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sábado, 15 de dezembro de 2012

ACIMA DO NORMAL




Já eu frequentava os últimos anos do secundário quando a minha irmã M. C. e a minha prima M. M. iniciaram, juntas, o mesmo nível de ensino.
A Língua Francesa era uma das disciplinas e o método usado pela professora para memorizarmos as palavras era o do Caderno de Significados
Nele escrevíamos, em duas longas listas paralelas, os vocábulos de Francês e de Português, respetivamente.
Era um processo pedagógico aborrecido e enfadonho, tipo lista telefónica, para fazer entrar cada palavra na memória. E para a maioria das alunas como eu ou a minha irmã, era também bastante ineficaz porque quando se chegava à segunda parte da lista, já muitas primeiras estavam esquecidas.


Todavia, sei hoje que esta ineficácia é normal, visto que o nosso cérebro não consegue adquirir tanta informação sob a forma de cadeias de caracteres deixando, portanto, alguns pelo caminho.

Mas a nossa prima lia as palavras uma única vez e fixava-as na totalidade!
E o mesmo acontecia com uma colega minha, M. E., nas disciplinas de Inglês/Francês.

Porém, nunca ninguém se preocupou nem com essa rapidez de aprendizagem nem com a maior lentidão do resto das alunas. As professoras achavam que era apenas falta de interesse e indisciplina.
Eu, apesar de perceber que seria muito difícil superarem as horas mortas, achava que deviam tentar fazê-lo mas, por outro lado, também não concordava que estivessem “presas” durante tantos momentos em sofrimento reprimido.
Como M.E. e M. M. apreendiam tudo com facilidade e não tinham mais nada para fazer, ficavam ociosas durante boa parte das aulas porque, incapazes de se concentrarem no que já não lhes interessava, só queriam distrair-se com o que as divertia (o recreio), prejudicando o ritmo normal da turma.

Com muitas repreensões, M. M. lá foi ultrapassando o estado das coisas.

Mas M. E., muito mais impaciente e irrequieta acabou por ser expulsa do Colégio logo no 2º ano. Ela ficava na carteira da frente e eu por detrás; mal acabava qualquer trabalho, voltava-se para mim a conversar e de costas para a secretária. Quando a professora lhe dizia “M. vire-se para a frente”, ela ia rodando devagarinho fazendo pequenas paragens pelo meio e olhando em redor até ficar voltada. Mas o espetáculo recomeçava logo de seguida, provocando tímidas gargalhadas.

Sei que ambas continuaram brilhantes nas carreiras que escolheram - Biologia e Medicina.

Relacionando o que aprendi mais tarde com os casos descritos, acredito que poderiam ter sido alunas sobredotadas, termo que ao tempo talvez fosse pouco conhecido (pelo menos naquele meio).

Além de serem classificadas apenas como traquinas, avessas a rotinas, desatentas, desmotivadas, críticas, desadaptadas, inquietas, nunca se chegou a saber se poderiam ter outras capacidades próprias desse tipo de crianças como a possibilidade de demonstrar interesses através de perguntas, habilidades especiais, etc., porque nunca ninguém lhes ofereceu qualquer desafio - apenas repreensões.

Caraterísticas dos superdotados

Através do estudo clínico de cérebros doados, concluiu-se que a quantidade de células nervosas é a mesma; o que varia é a complexidade das conexões entre elas.

Tem-se desenvolvido uma grande variedade de listas para os classificar mas é quase impossível determinar quais são exatamente porque os atributos diferem bastante entre as crianças superdotadas.
Há que considerar os fatores genéticos e ambientais, não estereotipar e fazer a análise tomando-as apenas como indicadores.

 As crianças que, quando relacionadas com outras da mesma faixa etária, apresentem consistência de comportamentos em várias das características referenciadas, deverão ser tidas como talentosas:
Pensamento criativo, capacidade de liderança, talento especial para as artes, rapidez na perceção do mundo e do meio, curiosidade, memória acentuada sobretudo para moradas enomes, senso de humor, aprendizagem de Línguas facilmente, adaptação rápida a novas situações e ambientes, expressão de ideias e reações de forma argumentativa, aptidão académica específica, originalidade, persistência, autonomia e independência, flexibilidade e abertura, fluência no vocabulário, amadurecimento no modo de ser, habilidade para perceber a relação entre os factos, compreensão dos fenómenos da Natureza, alto nível de sensibilidade e empatia com os outros, variedade de interesses sendo alguns acima da idade cronológica, sensatez, impaciência, inconformismo, alto desempenho em determinadas áreas.

Também pode haver alunos com síndome de Down capazes de atingir níveis de desempenho extraordinário em determinadas áreas.



É importante os familiares, a escola e os próprios educandos estarem conscientes de que muitas destas caraterísticas são próprias de um superdotado a fim de todos estarem preparados para conviver com a diferença:

A escola, através da criação de estratégias de enriquecimento por meio de atividades de aprendizagem individual ou em grupo, desenvolvimento de projetos de pesquisa e fornecimento de experiências de exploração ou utilizando o processo de aceleração em que o aluno cumpre o programa escolar em menos tempo. 
Há ainda quem defenda o método de segregação, formando turmas especiais com administração de cursos diferentes.
São crianças que precisam de oportunidades como qualquer outro aluno mas adaptadas ao nível das suas aptidões e talentos.
Os professores devem desenvolver a sensiilidade e a afetividade e, se necessário, obter formação e conhecimentos para os ajudarem a gostar de desafios, a estimular o pensamento criativo, a suplantar dificuldades na adaptação escolar ou no ajustamento social.


As crianças precisam de identificar as suas próprias potencialidades - os pontos fracos e os pontos fortes - para se sentirem mais seguras e incentivadas.
Evitar, no entanto, que fiquem vaidosas ou superiores às outras.
Poderão ser até estimuladas a sentirem-se úteis na ajuda às que apresentam maiores dificuldades de aprendizagem.

As famílias deverão ser orientadas no sentido de as incentivar sem esquecer que também têm limitações.

Alguns sites com talentosos:

Pianista cego e com síndrome de Down
http://www.youtube.com/watch?v=ayZbZ5bKOdM

Bébé a cantar na Igreja
Contribuir para o equilíbrio entre as diferentes idades cronológica, emocional e social dos supradotados, é responsabilidade de todos os envolvidos.

Imagens Google
Videos You Tube

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

"COSTA FORTUNA" e VIDEO DO ECLIPSE- 2

(CONTINUAÇÃO)



Vídeo de Marco Bostoni - Emoções durante o eclipse
http://www.youtube.com/watch?v=VepfoUFfzBw


30 de março de manhã - Depois de nos ter facultado o espetacular eclipse total do Sol a bordo no dia 29 às 13.46 hs e após ter passado junto ao cabo Sidheros à direita no extremo norte-oriental da Ilha de Creta, o cruzeiro continuou rumo oeste-sudoeste até ao Golfo de Sirte, ao largo da costa da Líbia.

 Cabo Sidheros

Durante o trajeto foi dada informação turística sobre Trípoli.

Durante o jantar, no cruzeiro

A Líbia tinha aberto as suas fronteiras ao turismo internacional há muito poucos anos, motivo pelo qual as normas em vigor de entrada no país se diferenciavam das de outros países.

Desembarque:
Era necessário passaporte individual e visto coletivo para passageiros inscritos em excursões, sem autorização para afastamento ou regresso isolado ao barco.
Os turistas não participantes em qualquer excursão, quando chegados a Trípoli podiam obter um visto por €14, válido apenas para a cidade.
Os que tinham optado por meia excursão e desejavam visitar Trípoli por conta própria recebiam um “Shore Pass” gratuito à saída do barco (preço incluído no custo da excursão).
Os passaportes ficavam a bordo, na posse das autoridades locais, sendo apenas permitida a fotocópia.

Excursões em terra:
Cada autocarro devia ter uma lista dos participantes e dados pessoais.
Para filmar ou tirar fotografias aos pavimentos arqueológicos ou museus, era preciso pagar um bilhete durante o percurso do autocarro; doutro modo, o material seria confiscado. Fotografar edifícios militares, militares e polícias, não era permitido os particulares, só com autorização dos próprios.

Normas gerais:
A maior parte das lojas de souvenirs aceitava Euros a um câmbio mais elevado.
Quem tivesse um visto de Israel no passaporte não podia sair do barco.
Devia ser evitado o uso de shorts ou vestuário sem mangas.
Por motivos religiosos, a venda e consumo de álcool não era autorizada.
Enquanto o navio estivesse em terra, lojas e casinos ficavam fechados.
Todavia, a população local era hospitaleira e cordial e o país tinha imensas belezas artísticas e paisagísticas.


31 de março, de manhã - Navegação para Noroeste deixando a Ilha de Lampedusa à direita, depois a Ilha de Pantelleria e pelas 7.30 hs conseguir avistar o farol de Cabo Bom de Tunes à esquerda.

Ilha de Lampedusa e Ilha de Pantelleria


Chegada a Trípoli, Líbia



Trípoli, capital da Líbia, fica na costa mediterrânica, é a maior cidade e a mais populosa.
Foi fundada pelos Fenícios no século VII a. C.
Passou depois pelo domínio dos Cartagineses e dos Romanos. Com a chegada dos romanos no pós guerras púnicas, adquiriu o estatuto de cidade romana mais importante de África.
E ao longo dos séculos foi sendo ocupada sucessivamente por Vândalos, Bizantinos, Árabes (o islamismo provocou uma grande revolução cultural e social em toda a zona), Espanhóis, Turcos e Berberes. Neste último período, Trípoli foi guarida de piratas muito temidos pelas frotas ocidentais tendo sido necessária a intervenção dos americanos em 1804 para os combater mas a dissolução da pirataria só aconteceu em 1830.
Em 1911, os Italianos colonizaram a Líbia e o fascismo fez desaparecer quase metade da população. Após a 2ªGuerra Mundial, ficou sob o protetorado das Nações Unidas.
Em 1951 tornou-se independente - monarquia durante 18 anos - e em 1969, depois de um golpe não violento, Khadafi, autopromoveu-se a coronel e tomou o controlo do país utilizando uma original mistura de ideias como a restituição das leis islâmicas. Com a riqueza gerada pelo petróleo construiu vivendas, estradas e hospitais.
Em 1975 escreveu o Livro Verde no qual faz um resumo da sua ideologia e defende a "dmocracia islâmica".
Nos anos 80, a Organização das Nações Unidas acusa Khadafi de financiar o terrorismo e impõe sansões à Líbia. Houve atentados, expulsões, chacina de pessoas, destruição de edifícios, embargos, bombardeamentos.
Entretanto, a Líbia assume a responsabilidade do atentado aéreo de Lockerbie e as relações com o Ocidente são retomadas.

Em 2006 a presença de Khadafi era visível em qualquer lugar ou rua da cidade.

Entre as várias visitas possíveis, incluí-me no grupo da visita de Trípoli - os lugares mais interessantes da capital económica e cultural da Líbia.
O castelo, uma verdadeira cidadela rodeada de muralhas construídas pelos Romanos e amplamente modificadas ao longo dos séculos, bem preservadas, tem três entradas. No interior está o Museu de Jamahiriya onde se conservam os testemunhos da história líbica desde a pré-história até aos nossos dias; os monumentos mais importantes em Medina - Arco do triunfo dedicado a Marco Aurélio, a Mesquita mais antiga da cidade velha, Mesquita de Gurji, Mesquita Karamanli e edifícios do período colonial.
Para entrar com máquinas fotográficas no Museu Nacional pagavam-se 4 € e por câmaras de vídeo, 7€.

                                                        Mesquita de Gurji
Museu Jamahiria

1 de abril, à noite - Navegação de regresso a Savona, rumo noroeste, ao largo da costa oriental da Sardenha e da Córsega, deixando para trás a costa Africana e o farol de Monte Cristo à direita.

Ilha de Giglio  pelas 22.30 hs.
Mais adiante, novamente passagem entre as ilhas de Capraia/Cabo Corso Pianosa/Elba;


2 de abril de manhã - Chegada ao porto de Savona


O Capitão Giacomo Longo e a sua tripulação despedem-se com um "feliz regresso a casa".




!ARRIVEDERCI!



domingo, 9 de dezembro de 2012

"COSTA FORTUNA" E ECLIPSE DO SOL - 1


Mar Mediterrâneo 

Satisfeita com as viagens de cruzeiro efectuadas (Fred Olsen Cruise Lines aos Fiordes da Noruega e Costa Atlântica às capitais do Mar Báltico), talvez fosse uma boa ideia, pensou-se, ponderar a decisão de redescobrir confortavelmente também por este meio, as diferentes culturas dos países e povos do Mediterrâneo, maior mar interior do mundo, com cerca de 2,5 milhões de km².

Optou-se então por fazer um primeiro à parte do Mediterrâneo oriental e um outro mais tarde, ao Mediterrâneo ocidental.

As viagens em cruzeiros são as que melhor se enquadram em pessoas mais velhas ou nas que já experimentaram a aventura de ter conhecido mundo através de outros meios de transporte.
São para quem quer relaxar, arrumar e desfazer as malas apenas uma vez, visitar cidades e países em poucos dias ao ritmo que lhe apetecer (saindo ou não do navio), incluir num único preço a viagem, roteiro, destinos, diversões, atrações e atividades a bordo para todos os gostos, personalidades e estilos. Ninguém critica um antissocial ou outro que prefira espreguiçar-se ao sol o tempo todo, etc.
Os grandes navios parecem “fortalezas” mas, talvez por isso, também são mais confortáveis. E os jovens não gostam muito de certas decorações menos leves, de programas orientados, de espaços de "clausura".
Todavia, presentemente, já se encontram muitos passageiros na faixa etária dos 20 aos 40 anos devido a uma maior diversidade de produtos oferecidos pelas companhias - varandas maiores nas cabines (algumas com banheiras de hidromassagem), restaurantes e dancings ao ar livre, parque aquático, etc.



Assim, de acordo com o exposto, em Março de 2006, decidiu-se que seria o navio Costa Fortuna com o itinerário - Lisboa - Milão (de avião), Milão - Savona, porto do início do cruzeiro -1 dia em navegação - Katakolon - Heraklion - 2 dias em navegação - Trípoli - 1 dia em navegação - Savona (Milão - Lisboa).


25 de Março à tarde - Savona


Savona fica na chamada “Riviera italiana”, a 20 minutos de Génova e a 2 horas de Milão.
Tem um porto moderno com facilidades e equipamentos de última geração, praia, uma linda marina e uma história rica, essencialmente relacionada com o próprio porto e com a fortaleza de Priamar, sobre o promontório.


Já dentro do navio, o Capitão Giacomo Longo e toda a tripulação, saudaram os passageiros com um” Benvindos a bordo”.
Logo depois ouviu-se da ponte de comando: “O Costa Fortuna parte para Katakolon”.
E a Navegação Turística rumo sudeste passou pelo canal entre a Ilha de Elba à esquerda e a Ilha de Pianosa à direita.

27 de Março  manhã - Chegada a Katakolon


Katakolon é um pequeno porto situado numa península da Grécia, construído em meados do século passado. Fica a cerca de 40 Km de Olympia, cidade onde há mais de 2.000 anos os Gregos celebravam os jogos consagrados a Zeus.

As ruínas da antiga Olympia, integradas numa paisagem de colinas aos pés do Monte Kronos, foi uma das visitas seleccionadas  assim como o Museu Arqueológico onde se encontra a estátua de “ O Hermes” de Praxíteles.

                                              Ruinas de Olympia- O Philippeion
Templo de Zeus e Templo de Hera

Toda a vida de Olympia se desenvolvia à volta das muralhas sagradas do Santuário de Olympia, dentro das quais se encontra um imponente conjunto de monumentos - Templo de Zeus, de Hera, de Apollo e outros, a Escola de equitação, os restos do famoso Estádio para mais de 40.000 espectadores das corridas, o Ginásio para treino dos atletas ao som de flauta e uma pousada para os convidados ilustres.
Foi o centro desportivo/religioso por excelência de toda a Grécia.
O lugar era como uma ponte entre a realidade e o mundo místico e durante mais de mil anos, milhares de gregos deslocavam-se ali, de 4 em 4 anos. Ainda hoje, no início dos jogos olímpicos modernos, a tocha é acesa lá.

A visita às escavações arqueológicas demorou cerca de 1 hora e 30 minutos a pé. Antes de regressar ao barco percorremos também as ruas pitorescas da típica aldeia de Katakolon.

27 de Março à tarde - Partida para Heraklion

Navegação para leste sul, seguindo a costa do Peleponeso com passagem pelo canal entre as Ilhas de Antikithera à esquerda e Cuata à direita. Aproximação do porto de Heraklion, deixando o farol de Ak. Stavros à direita.

Ilha de Creta e porto de Heraklion

Heraklion é a principal porta de entrada para a Ilha de Creta, a capital, a maior cidade e também o maior centro económico.

Creta é mítica por tradição devido às lendas da Antiga Grécia e também porque a situação geográfica - Mar Egeu e Mar da Líbia - lhe conferem uma autêntica mistura de Europa, Ásia e África.
As condições climáticas, a paisagem cheia de contrastes e a riqueza singular do subsolo em pedras de quartzo, cristais, estalactites e outras, favorecem o turismo durante todo o ano.
A História remonta a mais de 5.000 anos. Foi o berço da cultura mitológica mediterrânica e conserva os vestígios do domínio veneziano, árabe e turco mas é sobretudo a ilha de Minos, o lendário Rei que construiu o palácio fortificado de Knossos e do Minotauro.
Foi, para o tempo, a civilização mais rica a nível artístico e cultural da bacia mediterrânica.
Escolher uma visita - Knossos e Museu, Kritsa, Agios Nikolaos, Mosteiro de S. Jorge Selinanis, compras…tornou-se difícil.

                                           Ruinas

Optou-se por Kritsa, Agios Nikolaos e as escavações de Knossos, local mais importante da visita - palácio, vestíbulos do Rei e da Rainha, sala do trono - que remontam ao ano 3.000 a. C, época em que governou o Rei Minos.
De passagem pelo centro da cidade de Heraklion, há que destacar as praças da Liberdade e da Fonte, o velho porto, a Igreja de Santa Catarina e o Museu de Arqueologia.


28 de Março - Navegação a caminho de Trípoli, Líbia


Tema do dia: Milha Náutica

Um jantar diferente e Elevadores do navio

29 de Março - Navegação/rumo oeste-sudoeste

Da Ponte de Comando:

Informação sobre as posições - latitude e longitude - previstas para observação dum eclipse total do Sol e horário:
12.25 hs. aprox, 1.ª fase do fenómeno - Inicio do escurecimento do Sol.
13.43 hs. aprox, 2.ª fase - começo da totalidade
13.47 hs.  - ponto máximo
15.05 hs. aprox, - fim do eclipse total

Avisos e recomendações

Para melhor visibilidade do eclipse, haverá redução de luzes nas pontes exteriores. Ter cuidado a circular.
As espreguiçadeiras serão retiradas para facultar o espaço aos aparelhos de observação.
Proteger os olhos com óculos  escuros para evitar graves danificações. A totalidade é o único momento em que se pode olhar para o Sol a olho nu.

A oferta limitada a €1,79 nas tendas de bordo rapidamente ficou esgotada.

E o eclipse total do Sol aconteceu apenas por alguns instantes, tendo sido visto desde o Brasil até à Mongólia, durante pouco mais de 3 horas.
O dia fez-se noite e a temperatura arrefeceu significativamente. A coroa solar deu um contorno à Lua escura e quando o Sol começou a reaparecer, parecia um anel de brilhantes.

Eclipse total do Sol

O cruzeiro proporcionou um grande momento aos passageiros curiosos e aos muitos astrónomos profissionais e amadores que nele “amarinharam” exclusivamente por este motivo, pois além de os eclipses sob aquela sombra projectada pela Lua só poderem ser vistos numa estreita faixa, o espectáculo é inesquecível!
A azáfama e a lufa-lufa para o melhor posicionamento começaram logo que o navio zarpou de Heraklion.


Ver video em "Costa Fortuna" - 2, neste blogue

O eclipse total do Sol é um fenómeno astronómico relativamente raro para se observar, diziam. Só ocorrem na Lua Nova e em média 2 vezes por ano mas geralmente em desertos, oceanos e pólos, não em localidades.
A Lua, assim como a Terra, bloqueia completamente a luz solar mas como a sombra da Lua é menor, apenas uma parte da Terra vê o eclipse total.

Foram registados pelos chineses e povos da Mesopotâmia há 4.000 anos pela primeira vez embora já tenham sido observados antes. Pensa-se que Tales de Mileto, fundador da Escola Jónica, foi o primeiro “cientista” a prever grosseiramente um eclipse baseado nas tabelas de eclipses anotadas pelos Mesopotâmicos.

30 de Março de manhã - Navegação turística continuando o rumo oeste-sudoeste até ao Golfo de Sirte, ao largo da costa da Líbia




(CONTINUA no post de 10.12.2012), esperando que, no fim da descrição desta minha fantástica viagem, tenha dado (para os que nunca experimentaram) uma ideia bastante aproximada de como é viajar de Cruzeiro. 
Hoje já há outros navios mais espaçosos, divertidos e confortáveis.