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quinta-feira, 16 de junho de 2016

RELACIONAMENTOS "DISFUNCIONAIS"


Muitas vezes me tenho interrogado sobre o porquê do disfuncional relacionamento entre irmãos/famílias,  ao longo de gerações.


A rivalidade entre irmãos é um facto. Desde Caim e Abel...
Haver irmãos que não se falam, procurando cumplicidade e intimidade noutras pessoas, não deixa de ser bizarro. Mas há!
Há quem considere os seus defeitos como parte da própria identidade esperando que os demais se adaptem a eles" e "Muitas desavenças são mantidas por comodidade”, foram constatações obtidas através dum inquérito feito por um professor da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

Os membros familiares, em vez de desenvolverem um bom relacionamento emocional, de crescerem enquanto pessoas, apenas esperam passivamente que os outros atendam às suas expectativas. E o espaço familiar que poderia ser de confiança, afecto e felicidade, é, normalmente, um lugar de hostilidades, competições e violências. Nas relações familiares existem, com frequência, dois sentimentos desagregadores: o ciúme e a inveja. A preferência descarada por alguns coloca nos outros a sensação de excluídos levando-os a defender-se através da violência verbal, por exemplo. A comparação entre os irmãos, entre a família do pai e da mãe, entre os genros e noras, entre todos, pode gerar uma competição excessiva. Rede de conteúdo do grupo Diários Associados"
A minha família é bem grande,tenho irmãos espalhados por todos os lados,tenho um em Pato Branco,outro em Belém,outro em Dioníso Cerqueira,quase divisa com Argentina,uma irmã em Campo Largo,outra em Morretes,uma em Curitiba,e três aqui em Paranaguá. Mas de que adianta ter tantos irmãos, se são todos desunidos?Provavelmente nem farão esforço nenhum para comparecer no velório um do outro.É duro mais é verdade.Dos irmãos que sobraram aqui na minha cidade,só uma vale a pena,só ela é minha amiga,o resto não faz nem diferença,pois fui "julgada e condenada" pelos outros dois. Depoimento em "Momentos"
Amigo, um dia eu propus ao meu pai fazer um testamento, para evitar a guerra por herança. Sabe o que aconteceu? Iniciei uma guerra e eu sou o vilão. Devia ter ficado calado e deixado para o advogado resolver. Ninguém merece. Nascemos e crescemos em relação".Comentário num blog

Continuando a navegar na Net, leva-nos a deduzir que os conflitos podem ter origem num sistema familiar já disfuncional.

Os membros de uma família disfuncional têm características e comportamentos comuns que são o resultado das suas experiências dentro das respectivas estruturas familiares, ao longo dos tempos. Essas características tendem a reforçar o tal comportamento, tanto através da permissividade como da perpetuação delas.

unidade familiar pode ser afectada por uma variedade de factores como extremos em conflito, discussão permanentemente agressiva ou falta de discussão pacífica entre os membros da família, trato desigual ou injusto na aplicação de normas devido à ordem de nascimento, sexo, idade, papel de desempenho, habilidades, raça, posição económica etc., falta de tempo compartilhado especialmente em actividades recreativas e eventos sociais ("Nós nunca fazemos nada como uma família"), níveis anormalmente altos de ciúme ou de outros comportamentos controladores, falta de contacto das crianças com a família de um dos seus progenitores (devido a desarmonia, desacordo, preconceitos, inimizade ), grande desentendimento (além da mera discrepância) no que diz respeito a religião e/ou ideias políticas.

Os Pais que são omissos ou ausentes, tiranos ou opressores, muito exigentes ou nada exigentes; os que nutrem fortes expectativas sobre os filhos ou os que se interessam pouco; os que se separam para não brigarem mais ou os que não se separam mas brigam; os que só pensam em dinheiro e os que não ensinam a valorizar o dinheiro; os muito camaradas e os que não entendem (ou não querem entender) os filhos; os que interferem muito e querem saber de tudo; os que proíbem muito ou permitem tudo; os que nunca estão satisfeitos ou os que acham que está sempre tudo óptimo, causam sofrimento emocional.

Muitos dos adultos que foram criados em famílias disfuncionais
apresentam traços da personalidade diferenciados: Sentem-se diferentes de outras pessoas e alguns acham que, por alguma razão, são punidos pela vida ou por Deus (para quem acredita); são desconfiados; julgam-se a si mesmo e ignoram as suas próprias necessidades; sentem-se sempre muito culpados; buscam afirmação constantemente; têm dificuldade em sentir, identificar e expressar emoções; não gostam de criticas pessoais; tentam controlar circunstâncias e relações e reagem de forma extrema a mudanças sobre as quais não possuem nenhum controle; costumam sentir-se desesperados, presos e vitimizados; farão tudo para evitar dor e abandono; têm dificuldades para terminar projectos; podem ser impulsivos e ter tendência para uso de drogas

José Bleger                                 Eduardo Kalina

Autores psicanalistas,  como José Bleger e Eduardo Kalina, que se dedicaram bastante à questão das dinâmicas familiares, consideram dois modelos básicos de desestruturação nas relações familiares do ponto de vista do desenvolvimento afectivo, inter-relacional e de organização psíquica: as “famílias cindidas” e as “famílias simbióticas”.
São” famílias cindidas”, aquelas em que os seus membros não conseguem relacionar-se afectivamente entre si; são frias e  encontram-se divididas, dispersas. A doença está na dificuldade de convívio.
São “famílias simbióticas”, aquelas em que os seus membros vivem num estado de fusão. Não há diferenciação entre os papéis familiares; são confusos, não atribuídos. As pessoas sentem dificuldade em não viver dependentes uns dos outros

Numa família disfuncional há,  pelo menos quatro papéis atribuídos a pessoas que dela fazem parte:
O herói,  geralmente líder e bom aluno, caracterizado pela sua super-responsabilidade de ajuda que, quando impulsionado para o sucesso, acaba por se sentir isolado e incapaz de expressar os seus verdadeiros sentimentos;  o bode expiatório, que “não faz nada certo” e  que, ao ser ignorado, se torna agressivo e vitimizado para chamar a atenção;  a criança perdida,  caracterizada pela timidez, solidão e isolamento dentro da sua própria companhia, com dificuldade em encontrar amigos e um parceiro;   a mascote,  que procura ser o centro das atenções com piadas e diversões e que, quando adulto, como não é levado a sério, pode desenvolver défice de aprendizagem e dependência de drogas.

São The Simpsons,  uma família disfuncional?

Homer, Bart, Marge, Lisa e Maggie

família Simpson,  no seu emblemático amarelo, criada por Matt Groening   chegou ao mainstream antes da televisão-choque. Homer já estrangulava Bart meses antes de Laura Palmer ser assassinada por um pai possuído em Twin Peaks. Lisa já tocava o seu saxofone no horário nobre, dois anos e meio antes de Bill Clinton, ainda candidato ao primeiro mandato como Presidente dos EUA, pegar no saxofone para ganhar votos no talk show de Arsenio Hall. A bebé não largou a chucha e mal aprendeu a falar.
Os Simpsons eram “um motim existencial sobre os terrores do lar, do trabalho e da escola”, “entretenimento para adultos,também fixe para os miúdos”

 USA Today em 1990, citado pelo site Vulture.

Após dois anos de popularidade inesperada,  no Tracey Ullman Show,  a família amarela autonomiza-se e ganha o seu próprio programa –  Homer passa a ser a personagem fulcral,  "com mais consequências para o facto de ele ser um idiota”
 Matt Groening 

Os  Simpsons, ao lado da mãe, o seu pilar moral (com um penteado de cabelo azul, esconde a sua inteligência para não condicionar o marido que é um glutão bêbado com responsabilidade e pedagogia zero) e  Bart, (do outro lado da barreira moral), o rebelde sem causa, eram extremamente controversos em alguns quadrantes e durante algum tempo tiveram uma reputação de ser um bocado grosseiros. Nasceram para ser comparados com outros e para simbolizar uma mudança numa década cheia de statements, no ano em que Reagan se despede, quando a selecção portuguesa de futebol vence o Mundial sub-20, um mês depois de cair o Muro de Berlim e no ano em que o Kosovo perde a autonomia e começa o fim da antiga Jugoslávia.  



Os Simpsons são uma família disfuncional da classe média norte americana capaz do melhor e do pior. Se Homer e Bart Simpson representam o total desvario de comportamentos sociais, já Marge e Lisa Simpson revelam mais equilíbrio e sanidade mental. Até porque Lisa Simpson, apesar da tenra idade, toca saxofone e gosta de ler!.
A série pende assumidamente para o centro esquerda, como já disseram vários dos seus responsáveis. Desde o vegetarianismo e budismo de Lisa à aceitação da homossexualidade da irmã por Marge.



Marge foi capa da Playboy, Bart capa da Rolling Stone (e de Nevermind dos Nirvana), a matemática e a ciência têm um papel regular na série e Homer até já foi considerado o pai ideal para 22% dos jovens britânicos.

domingo, 5 de junho de 2016

DE "ARION" POR "JÓIAS" DO ADRIÁTICO - 1



Depois de andar pelo Mar Mediterrâneo, Mar do Norte, Mar Báltico, Mar Jónico, Mar Tirreno, Mar Egeu e outros pequenos nichos de mar chegou a vez do Mar Adriático (de Átria, antiga cidade romana da região italiana de Veneto), localizado na região oriental da Europa entre a península Itálica e a região dos Balcãs, um golfo muito alongado fechado ao norte.
É um mar pouco profundo (1.324 metros no máximo, ao sul), de baixa salinidade e marés sem destaque. O litoral italiano, quase todo baixo e rectilíneo, obrigou a ampliação artificial de pequenos portos como o de Veneza.
Ao contrário, do lado da Croácia, a costa balcânica é alta e muito recortada, com profusão de golfos, baías e ilhas. Ilhas que ao norte surgem dispostas em sentido paralelo à praia, devido à presença de cadeias de montanhas submersas, não favorecendo a existência dos bons portos naturais como os que se encontram a sul, na Albânia.
Historicamente importante no comércio europeu na época romana, virou para uma economia turística regional na segunda metade do século XX.

E ainda bem, porque banha  lugares dos mais naturalmente bonitos que já vi.

Itinerário a bordo do pequeno cruzeiro ARION


Julho de 2008
(A. e F. estão mesmo com apetite…)

Apresentadas as Boas-Vindas pelo comandante Carlos Pizarro, oficiais, staff e toda a tripulação, o ARION zarpa do porto de Koper, cidade renascentista eslovaca, com destino ao Porto de Pula, a maior cidade da Ístria, na Croácia.

Descrever oito dias de belíssimos momentos em lugares idílicos, não é fácil. Assim, tudo o que disser não passará de uns salpicos dos imensos espaços verdes e floridos, das praias de águas cristalinas e sem areia, da grande e milenar herança patrimonial nem sempre bem conservada, das horas de espera para tomar um café, dos vinhos famosos, dos táxis que andam pela água, da sensação de plenitude/vazio, da natureza generosa, das inúmeras ilhas encantadas, do velho e do novo desvendado.

Templo de Augusto
    
                  Anfiteatro Romano

E assim começa a nossa caravana…
Passeio a pé por Pula, a maior cidade de Ístria repleta de templos e edifícios adjacentes, igrejas / capelas católicas e anfiteatros da época do império romano e austríaco (a cidade velha)…


Motovun

… E por Motovun, situada no cimo de uma colina, no centro do vale rochoso, região de vinhos, muralhas em forma de círculo, ruas estreitas, seguido de prova de vinhos da região na pequena cidade de Groznjan.
Outros optam por Rovinj, numa ilha rochosa que, por ter estado sob o domínio de Veneza, adquiriu uma notável herança veneziana.

Groznjan
Rovinj

Zadar é o próximo destino. A cidade concentra as principais atracções turísticas no pequeno centro histórico, localizado numa península. Há uma ponte a fazer a ligação através de uma enorme porta de entrada na muralha da cidade medieval. As inúmeras vielas, pavimentadas com pedras semelhantes ao mármore, brilham de dia e de noite. O domínio venusiano de quatro séculos deixou também imensos vestígios.

O Arion chega a Zadar                           
   Órgão marítimo

O Órgão do Mar é feito com degraus cravados em rochas que têm no seu interior um sistema de tubulações que, quando empurradas pelos movimentos do mar, forçam o ar e criam notas musicais/sons aleatórios, dependendo do tamanho e da velocidade da onda.
Mas é o Parque Nacional Plitvitce, a 2 horas de autocarro de Zadar, que melhor consolida  a lembrança
Plitvitce é um dos lugares mais surpreendentes de toda a Croácia. O grandioso parque consiste em 16 lagos nos mais diferentes e indescritíveis tons de azul e verde, interligados por fabulosas cascatas de todos os tamanhos, ao longo de um vale escarpado e verdejante, adornado por passadiços de madeira. Tudo parece tão perfeito que é como se as lagoas, harmoniosamente, ali tivessem sido colocadas.



Há sempre os que preferem ficar pelo barco com os livros, o chá da tarde, o aperitivo musical, a projecção de filmes, os snacks, os bares, as lojas duty free, o casino, o cocktail do dia, o salão de festas, os shows, as espreguiçadeiras no deck ou a piscina.

Trogir, pequena cidade de estilo veneziano, para uns e Split para outros como eu, são os lugares seguintes a descobrir, num passeio a pé.


Registo de um belíssimo pôr-do-Sol durante a navegação para Split

Split, segunda maior cidade da Croácia, é o equilíbrio perfeito entre tradição e modernidade. Tem as ruínas do Palácio de Diocleciano (Património Mundial da UNESCO, um dos mais impressionantes monumentos romanos do mundo) e dezenas de bares, restaurantes e lojas que prosperam na velha atmosfera, dando origem a um cenário único. 
Todavia, acho que a cidade fora do Palácio não justifica a fama.

Ruínas do Palácio Diocleciano


Esta estátua em bronze do Bispo de Nim fica nos jardins frente ao Portão de Ouro, a entrada principal do Palácio de Diocleciano (não sei a que propósito foi ali colocada mas é muito disputada para fotos, especialmente o pé, que dizem dar sorte a quem passar a mão no dedo.)

Com todos a bordo, novamente, Korcula é o rumo para a excursão opcional
.


 O ARION aproxima-se de Korcula e atraca 

Situada sobre um promontório, é uma cidade da Dalmácia medieval típica, protegida por uma muralha circular monumental e quatro torres defensivas que datam do século XV, pensada para proteger os habitantes dos ventos fortes que assolam a península onde está instalada.

O seu centro histórico apresenta-se, por isso, compacto de ruelas em espinha, estreitas e íngremes, que começam e acabam no mar, ladeadas de casas de pedra com telhados coloridos e praças bucólicas. Igrejas, lojas e restaurantes com esplanadas, dão um ar convidativo. Do ponto de vista arquitectónico, a cidade é muitas vezes referida como a “pequena Dubrovnik”.
Os habitantes gostam de afirmar que Marco Polo, o comerciante veneziano famoso pelas suas viagens e livros (embora pouco sustentados em documentação credível), era dali natural e a casa onde se diz ter nascido está transformada num local de peregrinação turística. Jogando na dúvida, o marketing funciona (desde o hotel Marco Polo, à marca de vinho e muitos souvenirs, até a um festival de música com o mesmo nome).

Tem a Catedral de S. Marcos que levou cerca de 150 anos a completar e guarda pinturas de Tintoretto, a Igreja de San Pedro de arquitectura gótica com cobertura renascentista, a também Igreja gótica de Todos os Santos com numerosas relíquias de grande interesse arqueológico e um anexo, o Palácio da Irmandade de Todos os Santos do século XV que abriga o Museu de Ícones e muitos, muitos mais palácios, igrejas e museus.


Torreão da cidade    
     
              Casa de Marco Polo
Museu Municipal  
   
                       Igreja de são Marcos
          

A descrição da viagem - cruzeiro continua num dos próximos postes…até Dubrovnik!


terça-feira, 31 de maio de 2016

POR MARES CRUZADOS



Quando optei por viajar de cruzeiro marítimo, os navios eram, na maioria, de capacidade inferior a 2 mil passageiros mas já com bastante entretenimento a bordo, óptima gastronomia e rotas convencionais com paragens em grandes portos. As pessoas, muitas na terceira idade,  gostavam de viagens mais clássicas. 
Hoje, para além desses, há cruzeiros de grande porte, os Cruzeiros Resort, cujos navios têm capacidade para mais de 5 mil passageiros e muito entretenimento a bordo focado em toda a família. As viagens são mais baratas, sem divisão de classes sociais e tratamento de igual forma, independente da cabine escolhida ou de qualquer outro factor. Viver para o navio, passou a ser mais importante do que a escala de portos.  Pessoas de todo o mundo enriquecem a atmosfera especial do cruzeiro, facilitando o contacto e a socialização.
Ao longo de dez anos, de 2004 a 2014 a demanda para cruzeiros aumentou de 13.140.000 passageiros para 22,04 milhões (+ 68%), com crescimento de 3,4% alcançados em 2014, contra um crescimento de 2,0% alcançado em 2013. Tornou-se um dos segmentos turísticos de maior crescimento e de maior resiliência em períodos de crise a nível mundial: “21,3 milhões de passageiros em 2013, 8,3% de taxa de crescimento anual entre 2008 e 2011, 24 novos navios de cruzeiro em 2014-2015 o que se traduz  num impacto directo na economia global de 207 milhões €, 8.645 portugueses a trabalhar na indústria e 62 € /gasto médio diário por passageiro de cruzeiro em trânsito nos portos europeus.”
Fonte: CLIA (Cruise Lines International Association), the State of the Cruise Industry in 2014: Global Growth in Passenger Numbers and Product Offerings.

A LogiTravel diz ter "encontrado" 6520 cruzeiros em actividade! 

E foi a descrição de um colosso como este (abaixo) que me fez recordar os "barquinhos" em que andei viajando.



Nas fotos em cima, comparando o Harmony of the Seas com a Torre Eiffel e um barco de pescadores...
Da Royal Caribeean, em testes no mar alto, tem características que surpreendem: capacidade para 6.000 passageiros e 2.000 tripulantes, 120.000 toneladas, 362 metros de longitude e 66 metros de largura.
O transatlântico fará inicialmente viagens de sete noites pelo Mediterrâneo entre Barcelona e Roma. Em Novembro, será transferido para seu porto base, em Fort Lauderdale, nos EUA, de onde oferecerá saídas para as Caraíbas.


Recordando...

Funchal - Classic International Cruises

O "clássico" Funchal já conta com 50 anos de existência, mede 153 metros, desloca 9846 toneladas e consegue transportar até 500 passageiros servidos por 165 membros da tripulação


Braemar - Fred Olsen Cruise Lines

O Braemar é um dos navios mais antigos da frota da Fred. Olsen Cruise Lines a navegar. Tem (tinha) 163.81 metros de comprimento, 19093 toneladas e capacidade para 800 passageiros. Hoje, após remodelação em 2009, tem mais cabines e capacidade para 977 passageiros.



Island Escape - Island Cruises

Tem 40.132 toneladas 185 metros de comprimento, 27 metros de largura, 10 andares, 5 elevadores, 771 cabines e transporta 1720 passageiros mais 540 tripulantes 

7
 Costa Fortuna - Costa Cruises

Tonelagem -102.587, capacidade Total - 3470, Tripulantes - 1027.
Espectacular em cada um dos seus detalhes, O Costa Fortuna é o herdeiro dos luxuosos transatlânticos italianos do passado. Este navio de grande conforto e elegância, surpreende, encanta e diverte. O hall é sugestivo e original, enriquecido com 26 modelos dos mais belos navios Costa

Costa AtlânticaCosta Cruises

Tem 292,5 metros de comprimento, 85.619t, 11 Decks, 2.680 passageiros e 897 tripulantes. Pertencente à Costa Crociere S.p.A., a maior companhia de cruzeiros da Europa, o navio utiliza na decoração temas dos filmes do cineasta italiano Federico Fellini. Uma de suas atracções é uma cópia fiel do Café Florian da cidade de Veneza.



Arion - Classic International Cruises

É o navio mais pequeno da frota Classic International Cruises, construído em 1965 em Pula, com o nome de Ístra. Em 2000, quando foi reconstruído, mudou para Arion. Tem 118 metros de comprimento, 16,5m de boca, 5,26m submersos, 5888t e um excelente e peculiar jardim de Inverno no deck Promenade. É tripulado por 130 pessoas e pode receber até 320 passageiros.
Arion, o navio em que, saindo de Koper, na Eslováquia, viajei até Pula (exactamente, o local de origem do barco!), a maior cidade de Ístria e outros lugares fantásticos à volta do Mar Adriático.

Até breve, A. Vejo que anda por ali.