Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O SONHO COMANDA A VIDA

.


Eles não sabem, nem sonham
que o sonho comanda a vida.
Que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança”


António Gedeão



Que o 19 se vá repetindo e “avançando” “como bola colorida” até, pelo menos, a ordem dos algarismos se inverter - 91

Teresa

E então, embarcando na máquina do tempo, em 2030, início do fim da humanidade segundo cientistas da década de 70, verá o que as diversas previsões apresentam como sendo possível (isto ou coisas semelhantes), numa evolução inimaginável do quotidiano, no Planeta Terra:

 O declinio do Ocidente durante muito tempo!
Ásia ultrapassará a Europa e a América do Norte no que se refere ao PIB, número de habitantes, investimentos em tecnologia e gastos militares, tornando-se a região mais poderosa do planeta… 

- Prováveis conflitos ocasionados pela escassez ou mesmo extinção de produtos essenciais para a sobrevivência como água doce e alimentos. 

No entanto, um declínio não significa que a população seja dizimada embora ninguém se pronuncie sobre se a quantidade de seres humanos vai voltar a crescer
A mudança climática, o crime organizado, as guerras eletrónicas, os conflitos económicos e o esgotamento dos recursos naturais...substituirão cada vez mais as ameaças militares

 -  Não ser fundamental falar um segundo idioma. Apontam o aparecimento de Programas capazes de traduzir áudio em diversos idiomas para a língua original, ainda em tempo real.


- Os carros sem motorista a levitar pelas ruas.


- O futuro da música passando pelo computador, guitarras sem cordas, pianos sem teclas e os smartphones,  instrumentos musicais.



- Ao serem transformadas em eletricidade, as vibrações dos passos, através de uma camada intermediária que converte o movimento acumulado em energia, servirem como fonte autossustentável de iluminação pública e outros fins

- As construções do futuro mundo feito de vidro que poderão já existir, desde que os dispositivos se integrem perfeitamente com o quotidiano das pessoas em casa, no trabalho e no lazer.


- Os alimentos inteligentes através da utilização de material que se apercebe da presença do usuário, de dispositivos que permitem cozinhar sopas sem utilizar fogões ou tomadas e de pratos capazes de detectar os níveis de radioatividade da comida

- A informação virtual  por toda parte bastando, para isso, possuir óculos ou gadgets especiais.



-  Um robot em casa ser primordial porque, além de ajudar na compra de roupas por medida, online, por ex., resolverá muitos problemas sem precisar da interferência humana.


Como irá uma sociedade, cada vez mais envelhecida, adaptar-se a uma nova realidade, tão diferente daquela que conhecemos?
Pois não sei...

Mas em 2030, com certeza, nós ou "o nosso estilo de vida de hoje será, muito provavelmente, uma peça de museu…"

Fontes: Tecmundo, Megacurioso, Carta Maior,Yudi:Mundo Hi-Tec Restaurantes

Sem comentários:

Enviar um comentário