruga

É crescer depressa demais com esperança,
Trabalho, construção, perseverança
Desafios, encruzilhadas, desconfiança.


Faculdade -Tecnologia

É apreciar detalhes, o valor dos gestos, o dia-a-dia,  
Sorrir com luz ou a preto e branco prá fotografia,
Incluindo mais um no tempo, com sabedoria.
É cultivar autoestima pra aceitar os esquecidos
Anos parados, individuais ou coletivos
Os que mandam em nós ou os divertidos.
É conservar os menos mas verdadeiros amigos
Que podem ou não ser os mais antigos
Eles serão sempre aliados, nunca inimigos.
É não envelhecer de experiencias correntes,
Usando e abusando de momentos diferentes
Ou procurando atividades recentes.



É dar um passo e outro ainda
Guardando a mente da berlinda
E a estrela cadente, também, linda.
É partilhar sob o signo da renovação
O bolo do culto de Artemisa e então,
Esquivar-se ao ritmo da alienação



Imagens Google

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

SÃO MARTINHO


Túmulo de S. Martinho na Basílica de Saint-Martin


Depois da popularidade dos três Santos da época do verão (Santo António, S. João e S. Pedro), S. Martinho é o mais popular não só em Portugal como na Europa e outros lugares no mundo.

É isso que faz com que a ilha de S. Martinho, nas Pequenas Antilhas, dez vezes mais pequena do que a Madeira, tenha duas soberanias - Sint Maarten, holandesa e Saint-Martin, francesa - haja 67 topónimos simples (S. Martinho) de lugares e povoações em Portugal, 7.000 famílias francesas de apelido Martin e 3.700 paróquias com o nome do santo, St. Martin’s day em Inglaterra, Sankt Martin em alemão, uma infinidade de provérbios relacionados com diversas atividades (do vinho, dos frutos, dos animais) e o nome seja invocado em cerimónias religiosas dos locais de culto, assim como o seu espírito de solidariedade.

Igreja de Saint Martin em Tours  e Ilha                                             
S. Martinho do Porto e Mosteiro de S.Martinho de Tibães

Martinho de Tours, filho de um oficial romano pagão, nasceu na Hungria, antiga Panónia, por volta de 316.
Com 10 anos torna-se aspirante a cristão e assim foi instruído, embora não tenha sido batizado. Para o afastar da Igreja, já adolescente, o Pai alistou-o na cavalaria do exército imperial. Continuava, no entanto, a praticar os ensinamentos cristãos, especialmente a caridade.
Depois foi prestar serviço para França, antiga Gália. Aos 18 anos abandonou o exército, batizou-se, fez-se monge e discípulo do Bispo de Poitiers, Santo Hilário, que o ordenou diácono.

São Martinho abandona o exército por Cristo

Em 365 quis regressar à sua terra de nascimento para a evangelizar mas foi expulso por causa do Arianismo.
Quando o Bispo voltou para Poitiers, doou um terreno a Martinho onde fundou a primeira comunidade monástica da Gália. Porém, como a afluência de jovens era grande, construiu o primeiro Mosteiro da Europa Ocidental e, juntamente com os já monges, converteu o povo de todas as aldeias que visitava.
Em 371 tornou-se Bispo de Tours por aclamação popular, cargo que ocupou cerca de 26 anos, até à sua morte em 397.



E em 11 de novembro foi enterrado na cidade de que fora Bispo, dia que passou a celebrar-se no calendário litúrgico.
Venerado como S. Martinho de Tours, tornou-se o primeiro Santo não mártir a receber culto oficial da Igreja e um dos mais populares da época medieval.

Há muitos episódios lendários ligados a S. Martinho relacionados com milagres em benefício dos pobres e doentes, devido dizem, aos dons místicos que possuía. 
Mas o mais conhecido é o da partilha da sua capa com um mendigo, quando ainda era soldado na Gália.
Martinho regressava a Amiens montado a cavalo, num dia frio e tempestuoso. No caminho encontrou um mendigo quase nu que lhe estendeu a mão gelada. Desceu do cavalo e sem hesitar, pegou na espada, cortou o manto ao meio e deu-lhe metade. Subitamente a tempestade parou e o sol apareceu, aquecendo a Terra.


Diz-se que Deus, para que não se apagasse da memória dos homens este ato de bondade, todos os anos o tempo melhora e o sol aparece.
Por norma, na véspera e no dia de S. Martinho, o acontecimento repete-se pelo que se chama “verão de S. Martinho”.
Explicado meteorologicamente, parece que é por esta altura que o nosso anticiclone se desloca, impedindo a entrada de massas de ar, tonando o tempo mais quente.

O facto de o dia coincidir com a época do ano em que se celebra o culto dos antepassados e com a altura em que se começam a usufruir as colheitas agrícolas, é sobretudo a festa do atestar das pipas de vinho novo depois das vindimas que lhe confere um colorido mais exuberante.

 "Pelo S. Matinho vai à adega e prova o vinho"

Para os adeptos das tradições, no dia 11 de novembro fazem-se magustos mais ou menos alargados com as primeiras castanhas do ano, assadas em fogueiras ao ar livre ou no forno, acompanhadas de vinho novo, jeropiga, vinho do Porto ou água-pé.
É uma festa de amizade e confraternização, de cheirinho a castanha assada, dos saltos sobre a fogueira e da saudade das caras felizes enfarruscadas da infância.
Pensa-se que a origem do magusto está num antigo sacrifício em honra dos mortos.

Em Lisboa, junto dos tradicionais carrinhos de vendedores de rua ouve-se como sempre: “Quem quer quentes e boas, quentinhas ”; fazem -se magustos em alguns Bairros e na comunidade do Parque das Nações a fim de angariar fundos para a construção da nova Igreja dos Navegantes este ano há: “Chouriço assado, Caldo Verde, Arroz de Feijão, Porco no Espeto, Frutas e Bolos, Água-pé, Vinhos e Sumos, as tradicionais Castanhas Assadas e a Jeropiga”

Por toda a Europa os festejos em honra de S. Martinho estão relacionados com o cultivo da terra, o vinho novo e a água-pé, sobretudo nos países do sul.
Daí os adágios:
«Pelo São Martinho vai à adega e prova o teu vinho», «Castanhas e vinho pelo São Martinho», «No dia de S. Martinho, mata o teu porco, chega-te ao lume, assa castanhas e prova o teu vinho» e muitos outros. 

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quarta-feira, 7 de novembro de 2012

A MATANÇA DO PORCO


Já viajei em muitos meios de transporte mas de ambulância foi a a primeira vez.


- Vai ter companhia, disse o jovem e simpático bombeiro. É só esperar uns 10 minutos.
- Costumam levar mais do que uma pessoa?
- Aqui dentro já chegaram a ir quatro, entre sentados e deitados.

A função do tipo de ambulância em questão devia ser, penso, apenas para situações não-urgentes porque não vi luzes rotativas nem ouvi sirenes.

- Senhor AA, vai ficar ao lado da senhora TT, que já entrou - explicou o mesmo bombeiro à medida que fazia avançar a maca para dentro, deslizando sobre uma rampa móvel.
- Boa noite, interpelei eu, para dar mote ao silencioso ancião. Qual é a sua rua?
- É onde vive a minha neta. Então vai à matança do porco? Precisamos das chouriças e das morcelas!
- Há muitos anos que não vou, desde o tempo em que os meus Pais a faziam.
- Então não vai ter as buxanas, os chouriços…
- Pois... 


MATANÇA!

E comecei a recordar...

Nos primeiros meses comprava-se o porco na feira para ser cevado durante o ano e morto pelo Natal.



De quem não fizesse matança dizia-se: ”Coitados, são tão pobres que nem mataram!”
O porco ocupava um lugar muito importante na alimentação familiar porque se come quase todo, desde as orelhas, sangue, rabo e tripas, tendo sido desde sempre um dos animais domésticos cuja criação e consumo maior relevo teve em todo o País.
A festa da matança, muito trabalhosa, era sobretudo de alegria entre participantes, familiares e amigos. Agora é quase um ato mecânico que dura algumas horas, é pago e feito para clientes mais idosos que não passam sem as suas chouriças, como o meu companheiro da ambulância.

Na casa dos meus Pais também havia a tradição/herança desse momento de convívio.
Logo bem cedo, pela manhã, começava o burburinho.
O porco mantinha-se em jejum desde o dia anterior para que os intestinos ficassem limpos.
Havia os homens (matador experiente e mais quatro ajudantes possantes) que faziam acompanhar o pão com enchidos do ano anterior, queijo e azeitonas de um copo de aguardente feita no alambique para “aquecer”; as mulheres que picavam cebolas e salsa para um alguidar vidrado com vinho, colorau, cominhos e pimentão a que iriam juntar o sangue do porco, gorduras e algumas carnes para fazer as morcelas; e nós, as crianças, ansiosas, sentadas à lareira, junto de uma enorme fogueira.

Depois, munidos de alguns feixes de lenha, os homens dirigiam-se à pocilga e atraiam o animal com qualquer alimento para o local de abate - um banco de madeira comprido e grosso, na rua da Carreira.

Aí, o bicho, ao abrir a boca para finalmente comer (maçaroca?) era enlaçado por uma corda que lhe apertava o focinho para não morder e, agarrado pelo rabo e orelhas, arrastado simultaneamente para cima do banco de madeira. Entretanto, as patas de trás passavam a cruzadas e eram amarradas à pata da frente que estava virada para baixo, para não espernear, momento em que, num instante, lhe era espetado com golpe certeiro, um grande facalhão no pescoço em direção ao coração (acto que nunca fui capaz de ver, encolhendo-me toda atras da janela da sala, balcão do bárbaro espectáculo).


O suíno, que antes já fazia um grande chinfrim, nessa altura guinchava ainda mais, acompanhando com espasmos violentos a sua luta final, agonia e morte rápidas, devido à enorme perda de sangue.
O sangue era recolhido por uma mulher para um alguidar de barro que tinha sido colocado antes, onde havia um preparado à base de sal e vinagre para evitar a coagulação e a ajuda de uma colher de pau.
A seguir, com um feixe de palha ou giestas a arder, desobstruíam os intestinos e com outro chamuscavam os pêlos do courato. 



Depois era esfregado, rapado e lavado com vários baldes de água morna.
E como esta operação se tornava minuciosa e demorada, a garrafa de aguardente e/ou geropiga ia circulando entre os homens, juntamente com algum sangue já cozido...


O matador cortava então uma parte junto aos tendões das patas de trás para, por meio de um chambaril, ser pendurado na loja, numa trave mestra da casa, onde ficava a escorrer.
Só depois é que o couro era aberto cuidadosamente, no sentido longitudinal, do rabo para a cabeça, evitando perfurar alguma tripa.
Sempre com cautela, ia cortando em profundidade até chegar às vísceras; tirava então o osso do peito, a língua, a fressura (pulmões), o coração e o fígado colocando tudo num alguidar de barro para, juntamente com sangue, se fazer a cacholada ou sarrabulho ou para outros fins culinários.
Seguiam-se as tripas, o buxo e a bexiga aos quais se tirava o véu, grande membrana rendilhada para, juntamente com uma das banhas ser frito para torresmos. Colocados num tabuleiro de madeira (o de levedar o pão) ou outro, as mulheres iam lavá-los na água corrente do rio Noémi.


E nós, sempre atrás delas para vermos o rio arrastar toda aquela sujidade.

O interior da carcaça era depois lavado com água para tirar as partes ensanguentadas e ficava a arrefecer, tapada com um pano, para o dia seguinte, dia do desmancho.

Enquanto o porco enxugava, os homens sentavam-se à mesa da sala com braseira por baixo, fumando provisórios e definitivos sem filtro, bebendo vinho e jogando às cartas até à hora da ceia (e depois dela) - um cozido com enchidos e carnes do ano anterior, batatas cozidas, uvas que tinham sido conservadas em pregos pendurados nas traves do tecto, maçãs bravo-de-esmolfe e castanhas assadas.

Nós as crianças, brincávamos na rua em grande algazarra, contando pelos dedos quantas matanças faltavam para terminar a romaria e comíamos pão com febras assadas nas brasas.



No dia seguinte, o animal era então cortado em presuntos, mãos, orelheiras, queixo, carne entremeada, lombos, focinheira, gorduras, febras, ossos, etc.

Da pele do lombo e da camada de gordura subjacente saía o toucinho para salgar. O resto da gordura era para a banha, tradicional na Beira Alta que depois de sofrer um processo de preservação, era vazada para uns grandes potes.

Toda a carne que não podia ser consumida nos primeiros dias, depois de convenientemente tratada, era conservada em sal numa arca de madeira (salgadeira) que se guardava na adega por ser o local mais fresco e que depois se ia comendo ao longo do ano, visto não haver aparelhos eletrodomésticos que conservassem os alimentos pelo frio.




As carnes para os enchidos ficavam uns dias temperadas em grandes alguidares donde iamos tirando algumas fêveras à socapa para comer, assadas, nas brasas da lareira.

As tripas enchiam-se com o auxilio de um pequeno funil de boca larga e chouriços, farinheiras, morcelas, bexiga, buxo e paios ficavam a curar pelo fumo.





A matança contribuía para o reforço dos laços de solidariedade entre familiares, vizinhos e amigos.


Por alegadas razões sanitárias e em nome de uma normalização imposta pela UE, a matança tradicional do porco foi ilegalizada e passou a punir-se quem a praticar, embora continue a fazer-se em vários lugares, ignorando a ASAE.


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domingo, 4 de novembro de 2012

VIOLÊNCIAS


GUERNICA (Tranca-on-line)


Acabei de sair de um local que eu tinha qualificado como “estância onde em Portugal ainda se vai fazendo a diferença quando comparada com alguns países”,  referindo-me evidentemente, ao meio ambiente e funções sociais do Estado.

Porém, vivenciados ali dez dias - nove meses apenas após a última vez - qualquer semelhança com a ambiência anterior é um logro.
Agora respira-se uma atmosfera de falta de humanização na capacidade de ouvir, falar, assistir, individualizar; o desempenho qualificado e a ética deixaram de caminhar juntos; a falta de sensibilidade de alguns profissionais afeta seriamente o bem-estar integral e a dignidade do ser humano.
Agressividade/”Violência”- motivos?


Fora da “estância” e de novo em contato com o outro lado do ainda Portugal, tomo conhecimento de que Dias Loureiro não vive em Cabo Verde, ilha do Sal, onde continua a desenvolver o maior empreendimento turístico do país africano, mas na Quinta Patiño, Estoril, rodeado de luxo exótico e circulando por onde lhe apetece, em completa descontração.
E que (pasme-se!) é uma figura cada vez mais próxima e influenciadora das decisões do PM Passos Coelho!
Ele, de currículo atolado no escândalo BPN (cujo custo final é para já praticamente impossível de calcular) e na utilização inigualável de offshores, não deixa de ser a exibição descarada de um autêntico poder despótico.

Quinta e Capela

Ora, estando em discussão a refundação do memorando de entendimento acordado com a troika por altura do pedido de resgate externo, focado em cortar 4 milhões de euros na despesa do Estado (sobretudo na Saúde, Educação, Segurança Social e Forças Armadas), através de uma metodologia de bottom-up como na Argentina, passando as principais funções para Privados, não deixa de ser alarmante, sobretudo porque os conselheiros Relvas/ Borges/ Dias Loureiro serão os protagonistas das privatizações.
Com a insensibilidade de uns e a total falta de seriedade de outros, tudo se encaminha para a destruição do Estado Social!
Agressividade/Violência- motivos?

                                    

"A cada dia que passa, o ar vai ficando cada vez mais irrespirável" e como lutar contra este enorme "polvo" tão poderoso?

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