Teia de LONA (Pano grosso
e muito forte do qual se fazem velas de embarcações, toldos, sacos etc.)
Estádio Olímpico de Munique
Com cobertura têxtil, foi
a principal infraestrutura desportiva utilizada nos Jogos Olímpicos de Verão
de 1972. Com capacidade para 80 mil espectadores, o estádio passa despercebido
porque não se ergue a partir do chão, mas «enterrado» no solo.
De acordo com as leis de
Munique, nenhum edifício pode ser construído com altura superior à das torres
gémeas da catedral Frauenkirche.
Teia de FACTOS
São
Manços é um santo com origem em lendas e tradições que, de
acordo com várias fontes historiográficas e hagiográficas, transmitem uma
complexa teia de factos por detrás dos mitos e “estórias” do mártir. A Igreja
Paroquial, junto da Ribeira de São Manços, contem elementos
arquitectónicos de várias épocas que retratam uma construção cronológica
evolutiva, directamente ligada aos acontecimentos descritos na Passio do
santo mártir que deu nome à vila.
"A
Teia da VIDA"
Capra propicia uma síntese
de descobertas científicas recentes trazendo uma nova abordagem para
compreensão da vida através da teoria da complexidade, dinâmica das redes,
dinâmica não-linear, teoria Gaia, teoria do caos e outras explicações das
propriedades de organismos, sistemas sociais e ecossistemas
Dizem os críticos que, apesar de
Capra ter escrito o livro para leigos, tem passagens difíceis de compreender
quando o leitor não possui um conhecimento prévio de conceitos básicos de
física, química e biologia mas relativamente ultrapassáveis com uma leitura
paralela.
"Não somos o tempo todo a
mesma pessoa. Actuamos em vários papéis dependendo do grau de condicionamento
em que vivemos, ao interagir com outras pessoas"
Capra Fritjof, A Teia da Vida, Cultrix, 2004
O homem não teceu a teia sozinho. Ele é apenas um fio dela. Tudo o que faz à teia faz a si mesmo!
Teia D’IDEIAS
“Edifícios
Devolutos – O que fazer?” - Foi temática numa série de debates em 2013 para desafiar os participantes a
idealizar estratégias de actuação sobre o crescente número de edifícios
desocupados e degradados que vão integrando a paisagem urbana, muitos deles
testemunhos arquitectónicos da nossa história e outros que marcaram presença no
desenvolvimento da vida social, cultural, económica e política das populações.
Lisboa
tem actualmente perto de cinco mil edifícios devolutos, quase todos em estado
de ruína, ameaçando colapsar a qualquer momento. A cidade está a morrer.
Não haverá melhor futuro do que a deterioração, o uso clandestino, o incêndio ou
a derrocada? Teia de PENÉLOPE
Designaçãodada a qualquer trabalho que parece não
ter fim e cuja origem está no procedimento astuto e exemplar de Penélope,
mulher de Ulisses, rei de Ítaca, por
quem esperou vinte anos, apesar de todos o julgarem morto.
Ulisses é um dos personagens da Odisseia, um dos mais
eloquentes poemas épicos, atribuídos a Homero, além da Ilíada.
A Odisseia relata o regresso do herói grego á sua
terra natal, depois de ter participado na Guerra de Troia.
Há cerca de 3.500 A.C., a rainha Penélope fez
do coração a fé e da mente a razão, exemplo inspirador, ainda, para muitas
mulheres de hoje.
"Teias de Penélope"
Em estado de dúvida, suspende o juízo.
Pitágoras
Dorme menina, o sono também salva, ou adia.
Caio Fernando Abreu
Eu nunca penso no futuro. Ele não tarda a chegar.
Albert Einstein
Enquanto protelamos a vida passa por nós a correr.
Séneca
Gosto de ser gente porque, inacabado, sei que posso ir
mais além.
Paulo Freire
Teia dos SONHOS
O
Sagrado tem várias formas de expressão.
A
Teia dos Sonhos ou Filtro dos Sonhos é a expressão do Sagrado na protecção.
Os sonhos desempenhavam um papel fundamental para os índios Chippewa,Povo que
vivia na região dos Grandes Lagos Americanos e, aprender a decifrar as mensagens
nelas reveladas, era a tarefa mais importante que tinham durante sua passagem
pela Terra.
Eles acreditavam que quando a noite cai, o ar enche-se de
sonhos bons e ruins. Os sonhos bons, como sabem exatamente aonde devem ir,
conseguem passar pelo buraco central da teia e os ruins ficam perdidos,
acabando presos nos fios até desaparecerem com os primeiros raios de sol. É
justamente para separar estes sonhos e energias ruins que existem as Teias dos
Sonhos.
Para captar os
sonhos dos adultos, as Teias dos Sonhos são trançadas em fibra e não com ramos
de salgueiro, para serem mais resistentes.
O filtro de sonhos éum objecto muito utilizado em filmes
assim como na decoração de casas.
Teia que LAVA MILHÕES
A rede da maior
fraude fiscal e de branqueamento de capitais detectada em Portugal tinha Duarte
Lima como cliente e serviu para lavar fortunas de governantes, autarcas,
banqueiros, empresários e atletas. Os tentáculos da rede encabeçada pelo suíço Michel Canals chegam a
Angola e podem arrastar agora uma advogada e empresária portuguesa de sucesso:
quem é Ana Oliveira Bruno e o que é que o Ministério Público sabe sobre ela?
A teia de aranha é uma armação de
fios de seda extremamente finos, feita por aranhas que possuem glândulas
productoras de uma fibra proteica excretada pelas suas fiadeiras, situadas
na parte posterior do corpo. O líquido em contacto com o ar ao ser expelido, endurece
e forma os fios.
Os fios diferem de aranha para aranha, conforme a consistência
e a produção de outras secreções.
Existem espécies que constroem teias sem características
para “prender” e outras que nem fios tecem.
A teia serve de refúgio, permite a captura de alimentos e
ajuda na fixação dos casulos.
As aranhas alimentam-se
de insectos capturados pela textura impregnante das teias.
Elas não ficam presas nos fios que tecem porque nem todos
serão construídos com cola (e elas sabem quais são) ou as secrecções que
produzem não as impedem de neles circular.
Durante a
construção das teias, as aranhas fazem padrões em zigue-zague a partir do
centro. Ficam decorativas e protegem a parte que é realmente útil.
Segundo o
cientista Kim Kil-Won, da Universidade de Incheon, as teias decoradas refletem
mais luz ultravioleta e têm capacidade para atrair o dobro dos insectos. E destaca 20 famílias
diferentes de moscas, vespas, cigarras e borboletas.
Uma das mais notáveis adaptações da teia de algumas aranhas do tipo orbicular, é uma estrutura decorativa chamada de stabilimentum.
A decoração consiste, geralmente, na sobreposição à
teia de um padrão de fios engrossados, com aspecto raiado ou nacarado. wikipédia
De acordo com a descoberta de âmbar, que data da era
do Cretáceo Inferior em Sussex, no sul da Inglaterra, as teias
de aranha existem pelo menos há cerca de cem milhões de anos.
Há aranhas (aranhas-fémeas de Nephila de Madagáscar) que
produzem filamentos de seda muito resistentes de uma bela cor de açafrão.
São grandes (chegam a ter 12 cm de patas) e não são
venenosas. As teias, de formato circular podem ser vistas a atravessar uma estrada, ligando os fios eléctricos.
Uma elaborada
capa bordada e uma écharpe de quatro metros de comprimento feitas apenas com a
seda dourada de mais de um milhão de aranhas da ilha africana de Madagáscar O
tom dourado e o brilho dos tecidos são os naturais da seda da aranha
Encontram-se expostas
no Museu Victoria and Albert, em Londres. O projeto foi criado por Simon Peers e Nicholas Godley,
que vivem em Madagascar.
Em 2003 decidiram
criar tecidos com a seda das aranhas. Contrataram uma equipe de 80 homens e
mulheres para capturar aranhas. Colectaram as teias, devolvendo-as de novo à
natureza, diariamente, durante sete anos, para conseguirem produzir uma quantidade
suficiente de seda dourada.
A seda da aranha é mais forte do que o aço.
Teia de FERRO
Faz parte do equipamento que o Homem-Aranha usa na luta
contra o crime. Utiliza um fluido que se solidifica ao entrar em contacto
com o ar, disparado em alta pressão e consoante os movimentos do pulso, formando
um fio elástico e forte
É uma das maiores criações de equipamentos de super-heróis da história de Hollywood.
E se na vida real existisse um verdadeiro herói dos quadrinhos, patrulhando as ruas?
10 super-heróis poderiam salvar o planeta… Teia (WEB)
Quando a internet foi criada, Tim Berners-Lee deu-lhe o
nome de World Wide Web, qualquer
coisa como “grande teia global”.
A World Wide Web é uma colecção de documentos
electrónicos que estão ligados entre si como uma teia de aranha. Cada ponto de
união dessa teia é um local com hipertextos.
Estes documentos estão guardados em computadores chamados servidores, localizados por todo o mundo.
A informação na World Wide Web (WWW) está acessível 24
horas por dia, 365 dias por ano e em qualquer parte do mundo.
Para caracterizar um “local na teia”, são usadas as
palavras sit (local) e web (teia),em inglês.
Da Web faz parte o computador pessoal, um software de
acesso e visualização da Web e o Web Browser. Teia ALIMENTAR
A teia ou rede alimentar é um conjunto de cadeias
alimentares ligadas entre si e representa as muitas relações entre os
organismos de um ecossistema (local ou meio ambiente em que se desenvolvem
relações mútuas entre todos os seres que nele habitam).
A cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos que se
dividem em produtores (plantas, algas, alguns tipos de bactérias e protozoários), consumidores (primários, secundários e
terciários) e decompositores (bactérias e fungos).
"Teia" de AVENTURA
Os Moab Monkeys são um grupo de atletas que vivem
à procura de adrenalina.
E criaram uma página na internet desafiando outros aventureiros
a viver a experiência de saltar para uma espécie "de teia de aranha",
construída a mais de 400 pés de altitude, no meio dos penhascos do Utah, nos
Estados Unidos.
Para os mais radicais, se quiserem fazer bungee jumping
ou dar um salto de paraquedas, há uma rede que tem uma abertura no centro.
Poderão ainda tentar saltar de rede em rede, atravessando
cordas que ligam as várias "teias". Eles percorrem o mundo à procura das melhores paisagens
para praticarem desportos radicais
Deve ser muito pouco comum ficar a olhar como que
pasmada, durante umas fracções de segundo, quando se vai entrar num carro.
Aconteceu isso comigo, no início da década de 60.
E agora, ao contrário daquela diminuta interrupção de
atitude, reduzida à exclamação muda de um “oh! Que espanto!”, ocorreu-me,
também num ápice, o remotomomento do cenário.
Tinha chegado a Lisboa, vinda da minha Beira Alta, apenas
há alguns meses. Era Verão e começava a fazer novas amizades.
- Queres ir á praia? Pergunta-me uma companheira de
estudo. Conheço A que traz um amigo; podemos ir os quatro pró Tamariz.
- Vamos, então.
Feitas as apresentações, dirigimo-nos para o nosso meio
de transporte – o automóvel
E o condutor abre a(s) porta(s) de uma forma nada
convencional… para cima.
Devo ter ficado alí, “ausente”, a olhar para aquele belíssimo
pássaro prateado até ouvir - “entre, T.”
Gostaria de descrever o modelo mas não sei. Pela imagem de longo prazo retida, acho que devia ser um Mercedes-Benz SL, modelo “asa de
gaivota”, concebido nos anos 50, muito semelhante ao Mercedes-Benz 300SL
Gullwing Coupe, o protagonista de “E o Vento Levou”, comprado pelo próprio
actor Clark Gable … ou um Mercedes-Benz SLR McLaren.
O modelo é também conhecido por nele terem andado as
atrizes Marilyn Monroe e Ava Gardner.
Hoje parece ser ainda um dos mais pretendidos pelos
apaixonados de carros desportivos e, quando negociado em leilões atinge, normalmente,
valores muito altos.
A praia do Estoril/piscina do Tamariz era, na altura, frequentada
pela fina-flor da sociedade nacional e estrangeira devido aos muitos refugiados
ricos zarpados da guerra e das
perseguições racistas e políticas do nacional-socialismo alemão e de outras
ditaduras europeias anti-semitas, ex-chefes de governo, ex-monarcas de
países ocupados pelas tropas alemãs, agentes secretos, aristocratas, escritores e actores que por lá tinham passado,
a caminho de exílios de luxo.
Piscina do Tamariz - década de 60
Os panos dos toldos, barracas e cadeirinhas eram
recolhidos e guardados ao fim do dia e montados novamente pela manhã, transportados
ao ombro, pelo pessoal efectivo da Estoril-Sol.
Os balneários já tinham duche de água fria e havia também
cabines privadas com duche quente.
Praia do Tamariz/Estoril
Lembro-me de uma «Praia-Piscina-Flutuante»
erguida sempre no Verão, ao largo do Tamariz, com capacidade para cerca de cem pessoas
que pagavam o transporte e usufruto do espaço balnear. Do equipamento faziam
parte guarda-sóis, colchões, snack-bar e instalações sanitárias.
Piscina flutuante
E como as Docas ainda não existiam, era no Casino e em bares/discotecas
que as noites se animavam.
Casino do Estroril anos 60
Ainda hoje me recordo nitidamente do quanto maravilhada
me senti naquele dia tão pouco vulgar para uma provinciana como eu.
Jardins do Casino e Praia do Tamariz, agora
Porem, nas décadas seguintes, o crescimento industrial da
"cintura" lisboeta e a poluição acabaram por degradar aceleradamente
toda essa distinção da «Riviera Portuguesa»,até à bem visível decadência actual (embora se notem algumas tentativas de recuperação).
A relva insípida dos jardins do Casino ajusta-se a nouveaux-riches. E o que
se ganhou em infra-estrutura do footing perdeu-se em glamour!
LABIRINTO - disposição
complicada de caminhos, ruas e travessas, curvas e contra-curvas, passagens e divisões,
entrelaçados, de difícil saída – lugar por onde se sai com mais ou menos dificuldade
– obstáculo complexo que alguns encontram, outros não – resposta negativa para
muitos personagens em que a história de busca incessante dos seus objectivos se
transforma num beco sitiado – bloqueado pelos proprietários da pista por eles construída
como um queijo – alimentoobtido através da fermentação do leite coagulado
– solidificado sem paladar para que, no quotidiano, a inteligência dos excluídos /enclausurados não encontre no presente um futuro de amanhã - porvir do restrito processo em
marcha organizado pelos dédalos - arquitectos do labirinto onde os reféns,
depois de gastarem todas as energias a correr na convicção de que o mundo
acabará por se mostrar generoso com eles, se transformam em minotauros - "monstros" a quem não são oferecidos jovens como no Labirinto de Creta mas que se
devorarão uns aos outros para aguentar a “fome escondida" porque, sem o fio de novelo de Adriane, jamais
encontrarão o caminho de volta do beco-sem-saída dum aberrante "LABIRINTO".
É na Beira Alta, onde se encontra a
maior parte das «Aldeias Históricas de Portugal» com fundação anterior à nação
portuguesa, quase todas erguidas em terras elevadas que, num vale, nas margens do Rio Noémi, fica o local da
minha origem – CERDEIRA, uma aldeia bem interior, na contiguidade da montanha, fazendo parte “desse como que
embrionário coração da pátria" (Torga, 1950).
O comboio, acompanhando a suavidade das águas, trilha alegre, veloz e ruidoso na
que já foi uma das linhas mais importantes da rede ferroviária portuguesa
para passageiros e mercadorias, a caminho de Espanha. Perpendicular a ambos, ligando
a Guarda (Pinhel) ao Sabugal, passa a Estrada Nacional nº 324, privilegiada
pela passagem na nobre ponte românica. Como atalaia e miradoiro, tem a Senhora do Monte.
Poderá dizer-se que é uma aldeia airosa,
sem ventos sibilantes, aconchegada, antiga mas não “histórica” (se
considerarmos o início da sua fundação).
Porém,
tal como a maioria dos adolescentes/jovens da minha idade, tive que deixá-la
há várias décadas. "Exonerei-me". Não, ela não me demitiu; autorizou até que trouxesse
comigo, retidas na memória, todas as
sensações e impressões adquiridas durante
os anos que lá vivi.
O miserável receio de ser sentimental é o mais vil de todos os receios modernos.Gilbert Chesterton
Sou uma sentimental. Sem receio.
Ao receber um e-mail com oVIDEO que insiro aqui em baixo, achei que viria a propósito falar dela mais uma vez para
sublinhar, apenas, o que disse já em 7 de Setembro de 2014, quando abordei o
tema “ALDEIAS” - não as diferenciadas 12
“ históricas”, mas muitas outras que, apesar de pequenas ou mesmo muito
pequenas sabem ou podem conservar, sem descaracterizar, o seu património/costumes:
Alentejo – São Gregório(Borba), Évoramonte (Estremoz), Brotas (Mora),
Santa Susana (Alcácer do Sal), Praia da Tocha (Cantanhede),Carrasqueira
Algarve - Cacela-a-Velha
Centro do País
- Gondramaz (Miranda do Corvo), Talasnal (Serra da Lousã) Aldeia
da Pena ( Penedos de Góis), Olho Marinho, Vila Nova de Poiares
Minho e Trás-os-Montes - Rio de
Onor e Pitões das Júnias
Região
de Lisboa- aldeias saloias típicas como Caneças.
“ Nem tudo está perdido se os
homens decidem ser donos do tempo em vez de escravos da monotonia (…) sintam o
cheiro de uma pedra e o deslumbramento de uma imagem. Oiçam cantos nas maneiras
de falar e nos costumes antigos de receber (…)
(…) E repousem em Castelo Rodrigo:
saberão então que o mundo está bem feito.
O viajante não tornará a falar da hora,
da luz, da atmosfera húmida. Pede apenas que nada disto seja esquecido enquanto
pelas íngremes ruas sobe, entre as rústicas casas, e outras que são palácios,
como este, seiscentista, com o seu alpendre, a sua varanda de canto, o arco
profundo de acesso aos baixos, é difícil encontrar construção mais harmoniosa.
Fiquem pois a luz e a hora, aí paradas no tempo e no céu, que o viajante vai
ver Castelo Novo” “Caminho de Salomão”, Saramago
Lindo, não é?
Tomara que os políticos/ governantes/gananciosos/corruptos/coniventes,
não ignorassem tanta beleza e a convertessem em riqueza.
Seríamos um povo feliz,
sim.
Das aldeias belas não sairiam clamores
de revolta (alguma esperança, também) como o desabafo de Manuel Muralhas (um dos que ainda por lá estão,
presumo) e que pode ler-se entre os muitos comentáriosao vídeo.
São cidadãos que pagam
impostos e não têm segurança, nem transportes, nem saúde, nem crianças
nas ruas. Há portas fechadas para sempre; outras abrem pela vontade de reviver
experiências ou, outras ainda, apenas para calar a nostalgia da distância na Alemanha, Suíça,
Luxemburgo, França, Norte de África, África do Sul, Angola, no mundo. Há pessoas activas desiludidas, tristes,
revoltadas, conformadas, embrutecidas.
Sim, são lindas, as nossas aldeias. Mas só para fazer videos. Ou para os turistas.
Ou para vender.
"Vendem-se duas aldeias em Trás-os-Montes" 7 Junho 2013
- Aldeia de Picões, na freguesia de
Bouçoães (Valpaços)
Na margem direita da ribeira com o mesmo
nome, um afluente do rio Rabaçal, que desagua junto à ponte de Rebordelo, na
estrada nacional nº 103
A aldeia tem um núcleo urbano constituído
por várias casas de pedra tipicamente transmontanas e, mais afastada,
encontra-se a capela de Santo António, “ ainda em bom estado de conservação”
Existem três nascentes de água, um moinho de água em “plenas
condições de reabilitação” e usufruto exclusivo da albufeira de uma
mini-hídrica, “com grande potencial de exploração"
- Aldeia dos "lameiros" (nome dado
pela imobiliária) situada num vale profundo de Trás-os-Montes
Trata-se de um verdadeiro santuário,
isolado de tudo e de todos.
A aldeia é constituída por 16 casas,
anexos e uma capela. Encontra-se integrada no vale profundo da montanha e
reúne um conjunto de propriedades interligadas entre si. É formada por
lameiros, terrenos de pastagem e de cultivo hortícola, castanheiros, nascentes
e linhas de água em abundância, casas “antiquíssimas”, construídas em pedra de
granito, eiras, cabanas, palheiros, espigueiros e uma capela, tudo a necessitar
de uma recuperação profunda. Extraido de: www. idealista.pt
... A década de 60foi, na minha vida, a época da diferença... (poste de 11/11/2014)
...ouvia-se o fado puro, num sentido quase
religioso, onde não faltava o caldo verde e presenças comoAry
dos Santos, David Mourão-Ferreira e Maluda, entre muitos outros.
O Fado é “mais do que um património, é o corpo, a alma e a história
de um Povo”, terá afirmado Natália Correia.
E IA-SE À MODISTA...
No inicio da década de 60 avançava, em todo o mundo, a reconstrução do pós guerra na economia, na música, no
cinema, no aparecimento dos primeiros electrodomésticos e também na moda.
Porém, em Portugal, esses efeitos aconteciam a um ritmo
muito menos acelerado. As importações eram condicionadas pelo regime e pelo desequilíbrio dos
sistemas de produção da maioria dos países europeus que viviam em estado de
guerra. Aos portugueses restava a “paixão” pelas modas estrangeiras. O Estado Novo insistia num sucesso nacional baseado na
simplicidade e tradição, muito útil para a economia mas não para a moda.
A mulher, com algumas excepções (no exercício do
ensino, por ex.), deveria ser apenas o “chefe moral‟ da família.
Salazar trespassava o seu patriotismo, simplicidade,
perspicácia e elegância através do vestuário, de acordo com descrição, em 1948, do jornalista Charles d´Ydewalle, : “Diviso somente um gentleman de mãos aristocráticas que veste uma finíssima
camisa creme e um casaco assertoado, muito Sackville Row. Dir-se-ia um anúncio
apostólico vestido por Londres,talvez um latino habituado a manipular dollars, com
facílima facilidade de trato, uma educação requintada, parecendo ter todo o tempo para me
receber, um homem mundano,sem gestos, sem nunca descruzar as pernas”
Numa esfera mais abrangente, Peter York (1994) define sucintamente a moda ocidental: “tinha o seu establishment, uma espécie de Vaticano”, com “ditadores que estabeleciam as regras para serem seguidas por toda a gente".
As saias rodadas em godé, plissadas ou de pregas e os
vestidos volumosos de cintura bem marcada, de comprimento abaixo
dos joelhos (tendências da década de 50 !) continuavam a ser moda em Lisboa. O rabo-de-cavalo e a franja perpetuavam-se nos penteados, assim como a
maquiagem dos olhos com muito delineador e rímel, os lábios vermelhos, o uso de sapatos sabrinas, meias de vidro, luvas e o famoso perfumeChanel Nº 5. Havia
a preocupação de não dar nas vistas.
E foi assim, de vestidos rodados, sabrinas de cor amarela e tranças
transformadas em rabo-de-cabelo, que me mudei para a capital.
As saias de pregas eram de "Terylene", eternas e muito práticas. Não precisavam de ser engomadas e secavam rapidamente. Em muitos colégios faziam parte dos uniformes.
Ainda sem muitas lojas de Prêt-à-porter por cá (com destaque para o Grandella, Lanalgo, Loja das Meias e Loja das Malhas), eu tinha uma costureira para as
roupas do dia-a-dia, transformações e arranjose uma modista que fazia o desfile dos seus próprios modelos, decalcados
de revistas estrangeiras - os “figurinos” - para vestidos de festa e de cerimónia, casacos compridos, tailleurs e chapéus. Também eram meus favoritos os fatos tricotados à máquina, por medida.
O "feitio" dos trajes e a escolha dos tecidos definiam o estatuto e o bom/mau gosto da pessoa.
Se o biquíni ainda era proibido, não sei; mas recordo-me
de não ter tido qualquer problema de escolha
entre dois tipos de fatos de banho...
O tecido de fantasia na parte da frente era duplo.
Na praia das Maçãs
Porém, este período de transição durou pouco. BB foi a imagem entre os dois ideais de beleza bem diferentes - o da mulher conservadora ‘New Look’ de Dior e o do advento ‘anti-moda’ irreverente, rebelde e informal da segunda metade da década dos 60’s.
Com o sucesso de Elvis Presley, dos Beatles, do rock’n'roll, a juventude da década de 60 influenciou a moda, trocando o estilo clássico pelas mini-saias de Mary Quanteblusões mais curtinhos. As meias e cintos de ligas foram substituídos por collants finos, coloridos e com padrões. A mulher passou a valorizar mais o corpo tendo como referência BrigitteBardot (de linha mais sexy) e o modelo Twiggy (super-magra, de visual andrógino, a apostar em peças de linhas geométricas). A luta entre duas forças - dosBeatles e de Bob
Dylan- deu origem a uma enorme variedade de estilos.
Em 1965 Yves Saint Laurent cria o Vestido Mondrian.
As roupas de Bonnie, especialmente as boinas e as saias compridas, do filmeBonnie e Clydede 1967, fizeram furor.
Com a preparação da ida de Neil Armstrong à Lua (em 1969, de acordo com a versão oficial...), surge o visual inspirado na era espacial, caracterizado por linhas direitas, assimetria,
padrões geométricos, botões de grandes dimensões, tecidos plásticos e metalizados.
Era o
fim da moda única e a forma de vestir tornava-se cada vez mais adaptada ao
comportamento. Sem ser super-magra, mas magra, só poderia ter aderido ao estilo adolescente do modelo Twiggy – olhos bem marcados (havia estojos tipo lápis com diversas cores em degradé, para as pálpebras), cabelo curto, meias-calças coloridas, algunsvestidos de linha trapézio e saias bastante acima do joelho, de cintura baixa.
Alguns modelos e padrões que na época fizeram parte do meu pronto-a-vestir.
No
início dos anos 60 aLoja das Meias já tinha começado a importar calças jeans da marca Levi’s "pronto-a-vestir" de Itália, França e Inglaterra com marcas de Daniel Hechter,Christian Dior,Ted
Lapidus, Mary Quant e sapatos Christian
Dior.
Porém, apesar de ter sido novidade
naquela altura, só era acessível a clientela com maior poder de compra.
Felizmente, em 1965 abriu uma loja especializada em
vestuário jovem, “Os Porfírios”, copiado
de tendências importadas mas de fabrico nacional. Os têxteis nacionais usavam-se nas etiquetas Sidney e Almagre.
Lembro-me
de ter experimentado uma espécie de ruptura com um passado monótono e rançoso,
dependente de provas e mais provas em costureiras e modistas.
Como refere
Manuel Alves: «a única ligação com o mundo, num Portugal pautado por uma
mentalidade um bocado tacanha e provinciana, a loja remava contra a maré e o obscurantismo
do país»
Agora já
podia obter os jeans à
"saint-tropez", as camisas coloridas e às flores, as famosasmini-saias e toda a variedade de acessórios -
anéis, pulseiras, colares, lenços, boinas, cintos e carteiras, por preços acessíveis.
Nos
primeiros anos, as pessoas faziam bicha no balcão e até na rua, embora os preconceitos dos anos 60 a apelidassem de "Loja dos 300".
E outras lojas se foram juntando
ao espírito do "pronto-a-vestir"; umas mais clássicas
(Loja das Meias e Ayer), outras igualmente arrojadas (A Outra Face da Lua, Migacho, Delfieu e Tara), assim como 007 e a mítica “Maçã”, minhas preferidas. A alta-costura perdia cada vez mais terreno .
O primeiro a tomar consciência dessa realidade foi Yves Saint Laurent que inaugurou uma nova estrutura com as boutiques de prêt-à-porter de luxo, multiplicadas pelo mundo através das franquias.
Nesse contexto, Jean Shrimpton, Catherine Deneuve, a irmã Françoise Dorléac e outras, eram a personificação das chamadas “chelsea girls”.
A
década termina com as saias midi (adorei um tailleur adquirido no Harrods...) e as maxi, os padrões psicadélicos (inspirados em elementos da art-noveau do Oriente, do Egipto antigo) e a
revolução Hippie / Flower Power, caracterizada pelo uso de calças de ganga largas ou "boca-de-sino" muitas vezes com aplicações florais ou bordados, vestidos compridos e t-shirts justas com mais cor e motivos de influência oriental, nomeadamente da Índia, sapatos “Chuck Tayler”, sandálias de estilo romano,
óculos grandes, pulseiras de grãos, brincos de penas, colares longos.
O mundo da moda, até então repleto de luxo, é arrastado com a queda das elites que perdem o monopólio para as classes juvenis. Os adolescentes são vistos como os maiores divulgadores da indústria da cultura de massas.
A moda
masculina, no início da década, foi muito influenciada pelos Beatles e ao longo dela sofreu uma transformação radical. Havia roupas
baratas e coloridas produzidas expressamente para os jovens e vendidas nas
novas boutiques.
Em 1968, enquanto Salazar entra para a clínica da Cruz Vermelha para ser operado (deixou o poder em plena guerra colonial), o novo espírito misturava-se em perfeita unanimidade com o espírito da eminente crise do regime, na década seguinte.
E hoje, ir à modista voltou a estar na moda!
Porque há muitos clientes que querem usar peças únicas feitas por medida, à antiga. Caprichos das novas elites...